Restaurante Praia do Vigário: “Comida caseira e vista para o mar marcam a diferença na nossa casa”
Natural de Câmara de Lobos e com uma vasta experiência no setor da restauração, Gilberto Lopes aceitou o desafio de abraçar um novo projeto. Março de 2011 ficou marcado pela abertura do Restaurante Praia do Vigário, num edifício que pertence à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM).
O edifício onde está localizado o restaurante, em Câmara de Lobos, é uma obra da Sociedade de Desenvolvimento com, aproximadamente, 15 anos. Há mais de oito anos que Gilberto Lopes deixou o seu antigo estabelecimento para aceitar o convite por parte do responsável pela SDM.
Um conceito que prima pela simplicidade
“Comida simples, regional e natural”. É assim que o gerente define o conceito do Praia do Vigário, acrescentando que “quer a cozinheira, quer eu (que também sou cozinheiro) optamos pela confeção de comida caseira”.
A principal especialidade é o peixe, sendo a espada preta a estrela da casa devido à localização. Porém, o atum, a garoupa e o pargo “também têm muita saída”. Por norma, estes peixes são acompanhados com milho frito, legumes da época ou salada. O arroz de espada é um dos pratos mais apreciados e foi criado há três anos. “Criamos este prato para ser a imagem de marca do restaurante e tem tido uma excelente aceitação”, salienta.
Para adoçar a boca dos clientes têm fruta da época, cheesecake com maracujá natural, requeijão com doce de abóbora e nozes, entre outras sobremesas. Todas as iguarias são confecionadas no próprio restaurante.
Como não pode faltar a presença de vinho de qualidade à mesa, Gilberto apresenta uma carta alargada de vinhos portugueses, nomeadamente vinho da Madeira (um de Câmara de Lobos e o Ilha), do Douro, do Dão, de Setúbal e do Alentejo.
Apesar do espaço ter uma decoração simples, o nosso entrevistado considera que a comida caseira, a vista para o mar e para o Cabo Girão fazem toda a diferença. “A nossa imagem é mesmo esta vista. Temos uma imagem exterior muito forte. As pessoas ficam maravilhadas de estarem a comer na esplanada e estarem a usufruir da paisagem”, assinala.
O Restaurante Praia do Vigário define como cliente alvo os turistas e os madeirenses, sendo que os regionais correspondem a 50 por cento.
Para receber os clientes têm uma capacidade para 90 lugares interiores e 30 na esplanada.
Antes de concluir a entrevista, Gilberto Lopes destaca que o sucesso do restaurante também passa pelo excelente trabalho dos seus colaboradores. “Preferimos ter poucos e bons. Queremos manter uma equipa sólida, até porque a grande massa dos funcionários vai para o setor da hotelaria”.
Para o futuro, determina como objetivo manter o nível com que estão habituados a trabalhar, sem descurar a qualidade.