“O mercado é cada vez mais exigente e rigoroso quanto à proveniência de uma obra”

Do Reino Unido ao topo dos leilões globais, a Bonhams tem vindo a escrever uma história notável de conquistas. Filipa Rebelo de Andrade, representante da casa de leilões em Portugal, desempenha um papel crucial ao conectar os clientes portugueses à plataforma internacional da empresa.

Filipa Rebelo de Andrade, Diretora da Bonhams Portugal

Fundada em 1793, a Bonhams é uma das maiores e mais renomadas leiloeiras do mundo. Como descreve o percurso e evolução da casa de leilões no decorrer dos anos?

A Bonhams operou durante muito tempo quase exclusivamente no Reino Unido. A partir de 2000, iniciou um percurso consistente de expansão internacional, estabelecendo-se na América do Norte, Hong Kong, realizando leilões na Austrália e abrindo escritórios na Europa Continental. Em 2018, a Bonhams foi adquirida pela Epiris, um fundo do Reino Unido que tem vindo a investir na área digital, marketing e novas contratações. Em 2021 e 2022, a Bonhams fez um número de importantes aquisições, que formam a Bonhams Network e que incluem a Bukowskis, Bruun Rasmussen, Bonhams Skinner, Bonhams Cornette de Saint Cyr e o The Market by Bonhams. A estratégia foi trazer importantes leiloeiras locais para a rede internacional da Bonhams. Temos agora 14 Salas em todo o mundo e contamos com uma rede mundial de escritórios e representantes em 22 países, com a Bonhams a oferecer avaliações em mais de 60 departamentos.

Par de Brincos de Rubis e Diamantes Van Cleef & Arpels Vendido por $89,400.00 inc. prémio

A Bonhams realiza mais de 400 vendas especializadas por ano nos principais salões de vendas espalhados pelo mundo. Como a Bonhams garante a procedência e autenticidade das peças que vende?

A procedência e autenticidade são fatores essenciais para as leiloeiras internacionais, pois conferem credibilidade e proteção nas transações. O mercado é cada vez mais exigente e rigoroso quanto à proveniência de uma obra. É importante saber em que leilões já foi transacionada, por que colecionadores, em que galerias ou exposições esteve. A Bonhams conta com uma equipa altamente especializada em todas as categorias que transaciona. Estes profissionais são bem treinados na investigação e têm contactos recorrentes em instituições que podem prover o máximo de informação nesta área. A proveniência da obra é tão importante, que existem casos em que, não sendo satisfatória, não incluímos a peça no leilão.

 

Bugatti Chiron, 2020 18 de Junho, The Bonmont Sale Estimativa: CHF2,500,000 – CHF3,000,000

Num leilão, o contacto com o cliente é fundamental para o crescimento da empresa. Quais os métodos de comunicação utilizados pela Bonhams quando um cliente deseja avaliar uma peça de arte?

Oferecemos uma ampla escolha para quem quer avaliar uma peça ou uma coleção. Desde o consignment hub – enviar o pedido para “lisbon.com” –, até avaliações com mercado presenciais, em casa ou nos nossos escritórios. Os nossos técnicos vêm com frequência a Portugal e fazem-no, por vezes, especificamente por causa de um objeto. Os clientes podem também passar por um dos nossos escritórios. Comprar e vender na Bonhams é uma experiência extremamente profissional, mas simples.

A Filipa é a representante da Bonhams em Portugal, desde 2010. De que forma o escritório sediado em Lisboa se encaixa na estratégia da empresa em manter uma abordagem local para os clientes?

A abordagem é disponibilizar a clientes portugueses um acesso fácil à plataforma internacional. Com um mundo cada vez mais global, é interessante estabelecer esta porta de acesso de forma fácil e profissional. É óbvio que muitos colecionadores o fazem por si mesmos, mas ter um escritório da casa mãe, com uma equipa que pode assistir nas avaliações e transações, é completamente diferente.

Como representante de uma empresa internacional, que valores inatos da sua personalidade podem ser refletidos no seu trabalho?

Tento, no meu trabalho, facilitar a vida aos clientes, ajudando na ótica do rigor e seriedade, e proporcionar à Bonhams uma plataforma em Portugal em articulação com o resto dos países. As posições de liderança são uma consequência possível de um percurso com muitas variáveis, mas não devem ser tornadas uma meta. É no caminho que está o esforço. Não me considero líder. Tenho uma profissão com alguma visibilidade externa, mas sou uma funcionária que procura prestar o melhor serviço possível à empresa e aos clientes.

 

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