Reflexão sobre novas perspetivas e desafios na Medicina Veterinária em Portugal

Numa altura em que estão registados 4,1 milhões de animais de companhia em Portugal (quase um animal por cada dois residentes), torna-se imperativo não descurar dos cuidados de saúde que eles requerem ao longo da sua vida. Cada vez mais os portugueses recorrem ao Médico Veterinário para consultas de profilaxia e diagnóstico, de forma a prevenir doenças e aumentar a esperança média de vida dos nossos melhores amigos. Há também uma preocupação crescente com o bem-estar animal e cada vez mais a procura de que estes animais que partilham o nosso lar vivam num ambiente feliz e tranquilo.

 

Dr. Samuel Costa e Dra. Rita Nunes Coordenação e direção clínica do grupo Vet Planet

 

 

A nível de saúde, e particularmente no âmbito de uma Medicina que se quer cada vez mais preventiva, as visitas regulares ao Médico Veterinário permitem criar programas de profilaxia adequados à espécie e estilo de vida de cada animal, que desempenham um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças. O plano de vacinação, o controlo adequado de parasitas, cuidados dentários e exames clínicos periódicos são componentes essenciais da Medicina preventiva. Para além dos avanços na ciência que permitiram o desenvolvimento de vacinas contra doenças graves (como a Leishmaniose) e protocolos de desparasitação cada vez mais seguros e eficazes, há também um desenvolvimento técnico dos Médicos Veterinários, com conhecimentos muito mais aprofundados sobre os principais problemas de saúde dos animais domésticos e as melhores formas de os prevenir ou tratar. Adicionalmente, os Centros de Atendimento Médico-Veterinários estão cada vez mais munidos de equipamentos de diagnóstico laboratorial e de imagem que permitem uma resposta em tempo útil.

Apesar desta evolução na consciencialização social e na Medicina Veterinária em si, continua a haver uma barreira no acesso aos cuidados de saúde animal: os custos monetários. Infelizmente, para além da carga fiscal elevada que ainda se verifica para a Medicina Veterinária face aos outros profissionais de saúde, também o custo de manutenção de equipamentos de diagnóstico para uma resposta rápida e adequada são elevados, o que leva a que os custos na saúde animal possam limitar alguns tutores.

Neste sentido, têm vindo a surgir opções mais atrativas de seguros e planos de saúde para animais, que permitem aos tutores um melhor equilíbrio nas despesas com os cuidados de saúde do seu animal, bem como uma segurança adicional quando surge uma despesa inesperada ou um encargo maior. Estes planos de saúde traduzem-se também num acesso facilitado a consultas de profilaxia, que permitem não só prevenir grande parte das doenças, mas também identificá-las e tratá-las de forma mais precoce, favorecendo um melhor prognóstico.

Os sinais são claros: com a crescente preocupação e cuidado com os animais de companhia e uma evolução marcada da Medicina Veterinária, prevê-se um futuro cada vez melhor nos cuidados prestados aos nossos amigos de quatro patas!

You may also like...