“Na vida todos temos um papel, o nosso é fazer o melhor”

O Grupo Ghost, com mais de 20 anos de experiência no mercado da higiene pessoal, integra três empresas: a Suavecel, a Nunex Worldwide e a Fortissue. Em entrevista à Revista Business Portugal, Nuno Ribeiro, CEO, dá-nos conta da forte dinâmica do grupo e dos investimentos que tem em vista.

Nuno Ribeiro tem demonstrado ser um empresário carismático que se tem afirmado pela dinâmica e determinação. Como descreve o seu percurso?

Acima de tudo, hoje considero que o percurso das nossas empresas está a ser um sólido e sustentável. Mas é sobretudo um percurso de muito trabalho e empenho. Um percurso determinado porque acreditamos no que fazemos e em como fazemos. A dinâmica que imputamos ao nosso caminho é porque acreditamos sempre que é possível fazer melhor.

Todas as empresas têm uma história para contar sobre a sua fundação. No caso do Grupo Ghost e das suas empresas qual o contexto em que o mesmo foi criado?

A Suavecel iniciou em 1996 a comercialização de papel higiénico, após identificar essa necessidade no mercado. Num pequeno espaço, em Ponte de Lima, a Suavecel começou o negócio de comercialização sobretudo na zona norte do país. A procura massificada deste produto e a oferta diminuta na altura impulsionaram o negócio de produtos de papel tissue para uso doméstico. E hoje, a Suavecel é um importante player na transformação do papel tissue na Península Ibérica. A Nunex – Worldwide SA, surge em 2013 para implantar no mercado uma marca de fraldas, a primeira e a única em Portugal. Em 2015 a Fortissue inicia a sua produção de produção de papel tissue a partir de pasta virgem, numa estratégia de verticalização que favoreceu a competitividade do grupo: reduziu o custo e aumentou a qualidade da matéria-prima, diminuindo a dependência de terceiros.

Pode descrever alguns dos momentos mais relevantes na história desta organização?

São muitos os momentos marcantes, porque vivemos intensamente o crescimento das nossas empresas.

Em 1998 a aquisição da primeira linha para produção de papel higiénico foi o momento que marcou o início da afirmação da Suavecel como transformadora de papel tissue, a obtenção da primeira certificação de qualidade em 2005 – ISO 9001. Em 2007 a implementação de um sistema automatizado para a fase final do processo de fabrico, que marcou a entrada na Suavecel das mais desenvolvidas tecnologias. Outro momento de destaque aconteceu em 2014, quando produzimos a primeira fralda de bebé e um menos de um ano estávamos a carregar o primeiro camião das fraldas Nunex. A 1 de abril de 2015 a máquina de papel da Fortissue produziu a primeira bobine de papel tissue. Todos os anos recordamos esta data e a bobine está exposta na nossa produção. Em 2016 quando iniciamos a produção das fraldas de incontinências Intimus. Mas 2017 é o ano marcante, iniciamos a instalação das novas linhas de produção de papel, fraldas, toalhitas e pensos higiénicos, das mais avançadas tecnologicamente, um ano memorável. Ainda com a mudança da Suavecel para uma área de 100.000 m2, porque nos juntamos à Fortissue (empresa do Grupo Ghost de produção de papel Tissue) e foi ainda o ano em que atingimos as 130 mil toneladas / ano de capacidade de transformação.

Quais as gamas de produtos que disponibilizam e qual a capacidade de produção?

Na Suavecel dispomos de cinco gamas de papel tissue: Prime, Classic, Basic, Suavecel e Marca Branca com produtos domésticos e industriais. Transformamos tissue em produtos de vários formatos para as marcas próprias da grande distribuição. A Suavecel tem capacidade para produzir por dia 4 milhões rolos de papel higiénico, 1,5 milhões rolos de cozinha, 20 milhões guardanapos, 6,5 milhões lenços de papel e 15,5 milhões lenços faciais. A Nunex produz e comercializa uma gama alargada de produtos de higiene pessoal e íntima, nomeadamente fraldas de bebé, de adulto (incontinência), toalhitas para criança e adulto, resguardos de proteção e pensos higiénicos. Por dia, a Nunex Worldwide consegue produzir 2,5 milhões de fraldas para bebé, 360 mil de fraldas de adulto, 1,7 milhões de pensos higiénicos e 172 mil packs de toalhitas.

Hoje, as empresas são marcas de referência nos mercados nacional e internacional. O que avalia como grandes desafios ao longo do crescimento da organização?

