Pizzaria Vera Itália: A Tradição em Forno a Lenha

Davide Silva é dono e gerente da pizaria mais conhecida de Vila Nova de Santo André, a Vera Itália. Ligado à área da gestão e consultoria de empresas, Davide aventurou-se pela restauração, em 2006. Em conversa com a Revista Business Portugal, o dono do espaço conta-nos como tem sido esta aventura pelo mundo das pizas.

Massa fina, molho de tomate, queijo, forno a lenha…. É este o dia-a-dia na Vera Itália, uma pizaria situada na Avenida de Santiago, no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André. O seu dono é Davide Silva, natural de Lisboa, e que ainda criança se mudou para esta cidade alentejana onde permanece até aos dias de hoje. Com formação na área da gestão e consultoria de empresas, este alfacinha de gema nunca teve o desejo de ter um negócio ligado à restauração, mas hoje diz não se arrepender de ter arriscado, já lá vão 13 anos.
Neste espaço soalheiro e acolhedor, o dono e gerente da Vera Itália conta que a pizaria veio «parar às suas mãos por acaso» e que quando a comprou o seu objetivo era de investimento. «Quando me fizeram a proposta para ficar com o espaço, o meu intuito era vendê-lo. »comentou.
A realidade é que 13 anos depois, mesmo com alturas mais difíceis do que outras, manter a pizaria foi, na opinião de Davide Silva, uma ótima opção. «Já tivemos anos muito bons entre 2006 e 2008. Entretanto, com o aumento do IVA e com a crise tornou-se um bocadinho mais difícil, mas agora estamos bem. No fundo foi algo que excedeu as minhas expetativas. Não estava a contar que no balanço geral corresse como tem corrido», refere com agrado.

A equipa e o serviço
Quando questionado sobre a equipa que tem a trabalhar todos os dias no seu espaço, Davide Silva não hesita em mostrar satisfação e carinho por todos os seus companheiros de aventura. «Demorou algum tempo e deu trabalho construir a equipa que tenho hoje, mas estou muito satisfeito com todos os colaboradores que tenho comigo, são todos especiais”, afirma o gerente. A pizaria Vera Itália tem uma equipa permanente de 6 colaboradores durante todo o ano.
Para além das pizas, este espaço de restauração tem também disponíveis outras opções como, por exemplo, massas, lasanhas, saladas e até receitas de bifes com molhos especiais. «Apesar de sermos uma pizaria diversificamos a ementa. Oferecemos alternativas para quem não quiser ou não lhe apetecer comer o habitual. Há algum tempo, acrescentámos no nosso menu a opção dos bifes com vários tipos de molhos. Um deles, o de café, é uma receita que eu costumava fazer muito em casa…», diz divertido, o dono da pizaria, tendo mesmo clientes fieis aos bifes.
Com pouca experiência na área da restauração, Davide Silva explica que foi aprendendo ao longo dos anos tudo aquilo que sabe hoje, contando muito com a ajuda da equipa. “Eu tive de aprender tudo aos poucos e poucos, mas acho que vou continuar sempre a aprender algo de novo”, refere. Uma das aprendizagens que gosta de destacar é a forma como se faz a massa na sua pizaria. “Aqui não abdicamos, por nada, de fazer a massa todos os dias. Tal como não abdicamos de cozer as pizas no forno a lenha, e usar só ingredientes de muita qualidade e frescura, ajudando assim a manter a qualidade que já nos é reconhecida”.
Estão abertos todos os dias, exceto ao domingo e disponibilizam o serviço de entregas ao domicílio durante a hora de jantar.

Os clientes e o futuro
Para a equipa da Vera Itália os clientes são o foco principal, aliado à qualidade da comida que servem diariamente. Davide Silva conta que tem uns clientes alemães que todos os anos, desde que assumiu a gerência do espaço, fazem questão de passar por Vila Nova de Santo André e almoçar ou jantar na pizaria, no caminho para o local das suas férias. “São clientes que acabam por se tornar nossos amigos. Eles vêm cá todos os anos e já trazem outras pessoas com eles, que por sua vez, mais tarde, fazem o mesmo. E isso é muito gratificante”, comenta.
No que toca ao futuro, Davide silva confessa que já teve intenções de expandir o negócio, mas rapidamente colocou essa hipótese de parte. A paixão por aquilo que faz na área da gestão e consultoria de empresas mantém-no bastante ocupado e uma eventual expansão para outra pizaria tomar-lhe-ia muito tempo. “Gosto de manter a simplicidade e acompanhar o negócio”.
Embora não considere a expansão do negócio o dono da Vera Itália diz que tem projetos para fazer melhorias no próprio espaço e criar ainda melhores condições para todos os clientes que os queiram visitar. “Existem projetos para a reestruturação do restaurante de modo a que o espaço se torne ainda mais confortável do que já é”, afirma Davide Silva.
Na Vera Itália, o lema é “não queremos servir um cliente uma só vez, queremos servir o cliente várias vezes”, refere o gestor.

You may also like...