“Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!”

Cuf Almada

 

Armando Ribeiro, CEO da CAIXILAR, descreve o percurso da empresa, ao longo de 33 anos, e expõe as soluções inovadoras que esta disponibiliza, na área da caixilharia.

Hotel Altis de Belém

Gostaríamos de conhecer a história da Caixilar. Conte-nos como surgiu o projeto e como tem sido o percurso até aos dias de hoje.
“A CAIXILAR, empresa do grupo SERTEP, foi criada em 1990, por mim, com o intuito de fabricar sistemas de caixilharia de alumínio de qualidade, a preços acessíveis”. Reza a história que, enquanto produzia candeeiros na sua própria casa, verificou que o frio e a humidade que sentia vinham, em grande parte, das janelas, e decidiu trocar as existentes, de madeira, por umas novas, de alumínio. Quando ganhou experiência a “consertar” as janelas novas que, na realidade, ainda eram piores do que as anteriores de madeira, percebeu que o mercado da caixilharia tinha pouca qualidade e havia margem e necessidade para mudar esse paradigma e tornar as casas das pessoas um lugar melhor e mais saudável para habitar. Como a sua formação de base era de desenhador industrial mecânico, depois de alguns meses de estudo e de experiência no mercado, acreditou no projeto e lançou-se como empresa limitada, na Pontinha. A sua seriedade e o know-how que tinha, e que foi aprendendo com os seus colaboradores, foram granjeando a confiança e a recomendação do mercado.
“Em 2001, já com a ajuda do meu irmão, Mário, a empresa realiza um forte investimento em meios técnicos e humanos, potenciando a melhoria da qualidade dos serviços e uma aceitação, por parte de empresas de construção civil de renome”. Em 2003, foi ainda mais longe, atraindo diversos mercados internacionais, tais como, França, Angola e Cabo Verde.
No início de 2008, a CAIXILAR era a 1.ª empresa de caixilharia, em Portugal, a receber a Certificação de Serviço, referente à marcação CE, e com cariz de obrigatoriedade, desde fevereiro de 2009.
Estes desenvolvimentos permitiram a formação de sinergias e a colaboração de uma equipa dedicada e experiente, possibilitando a oferta de uma garantia de qualidade. Hoje, com mais de 20 000 clientes, a CAIXILAR ganhou notoriedade, tornando-se referência na escolha de caixilharia para as obras de Alta Performance.

No seu ponto de vista, que aspetos é que diferenciam esta empresa das restantes presentes no mercado? Que soluções disponibilizam ao cliente? Do vosso portfólio, há algum projeto que gostariam de destacar?
Vivemos na era da arquitetura orgânica, onde se pretende que os espaços estejam em perfeita simbiose com o seu entorno. Os novos sistemas de caixilharia minimalistas, ou até os “invisible”, que se fundem com as paredes e o chão da casa, dando primazia à entrada do exterior para o interior, são soluções elegantes e simplistas, mas requerem muito trabalho de levantamento e preparação, quer do local onde serão integradas, quer das próprias, para que funcionem na perfeição e sejam duradouras. A utilização, cada vez maior, de painéis de vidro duplos e triplos, pesados e de grandes dimensões, exigem um trabalho adicional de cálculo e de aplicação, devido ao risco e funcionalidades acrescidas. Para além desses sistemas, temos desenvolvido trabalhos de beleza singular, a pedido dos clientes, como uma sala de meditação em vidro, uma ponte suspensa para passar do quarto para a biblioteca, uma fachada colada sem alumínio, cabines à prova de bala ou quartos de pânico, jardins de inverno únicos ou até portas em pedra.

