Atitude positiva dá mote ao Dia do Conhecimento

A Samsys, uma empresa de soluções tecnológicas, organiza anualmente um evento gratuito de desenvolvimento pessoal e profissional – o Dia do Conhecimento. No dia 7 de junho, a 10º edição realizar-se-á no Multiusos de Gondomar e espera mais de 3 mil pessoas.

Samuel Soares, Diretor Executivo

O Diretor Executivo da Samsys, Samuel Soares, explica à Revista Business Portugal como é que esta ideia surgiu. A mesma remonta a 2011, um ano marcado por uma grande crise socioeconómica em Portugal, que gerava um “discurso generalizado de muito queixume e derrotismo”, explica. Samuel e o seu irmão, também sócio da empresa, discutiram este assunto com vários empresários, levantando algumas questões: “Como vais dar a volta a este processo? Como vais superar estes desafios e dificuldades?”. Os dois logo perceberam que estas questões ajudavam as pessoas a olhar para toda a situação com uma perspetiva diferente. No entanto, tornava-se difícil alcançar todos os empresários que enfrentavam esta situação, e assim surge a ideia de criar um evento que permitisse levar um pensamento positivo ao maior número de pessoas possível. É perante este contexto desafiador que o primeiro evento ganha vida em 2012, no auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica, com a participação de 320 pessoas. Samuel confessa que todo o processo foi realizado com bastante receio, mas com “a prata da casa e muita ajuda”, o Dia do Conhecimento (DDC) decorreu numa manhã com dois oradores. Teve um feedback tanto positivo como construtivo, o que incentivou a realização do evento no ano seguinte. E assim aconteceu, com a presença de 550 pessoas e quatro oradores. O DDC continuou a crescer, atraindo um número cada vez maior de participantes, ano após ano.

Este ano, a 7 de junho, o evento regressa ao Multiusos de Gondomar e Samuel confessa que a expectativa é receber mais de 3 mil pessoas. O tema desta edição é “Atitude” e é à volta do mesmo que os oito oradores irão expor a sua dinâmica. O empresário enfatiza a intenção de trazer conteúdos atuais e relevantes para o dia a dia da sociedade.

A Samsys procura uma constante reinvenção, o que se reflete mais uma vez neste ano. Paulo Moreira, considerado um dos melhores especialistas na área da inteligência emocional em Portugal, é um dos oito oradores confirmados. Do painel fazem também parte Nuno Carvalho Mata e Mafalda Ribeiro, que irão partilhar as suas experiências de vida inspiradoras, demonstrando como a atitude que adotamos pode fazer a diferença. Paulo Ferreira irá falar da atitude como uma lei de vida; Pedro Silva trará uma perspetiva de team building e a atriz Vera Kolodzig, com o seu podcast Kológica, abordará temas relacionados com o bem-estar emocional. Por fim, vão marcar presença convidados internacionais: Marcus Piangers, um orador assíduo nas palestras TEDx, discutirá a importância de equilibrar a vida familiar e profissional, já Adilson Souza vai debater a liderança de forma humanizada.

Todo o evento é uma partilha de ideias e Samuel espera que as empresas aproveitem as mesmas e possam trabalhá-las e colocá-las em prática. Mas é, ao mesmo tempo, uma partilha de experiências inspiradoras que poderão ajudar a pensar: “Se estas pessoas conseguiram, eu também consigo”, acrescenta. Samuel salienta que já conheceu empresários que alcançaram o sucesso atual justamente porque o evento os incentivou a “tirar os projetos que estavam na gaveta”. O DDC ajuda as empresas a serem mais proativas, positivas e empreendedoras e, ao mesmo tempo, contribui para o crescimento e desenvolvimento da economia.

O DDC está aberto, gratuitamente, a todos os que queiram assistir às palestras e também permite que a empresas tenham expositores, dando a conhecer o seu negócio. Para além disso, o networking é promovido durante as quatro pausas entre as palestras.

Pelo evento, já passaram mais de 10 mil pessoas e, apesar de se realizar no norte, há participantes de várias regiões do país e ilhas. O DDC adquiriu uma dimensão nacional e foi crescendo graças à atitude, integridade, verdade, sinceridade e transparência dos seus criadores e da Samsys. “Nós queremos mais e melhor e isso ajuda”, acrescenta Samuel. O mesmo acredita que colocar tudo isto em prática é o que contribuiu para poderem dizer, hoje, que vão celebrar 26 anos no próximo mês.

You may also like...