Inovação, criatividade e know-how

José Carlos Fernandes, CEO da Mov 180, fala à Business Portugal sobre os vários projetos desenvolvidos pela empresa.

Em 2015, pelas mãos do engenheiro José Carlos Fernandes, nasce a Mov 180, uma empresa única em Estratégia e Gestão. Que balanço faz dos 8 anos de percurso e como descreve a performance e posicionamento da empresa no mercado?
Desde o início, a MOV180 assumiu a estratégia de ser uma consultora de referência, através da prestação de serviços em áreas que cobrem as suas principais áreas de atividade, distinguindo-se pela sua forma de estar no mercado, pela relação de compromisso, disponibilidade e qualidade do serviço, pautado pela eficiência e competitividade, utilizando os métodos e tecnologias mais avançados, atualmente disponíveis, para esse efeito.
O know-how e experiência acumulada + 38 anos do sócio-gerente, são hoje excelentemente complementados por uma equipa técnica com capacidade provada de inovação, a que se junta, ainda, uma rede colaborativa de parcerias, fatores que no seu conjunto explicam o sucesso da empresa e o seu reconhecimento pelo mercado, como prestador de serviços de excelência.A evolução natural da empresa só tem sido possível pela dedicação de todos os seus colaboradores, atuais e antigos, e pelo espírito de lealdade e colaboração existente, que no seu conjunto permitem que a empresa esteja pronta para os vários desafios que tem e irá enfrentar e para acrescentar valor, não só aos seus clientes, mas também individualmente a cada um dos seus colaboradores, num ambiente justo, de que a distinção da empresa como empresa que promove a igualdade salarial entre mulheres e homens é um exemplo.


Quais as principais áreas de atuação e quais as mais-valias associadas aos serviços disponibilizados pela Mov 180?
A Mov180 desenvolve, atualmente, a sua atividade nestas duas áreas principais de atividade, nas quais presta os seguintes serviços:

1. Funding & Grants:

  • Identificação de oportunidades de financiamento
  • Avaliação e planeamento estratégico (Opportunity, Partners Requirements & Viability)
  • Preparação e submissão de candidaturas
  • Contract management (Preparation Procedure Hiring & Procurement)
  • Estratégia e coordenação de licenciamentos e/ou intervenientes
  • Otimização e maximização de resultados
  • Gestão de risco
  • Gestão e monitorização de resultados

2. Planning & Real State:

  • Planeamento estratégico (Due Diligence, Best Use & Viability)
  • Gestão e controlo de custos
  • Procurement e gestão de contratos
  • Coordenação de intervenientes
  • Estratégia e coordenação de licenciamentos
  • Otimização e maximização de resultados
  • Gestão de risco
  • Gestão e monitorização de resultados

Para ambas as áreas de atividade, a empresa utiliza uma metodologia comum, que assenta nas cinco etapas da imagem seguinte:

Colocar os interesses dos clientes em primeiro lugar, posicionando o consumidor no centro do negócio, para construir a melhor solução para todos, bem como expertise e a aposta contantemente em novas tecnologias são a chave para o sucesso? Que outros fatores distinguem a empresa num mercado cada vez mais globalizado e competitivo?
Entendemos a inovação como um fator determinante na nossa vida, e com um enorme potencial de a mudar para melhor e assumimos a consultoria como um acelerador da inovação, em especial, para ajudar os nossos clientes a adotarem mais rapidamente os principais fatores de inovação. E é aí que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante, enquanto um dos principais fatores de inovação, que a empresa tem vindo a privilegiar, enquanto ferramenta de transformação e inovação, num mercado que é cada vez mais globalizado e competitivo. Isso explica a criação, em 2019, de um spinoff na área tecnológica, a DOTIIMA, empresa de domótica especialista no desenvolvimento, customização e comercialização de soluções na área de automação de edifícios, com uma clara aposta na inovação e um foco na qualidade do ar e a sua importância na saúde e bem-estar dos ocupantes dos espaços.
Ou a liderança do consórcio constituído com a SISTRADE – Software Consulting e a Universidade De Trás-os-Montes e Alto Douro, para a realização do projeto EASIER que se encontra a decorrer, projeto de I&D na área da Tecnologia em Saúde, financiado pelo Norte 2020, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital integrada, com características inovadoras, que recorre à gamificação, à teoria da diversão e à ligação com o território, como forma de promover da atividade física e a redução dos comportamentos sedentários da população.