Um dos maiores desafios do crescimento de qualquer empresa, independentemente da área de negócio, é fazê-lo de forma sustentável, conseguir imprimir dinâmicas diárias, acompanhar o mercado e estar a par das tecnologias que surgem. Outros dos grandes desafios é conseguir inovar, acrescentar mais valias aos produtos que produz e comercializa.

Mas, em todos os crescimentos, os recursos humanos são imprescindíveis e nós queremos crescer apostando sempre no know-how das nossas equipas, são eles o coração das nossas empresas. Contamos com quase 300 colaboradores e cada um deles imprime também o seu conhecimento e dedicação naquilo que produzimos.

A internacionalização é um processo cada vez mais utilizado pelas empresas portuguesas para sustentar o seu crescimento nos mercados internacionais. No caso do vosso grupo qual é a estratégia de internacionalização adotada e quais têm sido os resultados?

Acreditamos na qualidade dos nossos produtos e, por isso, queremos chegar o mais longe possível, queremos abrir novos mercados e explorar diferentes consumidores, testar novos hábitos de consumo que nos desafiem. Sobretudo, ao longo dos últimos cinco anos, conquistamos novos mercados e também este crescimento reflete a nossa preocupação em querer fortalecer e ampliar a nossa experiência em outros mercados. A internacionalização também é um fator de competitividade e nós queremos ser cada vez mais competitivos.

Quais são os principais objetivos e apostas no campo da internacionalização?

Estamos num mercado altamente competitivo na procura de uma maior flexibilidade e mercados mais massificados. A nossa grande aposta de internacionalização passa pela Europa Ocidental (Espanha, França, Inglaterra) no segmento de private Label e com a nossa marca própria, mas queremos internacionalizar no máximo de países possíveis para penetração e expansão dos nossos produtos, para além do nacional, mas também nos queremos afirmar como industriais em alguns mercados já identificados.

Quais são os principais fatores que distinguem o grupo num mercado cada vez mais competitivo e global? A inovação, o empreendedorismo e o constante investimento são três pilares que fazem parte do ADN do Grupo?

Sem dúvida que esses três pilares fazem parte do ADN do grupo desde o primeiro dia, embora hoje com a nossa dimensão sejam mais “visíveis e palpáveis”.

Não paramos, estamos em constante busca para melhorar, para aperfeiçoar nas diferentes frentes das nossas empresas. A qualidade, a otimização e a excelência são preocupações diárias que nos distinguem no mercado.

A Suavecel, a Nunex e a Fortissue constituem o Grupo Ghost, que investiu cerca de 60 milhões de euros no processo produtivo, assim como no processo organizacional, apoiado pelo programa de fundos comunitários Portugal 2020. Em que consiste este investimento?

O grupo está a terminar um investimento total superior a 60 milhões de euros no processo produtivo, incluindo as novas linhas de produção, substituição de outras e a inovação com novos produtos, assim como no processo organizacional, apoiado por fundos comunitários do programa Portugal 2020. O investimento integra a renovação de equipamentos e a criação de novas linhas de produção na Suavecel e Nunex Worldwide e a automatização da Fortissue.

No tissue, na criação de novos produtos, como os lenços de papel e faciais, guardanapos e toalhas de mão, na higiene pessoal com a fralda de bebé ultra slim, a fralda de incontinência vitaminada, pensos higiénicos, toalhitas e resguardos de proteção para criança e adulto. Queremos apostar numa numa oferta completa e diferenciadora de higiene pessoal. Este investimento vai triplicar a produção de papel, quadruplicar na transformação do tissue e na produção de higiene pessoal íntima.

Por exemplo, a Nunex tem uma capacidade instalada para produzir mais de 2 milhões de fraldas por dia, a Suavecel consegue atingir os 4 milhões de rolos de papel higiénico por dia e a Fortissue pode produzir 35 mil toneladas ano de papel tissue.

Que outros investimentos têm nos horizontes?

Iremos adquirir uma segunda máquina de produção de papel tissue, vamos apostar na promoção das nossas marcas próprias e vamos ainda reforçar a nossa presença em novos mercados.

Quais são os objetivos e projetos para o futuro da Suavecel?

A Suavecel afirma-se como um grande player de tissue na Península Ibérica. Inovamos e melhoramos continuamente os nossos produtos para satisfazer a exigência dos consumidores que se mostram cada vez mais exigentes, e queremos ser a sua escolha de excelência pela relação preço/ qualidade.

O grupo Ghost quer afirmar-se como um grupo que tem uma oferta completa na área da higiene pessoal e com isto objetivo que investimos, inovamos e todos os dias trabalhamos.

 

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