Marca nº1 no mundo é apresentada oficialmente em Portugal

A propósito da apresentação oficial do Grupo Haier em Portugal, que decorreu nos passados dias 24 e 25 de outubro – num grande evento que juntou colaboradores, clientes, fornecedores e media – e onde foram apresentadas as mais recentes novidades da Haier, da Candy e da Hoover, estivemos à conversa com João Paulo Ferreira, Country Manager do Grupo em Portugal.

 

João Paulo Ferreira, Country Manager

Começamos esta entrevista por questioná-lo sobre a evolução e crescimento do Grupo Haier Portugal. Enquanto Country Manager, qual o balanço que faz da presença do Grupo e respetivas marcas em Portugal – principalmente nos últimos anos?

A aquisição da Candy e da Hoover pelo grupo Haier foi efetuada poucos meses antes da pandemia, o que nos criou alguns constrangimentos, pois não nos foi possível efetuar a devida apresentação a clientes e aos media da expansão do grupo. Nos últimos quatro anos, temos tido crescimentos consecutivos, sendo neste período o grupo de empresas que mais cresceu, quer em Portugal, quer na Europa. As marcas Candy e Hoover continuam a ganhar terreno no mercado nacional, enquanto a Haier já duplica a sua faturação a cada ano que passa. Claro que, por se tratar de uma marca premium, consideramos que ainda estamos aquém do seu verdadeiro potencial, no que a valores e quota de mercado diz respeito.

 

Como descreveria a equipa com que trabalha e que permite que os portugueses tenham acesso aos eletrodomésticos nº1 no mundo?

A minha equipa é composta por gente verdadeiramente extraordinária, de uma dedicação extrema e de um profissionalismo ímpar. Só assim tem sido possível continuar a crescer num mercado tão competitivo como o português, colmatando todas as lacunas e explorando todas as oportunidades que têm encontrado. O trabalho tem-se focado em criar capilaridade, ou seja, estar presente nas lojas de referência do mercado da melhor forma possível, porque acreditamos que a decisão do consumidor de adquirir um produto dá-se 80% no ponto de venda. Por isso, temos apostado em criar espaços para as nossas marcas, para que o consumidor consiga ver os nossos produtos expostos, para assim poder tomar a melhor decisão.

Candy, Hoover e Haier são as três marcas geridas pelo grupo. Fale-nos um pouco sobre cada uma delas e explique se têm registado um volume de vendas equitativo no mercado português?

Temos a sorte de ter três marcas que se complementam, porque a estratégia é multimarca, e existe sempre um risco de as mesmas se canibalizarem. Neste âmbito, temos feito um trabalho de sedimentação das marcas por tipo de cliente: A Candy procura um consumidor que queira simplicidade, mas também sofisticação e que seja “tech savvy”, tentando ter produtos a preços justos;

A Hoover “quality for life”, quer trazer um consumidor mais exigente em termos de design e dos cuidados com os materiais escolhidos na produção dos equipamentos;

A Haier trabalha mais com o segmento premium, onde a qualidade é mantra, e aposta na “smart home”, como bandeira.

Transversal a todas as marcas do grupo é a conectividade (IoT) e a busca por fazer produtos que façam o “match” com as necessidades dos consumidores.

No que respeita a volumes, a Candy é a marca que se destaca, pois faz grande parte do volume total, mas a Hoover tem também um bom share de vendas, principalmente nas áreas de aspiração e lavagem. A Haier, está a dar os primeiros passos, faz este ano três anos que está no mercado nacional e os resultados francamente positivos, ainda assim, tem um potencial enorme e a expetativa é continuar a duplicar, ano a ano, durante os próximos três anos.

Na Haier, é praticada a estratégia “distância zero” face aos consumidores. Acredita que é esta relação de proximidade que faz com que sejam a marca de eleição dos clientes no que aos eletrodomésticos diz respeito?

A Estratégia Zero Distance começa por ir ao encontro de cada consumidor, para entender as suas necessidades. Tudo começa desde a conceção dos produtos, passando pela entrega até ao serviço pós-venda, de modo a que se mantenha o foco e o empenho na satisfação do consumidor para, deste modo, garantir que este fica completamente agradado. Saber quem é o consumidor, quais os seus hábitos de consumo e necessidades, e tentar preencher todos os requisitos para atingir a satisfação plena, faz parte desta estratégia.

Fornecer produtos de qualidade premium e de última geração, que correspondam às necessidades do lar moderno dos seus consumidores, é esta a vossa missão? Qual a importância da constante inovação no percurso da Haier?

No Grupo existe a preocupação de criar ecossistemas que facilitem a vida aos consumidores, colocando os vários produtos a comunicar entre si, criando mais valias para os utilizadores, por exemplo. A nossa aplicação, a hOn, visa englobar todos os produtos, de todas as marcas do grupo, para que no futuro os consumidores possam usar uma única app para todos os produtos do grupo.

