“A CBS ISCAC deve ser a escolha!”

Há cem anos, a Coimbra Business School iniciou uma trajetória de inovação, formando profissionais de destaque. Do passado ao futuro, a CBS forjou uma jornada centenária rumo à excelência educacional.

Alexandre Gomes da Silva, Presidente

A jornada da Coimbra Business School começou há cem anos. Como avalia o avanço e o desenvolvimento da instituição ao longo destes anos? Quais têm sido, na sua opinião, os motores principais da evolução da CBS?

A história do ISCAC remonta à escola de comércio, quando surgiu a necessidade de criar uma instituição de ensino que oferecesse formação na área de contabilidade e administração em Coimbra. O ISCAC foi criado em 1972 como uma escola independente de contabilidade e administração, oferecendo cursos técnicos. Em 1988, o instituto foi integrado no Instituto Politécnico de Coimbra, proporcionando uma maior diversificação de cursos e programas e a passagem para ensino superior. Desde então, o ISCAC tem expandido a sua oferta e com a decisão de usar a designação Coimbra Business School, desde 2010, aumentou a sua visibilidade e reconhecimento da comunidade. Atualmente, oferece uma ampla gama de programas de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, contabilidade, marketing, recursos humanos, finanças e outras disciplinas relacionadas.

Os motores principais da evolução são: um ensino de alta qualidade, a capacidade de desenvolver novas abordagens de ensino e adaptar-se às mudanças, parcerias e redes de colaboração, programas de intercâmbio de estudantes e oportunidades de estágio, a capacidade de antecipar as necessidades dos alunos e, em especial, o envolvimento com a comunidade, incluindo ex-alunos, empresas locais e a sociedade em geral. Pode-se perceber essa capacidade pela forma como nos últimos 20 anos passamos de 3 licenciaturas (Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas e Informática de Gestão) para a oferta atual de 10 licenciaturas e 13 mestrados, que preenchem todos os anos 100% das vagas por conseguirem responder adequadamente à evolução das necessidades educativas do país.

A instituição procura ser uma “escuta ativa” e atenta às necessidades do mercado. De que forma a CBS pretende promover a inovação pedagógica dos alunos? Poderia destacar alguns programas da oferta formativa que impulsionam a qualificação de excelência?

Uma maneira de promover a inovação pedagógica é garantir que os currículos dos cursos sejam atualizados regularmente para refletir as necessidades do mercado. A escola ouve regularmente os seus stakeholders. Reunimos o Conselho Estratégico, que engloba diversas personalidades de vários sectores, que transmitem a sua perceção sobre a evolução das necessidades do mercado. Começámos a promover este ano eventos que juntam estudantes atuais com antigos alunos (business talks) para estes partilharem a sua experiência e os desafios que enfrentaram na entrada no mercado, ajudando a escola a ajustar a sua abordagem e também permitindo que os estudantes estejam mais conscientes do que vão encontrar. Ainda promovemos a interação entre os alunos e profissionais do mercado por meio de palestras, workshops, mentorias e programas de networking, sendo disso exemplo a Business Week e as inúmeras palestras e eventos de recrutamento que acolhemos regularmente.

Além disso a CBS adota desde algum tempo abordagens pedagógicas centradas no aluno, como a aprendizagem baseada em problemas e experiência em contexto real com simulação, projetos e estágios. Além dos nossos 23 cursos de formação graduada, podemos destacar a nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Executivos em parceria com a Microsoft, que vai já na segunda edição desde janeiro.

É cada vez mais essencial que o sistema educativo esteja alinhado com o avanço tecnológico. Como a CBS se tem esforçado para assegurar a adaptação dos alunos à era digital?

