Casa Galrão celebra 75 anos

No ano em que uma das empresas mais emblemáticas da Malveira celebra o seu 75º aniversário, a Revista Business Portugal esteve à conversa com Carla Galrão, colaboradora e familiar dos membros da administração desta marca de rações e sementes reconhecida um pouco por todo o país.

Domingos Galrão foi o fundador desta empresa. Cesteiro de profissão, viu na compra de sementes nas quintas e nos casais da região e posterior venda nas feiras da Malveira e arredores, um nicho de mercado onde valia a pena investir. Depois de se dar a conhecer, fixou-se numa loja na Malveira, local onde a Casa Galrão permaneceu até 2000 (ano em que mudaram de instalações para a morada atual, também na Malveira).
Apesar de se ter iniciado com a comercialização de sementes, a Casa Galrão expandiu a sua atividade para a produção e comercio de rações para animais: “A procura das sementes agrícolas e hortícolas sofreu uma significativa redução. O fracionamento das propriedades, o envelhecimento da população ligada ao cultivo da terra e a pouca rentabilidade dos produtos agrícolas, fez com que a agricultura na região seja hoje uma atividade com pouca expressão. Por isso, a nossa maior aposta, atualmente, é nas rações”, explicou-nos a nossa entrevistada.
A Casa Galrão fabrica e comercializa rações simples para aves e animais de grande porte (bovinos, ovinos, suínos, equinos, entre outros), no entanto, é nas rações para os pombos-correio que se diferencia: “Foi António Luís Galrão, filho do fundador desta casa e columbófilo por paixão, que criou a primeira ração para pombos-correio no país. Uma ração que cedo teve sucesso no setor e que ainda hoje mantém a sua exclusividade, embora já sendo recriada também por outras marcas”, confidenciou-nos a porta-voz da Casa Galrão.

Desafios da atualidade
Carla Galrão apontou a diminuição do poder de compra da população, que leva a cortes também nas despesas com os animais, a concorrência existente neste setor e a manutenção do conceito familiar da Casa Galrão, como os principais desafios impostos à administração: “Somos uma empresa familiar que quer manter o bom nome criado pelas duas gerações que nos antecederam sem, no entanto, expandir o negócio para além de um patamar que ultrapasse o âmbito do domínio familiar. Sabemos que temos a nossa importância na região e também por isso cumprimos com as nossas responsabilidades sociais, no entanto, não ambicionamos crescer deliberadamente, mas sim de forma sustentável”, justificou.
Com uma marca consolidada e distribuída em todo o país e, também, um pouco por Espanha e França, a Casa Galrão pretende continuar a sua aposta no mercado das rações para animais de companhia destacando os alimentos para pombos-correio, equinos, cães e gatos, uma vez que a maior consciencialização da população no que diz respeito à alimentação e aos cuidados com os animais de estimação, permite que o negócio se vá concretizando de forma rentável para esta empresa que já conta com 75 anos de atividade.

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