Intermarché Moita: Há cinco anos ao lado dos clientes
Fundado em 1993, o Intermarché da Moita foi, outrora, o primeiro supermercado da Moita. Atualmente, o negócio é gerido por Hugo e Sandra Almeida, que assumem a gerência da casa, desde 2014. Em conversa o empresário recordou a génese do negócio e revelou que a qualidade, proximidade e confiança são a fórmula do sucesso alcançado.
Hugo e Sandra Almeida são o arquétipo do empreendedorismo. Desde 2014, que o casal assume em parceria a gerência daquele que, outrora, foi o primeiro supermercado da Moita. Desde cedo ligados à área da ótica, Hugo e Sandra estavam longe de imaginar que o futuro passaria pela gestão de uma loja da insígnia Intermarché: “A certa altura, optamos por ter um negócio próprio. Ou abríamos uma ótica, que era o que sabíamos fazer, ou apostávamos em algo diferente. Na altura, a minha irmã já tinha uma loja Intermarché, em Mirandela, e nós decidimos, depois de conhecer o conceito, apostar também neste negócio”, começa por contar o entrevistado sobre a génese do negócio.
Proximidade e confiança
Cinco anos passados, Hugo Almeida admite que a gestão do negócio “tem sido um desafio. Sabia que iria ser trabalhoso, mas não tanto. Não nos podemos esquecer que temos aqui florista, papelaria, padaria, restaurante e posto de combustível. Isto é um trabalho de domingo a domingo”. Com uma estrutura organizacional distinta o Intermarché é o único grupo dirigido diretamente por empresários independentes, que assumem, na íntegra, a responsabilidade pela gestão de cada loja. Hugo Almeida encontra na proximidade um dos elementos diferenciadores do seu negócio e a chave para o sucesso alcançado. “Aqui, continuamos a ter a ideia de que isto é uma mercearia em ponto gigante. Por isso, procuramos oferecer aos nossos clientes um serviço próximo e de confiança”. Para isso, Hugo e Sandra contam com uma equipa de 50 profissionais que, diariamente, prestam um serviço de excelência e incólume a todos os clientes. “A loja está aberta desde 1993 e nós temos funcionários a trabalhar aqui desde esse ano. Funcionários que tratam os clientes pelo nome e que conhecem toda a gente. As pessoas sabem quem eu sou e sabem quem é a minha esposa. Aqui, o normal é conhecermo-nos todos pelo nome”.
Aposta na qualidade dos produtos regionais
A diferenciação do Intermarché da Moita não se esgota na proximidade do atendimento prestado. A qualidade e variedade dos produtos em loja é alvo de um “cuidado especial” e Hugo Almeida garante que a escolha dos produtos é um processo acompanhado a par e passo pelo próprio. “A grande diferença é que somos nós que o fazemos. Somos nós que vamos, diretamente, aos produtores comprar a fruta ou os produtos de charcutaria. Sou eu que vou à lota de Sesimbra comprar o peixe”. Com uma clara preferência pela qualidade e pela promoção regional, Hugo Almeida aposta em produtos e produtores locais, que garantem a frescura, qualidade e variedade dos produtos colocados em loja. “Tentamos trabalhar com produtos e produtores locais. Na secção de charcutaria trabalhamos com uma grande variedade regional. O mesmo acontece com os vinhos. Trabalhamos muito com vinhos da região e são muito poucos os vinhos do Douro que temos à venda. Se houver oportunidade tentámos trabalhar com produtos da região”. Uma aposta que Hugo Almeida reconhece que tem apoiado e incentivado a produção nacional e, consequentemente, contribuído, significativamente, na alavancagem da economia da região.
“Valorizamos muito a parte social”
Com um modelo de funcionamento muito próprio e próximo da realidade da comunidade onde se insere, a insígnia Intermarché destaca-se também pela vertente da responsabilidade social. Hugo Almeida reconhece que este é um princípio da loja que gere e admite: “Valorizamos muito a parte social e apoiamos diversas entidades”. A Associação Famílias com Esperança, que ajuda famílias carenciadas da Moita e os Bombeiros Voluntários da Moita são algumas instituições apoiadas. “Trabalhamos com eles e ajudamos sempre que necessário. Apoiamos alguns canis da zona e, para além disso, todos os anos recebemos dezenas de peregrinos, que rumam a Fátima, e oferecemos o almoço”, conta com satisfação o entrevistado, que afirma ainda que “é também comum apoiar as Festas da Moita. Não são apenas as pessoas que vêm ao nosso encontro. Nós também vamos ao encontro delas”.
Para o futuro? A continuidade
Para Hugo Almeida não restam dúvidas, o balanço, até ao momento, é positivo e “o ano de 2019 vai superar o de 2018 com toda a certeza”. Para o futuro, o entrevistado confessa que “estão previstas obras de melhoramento na secção de padaria, mas para já é a única intervenção que temos já definida”. Para além disso, Hugo Almeida espera “continuar a ser reconhecido pela qualidade”, para isso espera continuar a contar com o esforço, dedicação e paixão de toda a equipa. “Temos, cada vez mais, a confiança das pessoas. Isso é muito satisfatório e é assim e que pretendemos continuar”.