Foi este mês acreditada, sem reservas, a nova licenciatura em Ciência de Dados para a Gestão complementando, assim, a oferta de 10 licenciaturas em ciências empresariais e com ligação ao mestrado em análise de dados e sistemas de apoio à decisão. A transformação e transição digital é uma preocupação na atualização dos programas de todos os cursos, sendo necessário a todas as profissões. Assim, todos os cursos contarão com unidades curriculares na área da ciência dos dados e programação. A CBS conta ainda com várias pós-graduações neste domínio. Além disso, temos a preocupação de promover o contacto dos estudantes com as ferramentas mais atuais, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Por exemplo, várias licenciaturas incluem disciplinas de simulação, em que os estudantes utilizam os softwares de gestão que vão encontrar no mercado de trabalho. Em diversos mestrados, muitos estudantes fazem projetos com empresas em que, mais do que estarem na vanguarda da tecnologia, levam essa tecnologia às empresas que trabalham connosco e ajudam-nas a resolver os seus problemas.

A CBS demonstra um crescente investimento na área da investigação, criando em 2021 o CBS Research Centre. De que maneira a instituição integra a pesquisa científica nas suas atividades para fortalecer o ensino e a transferência de conhecimento?

A CBS tem-se empenhado em promover a investigação científica e a produção de conhecimento. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada e estimula a participação dos docentes e estudantes em atividades de investigação nas diversas áreas do conhecimento em que atua. O CBS Research Centre representou o primeiro passo para a organização interna e para a motivação e agregação de todos os docentes, no entanto, para ganhar escala e obter a acreditação, está em curso a abertura de um centro de investigação em associação com o Politécnico do Porto. Pretendemos, assim, robustecer a nossa capacidade de concorrer a projetos. Vamos também relançar a nossa revista científica, a Coimbra Business Review, que vai focar de forma alternada as áreas de cada um dos nossos mestrados.

O foco da CBS é satisfazer o aluno. Qual a importância da relação de proximidade e da formação como fatores de desenvolvimento pessoal? Por que razão a CBS deve ser a escolha para o próximo ano letivo?

A relação de proximidade e a formação de qualidade desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Esses fatores proporcionam suporte individualizado, estimulam o envolvimento do aluno, motivando-o para a aprendizagem e para outras tarefas de extensão, como por exemplo o voluntariado. Permitem, ainda, o acompanhamento do progresso académico, evitando o abandono e o insucesso. Fornecem orientação para a carreira e contribuem para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Numa perspetiva de melhoria constante, vamos lançar duas iniciativas no próximo ano letivo. Uma mais inovadora designa-se de Happy Generation – vamos ter uma disciplina em que acompanhamos os estudantes no desenvolvimento de competências para a sua felicidade. Vamos também lançar a iniciativa Business Skills, que será um conjunto de formações extracurriculares que desenvolvem nos alunos competências transversais de que necessitam para as várias disciplinas e para o mercado de trabalho, como a elaboração de CV, escrita de trabalhos académicos, gestão do tempo, do stress, etc. Ao focar na satisfação do aluno e na sua formação integral, a CBS procura criar um ambiente propício para o crescimento e o sucesso dos estudantes, preparando-os para uma cidadania plena e ativa. A CBS deve ser a escolha! Pelo ambiente, pela vida, pelo entusiasmo, pelo companheirismo e pelo ensino. Transpomos todas as fronteiras.

Ao longo dos anos, a instituição construiu um legado educacional sólido. Quais os planos futuros da CBS para continuar a se destacar pela qualidade do ensino? Que principais desafios o ensino tem pela frente?

Ao longo da sua história, a CBS tem-se consolidado como uma instituição de referência na formação de profissionais na área das ciências empresariais. A sua trajetória tem sido marcada pela adaptação às mudanças sociais, económicas e tecnológicas, com a preocupação de oferecer uma educação de qualidade e relevante para os seus estudantes com atividades de extensão para uma cidadania plena. A oportunidade de outorgar doutoramentos abre um novo paradigma com acesso a novos projetos e financiamentos sendo o início de uma nova etapa.

 

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