Marta Leite Castro Celebra 22 anos de carreira Com dois programas na CNN Portugal e com a sua plataforma N360

Dos ecrãs de televisão à presença digital, Marta Leite Castro trilhou uma jornada inspiradora, deixando a sua marca inegável no mundo dos negócios. Uma história de aprendizagem, ousadia e ambição, construída ao longo de 22 anos de carreira, capaz de nos inspirar a todos. Prepare-se para mergulhar nos bastidores dos programas inovadores da CNN e testemunhar o apoio inabalável do N360 ao sector empresarial.

Marta Leite Castro

A Marta é reconhecida como uma das 10 mulheres mais seguidas no LinkedIn em Portugal. Como é que tem assumido o papel de business influencer e qual é a importância desta posição para inspirar outras mulheres?

Com a minha passagem pelo “Network Negócios”, na RTP Internacional, compreendi a importância de fornecer uma resposta efetiva às empresas e ao mundo corporativo no ambiente digital. Esta perceção levou à criação do N360, em parceria com o Sapo. Através deste lançamento, produzi muito conteúdo que acabou por ser partilhado em várias plataformas. Com isto, o LinkedIn tornou-se na minha “nova televisão” para comunicar, interagir e conectar com o público, parceiros e clientes. Este processo foi orgânico e, desde então, tenho encontrado satisfação em destacar projetos e protagonistas nas histórias que conto. Além disso, como especialista em digital content creation, também compartilho dicas e histórias inspiradoras que ajudam empresas e pessoas nesta área. Acredito que a vida é uma troca constante de inspiração e o LinkedIn é um lugar onde a verdade se revela, pois, a sinceridade é percetível e as interações são autênticas.

Os programas na CNN, “Pitch” e “Marcas com História”, que contam com a sua apresentação e voz off, representam um olhar inovador sobre o outro lado das marcas. Poderia compartilhar a sua experiência nestes programas e como estes contribuem para o sucesso de várias carreiras?

O “Marcas com História” é uma série documental aprofundada que trata cada aspeto de forma detalhada. Cada episódio requer muito tempo e cuidado, com longas horas de entrevistas condensadas em 25 minutos. Considero este formato extremamente nobre, capaz de durar uma vida. Nele, trazemos os protagonistas das marcas inspiradoras e exploramos não apenas a história, mas também o presente e a visão dos líderes e colaboradores em relação ao futuro da marca. É um complemento fascinante, pois estamos focados no presente, olhamos para o passado, mas não ficamos presos a ele e procuramos projetar o futuro.

Já o “Pitch”, surge como uma resposta inovadora e dinâmica, oferecendo perspetivas e ângulos diferentes. O programa abrange desde o briefing e o brainstorming até aos bastidores e às tendências das marcas. Acompanhamos a atualidade do sector, trazendo protagonistas, campanhas e pessoas, enquanto exploramos a indústria criativa, agências, produtoras e as decisões tomadas pelas marcas. É interessante porque a cada semana trazemos temas novos e atuais. Temos tido um excelente feedback, os programas têm sido bem-sucedidos e o formato é apreciado pelo público. A nível pessoal, cada programa proporciona-me uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Não há espaço para ficar parada, estou sempre a absorver ensinamentos e conhecimentos.

Gostaria que falasse um pouco sobre as particularidades da plataforma N360. De que forma a plataforma tem sido importante para compartilhar informações e conhecimentos com o público?

O N360 tem sido uma plataforma excecional para dar respostas personalizadas às empresas e às marcas, por meio de conteúdo de brand content cuidadosamente produzido para transmitir a verdade. Ao longo dos seis anos, temos realizado uma variedade de trabalhos, desde artigos com marcas nacionais e estrangeiras, até vídeos e podcasts personalizados para empresas. Temos, também, a rubrica “Made in Portugal” dedicada aos pequenos negócios do país, onde a missão é ajudar estas marcas a crescer e ganhar visibilidade.

