Pão de Ló de São Domingos: “Derreta-se com o melhor Pão de Ló do universo”
Voltar à casa onde nasceu, cresceu e foi feliz também é o seu sonho? E criar o seu negócio nessa mesma casa com a sua família também já lhe passou pela cabeça? Pois, o nosso entrevistado fez mais do que sonhar, concretizou. António Oliveira e Eulália Oliveira falaram à Revista Business sobre este projeto, sediado em Raiva – Castelo de Paiva.
O sabor do Pão de Ló esteve presente nas suas vidas desde cedo. Lembram os momentos mais felizes em família onde na mesa não podia faltar a melhor iguaria. Mas, será que imaginou que essa mesma iguaria teria uma receita sua e estaria à mesa das famílias portuguesas nos momentos mais felizes?
Agarrar o sonho
“Quando eu era solteiro dizia frequentemente à minha mulher, na altura minha namorada, que depois de nos casarmos eu queria ficar em casa e ter o meu próprio negócio. Bolos foi logo a primeira opção, mas ela não parecia muito recetiva. Eu não desisti do meu sonho e assim que me casei comecei a trabalhar neste projeto. A minha irmã, que tem um restaurante, arranjou-me uma receita e eu enchi-me de criatividade e fui fazendo alterações à receita para a tornar “minha”. Levei à minha irmã para ela provar e angariei aí a minha primeira cliente. O Pão de Ló de São Domingos estava no mercado”, começaram por nos contar. Um início feliz que reuniu todos os ingredientes para o sucesso que se fez sentir rapidamente e que fez Eulália Oliveira render-se ao negócio que passou a ser familiar.
“Hoje já não somos só nós. Temos os nossos três filhos a vestir os aventais e a fazer parte da nossa história. Nasceram a assistir às nossas vitórias, mas hoje eles fazem parte dessas mesmas conquistas. É um orgulho estarmos todos envolvidos neste negócio e é tranquilizante saber que existe um futuro para o Pão de Ló de São Domingos”.
Inovar o tradicional
Se quando imagina a produção de Pão de Ló tem na mente a imagem de grandes cozinhas com produção industrial, desengane-se. O Pão de Ló de São Domingos é feito de forma tradicional tendo como recurso a batedeira doméstica e juntando, um a um, os ingredientes principais: ovo, farinha e açúcar.
Porém, inovar é importante para cativar os clientes, por isso, já existe uma versão de ovos-moles, uma de chocolate e até já foi testada, para uma ocasião específica, uma de chá-verde. Para os gulosos, o casal aconselha os acompanhamentos mais indicados: “fruta, gelado ou chocolate”.
O Pão de Ló tradicional ganhou asas e começou a expandir-se por todo o país. Porto e Braga são os principais pontos, porém, restaurantes e algumas lojas do resto do país contam já com a iguaria nas suas carteiras de produtos. Expansão essa que agradecem a José Miguel Júdice, o parceiro que impulsionou o produto para todos os seus clientes.
O reconhecimento é notório e o orgulho que sentem por proporcionar uma degustação sem igual está bem explícito na forma como falam: “A melhor recompensa é a valorização do nosso produto. Estar aqui no nosso cantinho e sermos uma referência na localidade é uma alegria enorme”.
Um doce futuro
O futuro passa por apostar na inovação e por continuar a reinventar o produto para que vá, cada vez mais, ao encontro das expetativas de todos. Ouvir os clientes é uma virtude e, nesse sentido, já colocaram a hipótese de fazer uma nova receita que tenha em consideração as preocupações com a saúde. É caso para dizer que esta é uma família que vale a pena conhecer!