Ter frigoríficos que lhe dizem o que tem dentro dos mesmos e, por exemplo, que lhe dão conta quando tem artigos a expirar, ao mesmo tempo que o forno ou placa ou micro-ondas sugerem uma receita para usar esses mesmos artigos. Tirar fotos à roupa que tem para lavar e a máquina sugerir os programas mais adequados. Ter uma receita e verificar qual o vinho da sua garrafeira que deve escolher para acompanhar a mesma.

Isto são vários exemplos que parecem ficção, mas não o são! Estas situações já são uma realidade, o Grupo é hoje líder em conetividade porque começou muito cedo a trabalhar nesta área, antecipando-se à concorrência.

 

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais na ordem do dia. Sabemos que na Haier procuram ser responsáveis em termos ambientais. Fale-nos do vosso princípio: “green products, green enterprise, green culture”.

Atualmente, parece uma “moda”, mas a indústria está realmente uns passos à frente no que a este tema diz respeito. Infelizmente, os consumidores estão ainda muito longe de criar hábitos de proteção do ambiente e os próprios governos ainda não conseguiram ser ambiciosos o suficiente. Até porque, em questões de custo de produção, as fábricas tendem a ir para hábitos “saudáveis” para o planeta, usando, sempre que possível, energias limpas e matérias recicláveis, emitindo gases menos poluentes, sendo uma tarefa que ainda tem que ser aprimorada.

 

No passado mês de setembro, a Haier (Portugal) marcou presença na IFA, um certame dedicado ao mundo da tecnologia, inovação e eletrónica. Conte-nos mais sobre as novas soluções que foram apresentadas pela marca e como foi voltar às Feiras e Exposições internacionais, depois de dois anos de interregno por causa da pandemia?

Começando pelo fim, foi ótimo voltar a estas Feiras Internacionais, e sentir outra vez as reações das pessoas e dos colegas, passados três anos.

Quanto à Feira em si, estava menos concorrida do que em anos anteriores, mas no que respeita ao Grupo foi um ano de investimentos sem precedentes. O feedback dos clientes foi muito positivo e as novidades vêm na aposta na melhoria da qualidade dos produtos e, como não podia deixar de ser, da atualização da conectividade, da inteligência artificial, ou seja, um “update” à “smart home”. O foco está em criar-se ecossistemas de produtos e serviços que se complementam.

 

Nos dias 24 e 25 de outubro realizou-se um evento destinado ao lançamento da marca Haier. Após vários adiamentos, qual a importância deste evento para a marca e para a sua afirmação no nosso país?

O evento centrou-se na apresentação oficial do Grupo Haier, porque após a aquisição, entrámos em pandemia e não foi possível reunir fisicamente com clientes e media. Chegou finalmente o momento de fazermos esta apresentação a todo o mercado, mostrando todas as novidades da marca Haier e das restantes marcas do Grupo, frisando o momento de viragem do mesmo ao acrescentar valor com produtos e serviços inovadores.

 

 

Sabemos que neste evento português – que juntou a família Haier – além de clientes, também parceiros, media e figuras públicas marcaram presença. Quais os principais objetivos aquando da organização deste evento? Qual a principal mensagem que procuraram passar aos presentes? E em que consistiu este lançamento?

Juntar a família é sempre importante, para percebermos qual o peso do Grupo no mercado e isso foi para já uma aposta ganha. Mostrámos a marca Haier em todo o seu esplendor pela primeira vez, mas também todas as novidades das marcas Candy e Hoover, onde se destacaram as máquinas de lavar roupa e de lavar louça, bem como o mais recente lançamento do Jasmin, um aspirador vertical com enorme potência e caraterísticas que o tornam único.

Este lançamento, teve como principal objetivo dar a conhecer uma marca, a Haier, que embora seja ainda pouco conhecida no mercado Nacional, é Nº 1 no mundo há 13 anos consecutivos! Em Portugal, está a dar os seus primeiros passos e, apesar de já ser reconhecida pela qualidade, está ainda longe de ser um nome (re)conhecido. Contudo, estamos focados e a trabalhar na expansão do reconhecimento da marca junto dos nossos futuros consumidores.

Estamos a fazer todos os esforços possíveis para que alcance o patamar que lhe pertence, mas temos um longo caminho a percorrer.

 

Terminamos esta entrevista, questionando-o sobre as razões pelas quais a Haier deve continuar a ser a escolha dos portugueses?

A Haier, bem como as outras marcas do Grupo, merece(m) a confiança dos portugueses pois quando se atinge o estatuto de empresa “Nº1 no mundo”, não pode andar tanta gente enganada, para as escolhas assentarem tanto na marca, ao ponto de a colocar nos lugares mais altos do pódio em mercados como os EUA, a China, Índia, para dar alguns exemplos, mercados estes extremamente competitivos! É um claro sinal do valor da qualidade da marca.

Posso afirmar que a escolha dos portugueses num produto da Haier, é uma escolha segura e vencedora.

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