Neste momento, a Marta está envolvida em dois formatos digitais no portal Sapo, o “PM+”, dedicado às pequenas e médias empresas e o “Radar”, dedicado a empresas e marcas. Como é que estes projetos têm sido relevantes para apoiar e promover o sector empresarial?

Seguindo a ótica do N360, criámos o “PM+”, com o objetivo de apoiar as pequenas e médias empresas na comunicação. Queríamos direcionar o nosso “holofote” para elas e oferecer um espaço onde se pudessem destacar e dar a conhecer. Após um ano, tínhamos muitas marcas grandes, inclusive internacionais, interessadas em participar do “PM+”. Devido ao sucesso do formato, decidimos criar o “Radar”, que foi lançado em janeiro. O “Radar” permite destacar as novidades de marcas e empresas, tanto nacionais como estrangeiras, sem comprometer a atenção dada ao “PM+”, este formato pode ser encontrado, há um ano e tal, no Canal MEO. Com estes programas complementares, conseguimos atender às diferentes preferências das empresas, algumas desejam estar apenas na televisão e outras no meio digital. Cada programa possui uma abordagem distinta: “Marcas com História”, produzido pela WLP Partners, foca na história, “Pitch”, numa parceria incrível com a Scopen, nas redes a Gigantic Digital Growth e produção Show Off, em campanhas e contexto publicitário, “PM+” em pequenas e médias empresas, e o “Radar” traz as novidades. Esta harmonia entre programas proporciona uma resposta completa e adaptada às empresas, oferecendo soluções sob medida, que têm sido essenciais para apoiar e promover o sector empresarial, principalmente através do LinkedIn. É nesta plataforma que as histórias, protagonistas e conteúdos são divulgados de forma orgânica e sequencial. À medida que as visualizações e seguidores aumentam, as histórias ganham uma divulgação poderosa. É uma maneira forte de mostrar todo o talento e as coisas incríveis que temos em Portugal.

A realização do curso de comunicação empresarial marca uma mudança significativa na sua vida profissional. Quais foram as principais lições e habilidades adquiridas no curso que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional?

O curso foi uma jornada enriquecedora, embora desafiadora, que me trouxe valiosos ensinamentos. Primeiramente, aprendi a ser resiliente, ao ter de equilibrar o trabalho, a maternidade e os estudos. Além disso, adquiri uma base sólida de conhecimento e sistematização dos conceitos da comunicação empresarial, abrangendo desde o funcionamento das empresas até à divulgação das suas marcas.

Realizei um estágio na EDP, na área de marca e comunicação, o que me proporcionou uma visão prática e aprofundada do campo. Foi uma experiência significativa, que me impulsionou a criar o programa “Network de Negócios” na RTP. Através desta imersão no mundo dos negócios, desenvolvi habilidades como o foco, resiliência e um profundo conhecimento do mercado e das práticas comerciais.

Antes de concluirmos, parabéns pelos 22 anos a conduzir formatos televisivos na RTP, RTP Internacional e agora na CNN. Como perspetiva esta trajetória profissional e quais são as principais aprendizagens que obteve ao longo dos anos?

A mudança para a CNN deu-me a oportunidade de ter um formato visível também em Portugal, e ser na CNN foi o timming perfeito. Foi uma conquista importante, posso até dizer que fui surpreendida com os convites. Com isto, aprendi que, na vida, podemos ter muitos planos, mas a vida também tem planos para nós. Costumava ser muito focada nos meus próprios planos e ambições, mas aprendi a relaxar e a permitir que a vida me oferecesse oportunidades.

Outra lição que levo comigo é acreditar que tudo vale a pena. Quando acreditamos, estudamos, criamos um plano organizado e seguimos um método, e as coisas tendem a dar certo. Essa foi a base de toda a minha trajetória. Além disso, encontrei pessoas ao longo do caminho, que acreditaram em mim, porque nada se faz sozinho. Tive parcerias incríveis, como o Sapo e agora, começa este caminho com a CNN. E, sim, não vou esconder, já tenho outro projeto para 2024 em mente, mas ainda está no início e é um segredo absoluto. Por agora, quero consolidar e desenvolver os programas já em andamento.

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