A Mov 180 assume constantemente desafios em diferentes núcleos de expertise e projetos. No âmbito do vosso vasto portfólio que projetos pode destacar como mais emblemáticos ou desafiantes?
Os três Planos de Pormenor de Áreas de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos – Serra da Falperra, Pedras Salgadas, e Telões – em Vila Pouca de Aguiar, pela natureza específica daquelas áreas, pela sua dimensão e sobretudo, pelo modo inovador utilizado pela empresa para a sua conceção, foram projetos muito desafiantes e emblemáticos. Assim como a delimitação das áreas de Reserva Ecológica Nacional, que temos desenvolvido para vários municípios e que pela sua especificidade e complexidade técnica, são projetos emblemáticos, tal como a elaboração dos vários PDM, que estamos a desenvolver nas Regiões Norte, Centro e nos Açores. No sector do turismo – Turismo de Natureza ou Turismo Cultural – temos desenvolvido vários projetos emblemáticos que merecem destaque, nomeadamente, projetos de requalificação e ampliação da oferta, através da criação de espaços e rotas de valorização do património natural como na Lamosa Natural e na Rota da Castanha e do Castanheiro, ou do património cultural como a Louça Preta de Bisalhães ou nos “Wine Tourism Welcome Centers – Rede intermunicipal de Enoturismo”. Podemos acrescentar, pelo desafio que constituíram, os dois projetos de suporte à realização do WTCC em Vila Real, em 2016, 2017, e 2019, em que as respetivas candidaturas implicaram a coordenação e elaboração prévia do Plano de Ação para a Promoção Internacional do Douro – Gastronomia & Vinhos.
Muitos mais projetos poderíamos referir, em vários outros sectores, nomeadamente, em áreas de atividades dos municípios – reabilitação urbana, mobilidade sustentável, desenvolvimento económico, etc. – ou em áreas ligadas às atividades de promoção privada, sobretudo projetos com uma elevada integração de tecnologia e inovação.
Em especial, projetos decorrentes da transição climática ou digital, como candidaturas de Barragens e Regadios, (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, ou projetos como o “Idoso(@) Ativo(@) – Abordagens Integradas Para a Inclusão Ativa no Douro” ou ainda os projetos dos bairros comerciais digitais, entre muitos outros desenvolvidos pela empresa.

Qual a estratégia assumida para continuar o trilho de crescimento, desenvolvimento e consolidação da Mov 180?
A nossa estratégia assenta na disponibilização do acesso à melhor assessoria e gestão estratégica, aliada às mais novas tecnologias e soluções, assentes na capacidade de gestão e na grande experiência individual de cada consultor, apoiada nas tecnologias que desenvolvemos e que colocamos à disposição do mercado. Oferecemos as melhores soluções, com recurso aos melhores especialistas e parceiros que constituem a nossa Talent Pool, garantindo aos nossos clientes que trabalham sempre com os melhores entre nós. E só assim será possível à Mov180 estar pronta para um futuro em que as tecnologias mudam rapidamente a nossa sociedade. Acompanhamos as megatendências, analisamos e moldamos as nossas soluções, enquanto especialistas em estratégia e tecnologia, colocando o consumidor no centro dos negócios. Desta forma, desenvolvemos projetos pioneiros, como a disponibilização, ainda este ano, de uma Plataforma Tecnológica de Integração avançada de sistemas de informação e produção (i4.0), na área dos Sistemas de Informação Geográfica, aplicados ao planeamento e ordenamento do Território e Urbanismo. Ou a conceção e desenvolvimento de soluções de visitação do território para espaços com forte vocação turística, assente em valores naturais e/ou culturais, que se baseiam na utilização de Jogos Digitais, capazes de tornar as visitas numa experiência única e interativa. Através da definição de perfis de visitantes e da criação de “Storytelling” personalizado e adaptado a cada perfil, obtemos várias narrativas paralelas e alternativas, enriquecidas com multimédia, 3D e jogos de realidade aumentada, com conteúdos interativos, como objetos e/ou personagens que falam e convidam os visitantes a interagir com eles, quizzes e jogos, entre outras soluções, que melhoram muito a experiência do utilizador.

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