Moradia unifamiliar, Belas Clube de Campo

Ao longo destes 33 anos, são inúmeras as obras emblemáticas que fizemos, das quais, pela sua especificidade referimos:
Moradias unifamiliares Santo Amaro Palace

  • Moradias residenciais diversas, em Portugal e França, como minimalismo, by Souto Moura, sistemas elevatórios, portas de correr “invisible”, by Caixilar, jardim de inverno com cobertura mista, vidro e fotovoltaico, sala de meditação em vidro, cubo inclinado, by Caixilar, sala de pânico em vidro antibala e bomba, portadas elétricas e estores antirroubo.
  • Encosta das Olaias – sistema SAPA, com fiscalização do LNEC
  • Hotel Les Almedies em Dakar, Senegal
  • Hotel Tivoli Avenida e Tivoli Jardim
  • Sede da Paladin
  • Centro Comercial de Morrobento, em Luanda, ou a Torre Redonda de serviços, em Praia, Cabo Verde

Uma vez que a questão da sustentabilidade está, cada vez mais, na ordem do dia, quais as estratégias utilizadas pela Caixilar para se tornar numa empresa mais sustentável e ecológica?
Quando falamos em sustentabilidade, falamos em empresas economicamente e socialmente responsáveis, que operam sem colocar em causa o bem-estar das gerações vindouras. Essa é a razão principal pela qual a Caixilar deixou de produzir PVC e apenas se dedica, desde há uns anos, a esta parte das obras em alumínio, um recurso praticamente ilimitado no Planeta e com pouco impacto na sua exploração. Para além disso, tratamos todos os nossos fornecedores como pares, dando primazia a uma relação duradoura e de confiança, honrando os nossos compromissos financeiros e pessoais. Especificamente em termos de eficiência energética, para além do óbvio impacto que as soluções de caixilharia têm na diminuição do consumo energético para os nossos clientes, nós próprios mudamos as nossas instalações para umas mais recentes, mais eficientes e onde, futuramente, iremos instalar painéis solares no telhado, para resolver grande parte do nosso consumo energético para produzir. Estamos, paulatinamente, a mudar a nossa frota para veículos elétricos, menos poluentes e o nosso processo produtivo assenta na mão-de-obra especializada, garantindo empregos, poupança de energia e uma maior personalização no produto final. A eficiência energética está na ordem do dia e nos temos de inovar, não há outra forma.

Aldeia dos Capuchos, Charneca da Caparica

Com mais de 30 anos de presença no mercado, de que forma olham para o futuro e que planos têm em mente?
A pandemia trouxe-nos muita incerteza, mas, sobretudo, uma nova visão de bem-estar e de trabalho para as pessoas, que revolucionou a forma como respondemos ao mercado. Em termos de RH, é cada vez mais importante respeitar a dicotomia trabalho/família, para que seja possível manter os profissionais da área felizes, produtivos e enraizados. Por outro lado, grande parte dos clientes passa, hoje, muito mais tempo em casa, a trabalhar ou em lazer, dando muita importância ao bem-estar e à estética. É neste sentido que temos vindo a aperfeiçoar as soluções minimalistas com rutura térmica, que permitem grandes poupanças de energia e um bem-estar notório no ambiente, aliadas a uma quase impercetibilidade no espaço, trazendo o ambiente de fora para dentro, sem esforço, sem insetos e sem temperaturas desagradáveis. O local torna-se fluído, agradável, vivido. Em termos de gestão, atualmente, com as incertezas políticas, de saúde, económicas e a instabilidade de mercados e investidores, projetar a micro prazo não é uma realidade, mas uma necessidade, já que a capacidade de resposta a imprevistos tem de ser muito maior e isso só se consegue gerindo e prevenindo. É por isso que o know-how, a capacidade instalada e a segurança financeira são, hoje em dia, tão importantes numa organização e, sobretudo, numa empresa da área da construção civil, onde escasseiam bons profissionais e onde a solidez de uma empresa é, muitas vezes, a insolvência do amanhã.
A caixilharia é parte integrante de uma casa e requer um investimento considerável, pelo que é muito importante decidir em consciência para ambas as partes. A atualidade do mundo, com os desafios do rescaldo da pandemia, a guerra na Ucrânia, o aumento das taxas diretoras, as restrições, importações, a falta de materiais e falta de capital humano, tornam 2023 num ano particularmente desafiante para a nossa área, sendo que aquilo que conhecíamos já não é suficiente para a tomada de decisões. Contudo, tendo uma carteira já considerável de encomendas e uma reputação forte no mercado, que faz com que 90% da nossa faturação seja por recomendação e uma gestão cuidadosa, estamos confiantes que iremos manter a faturação do ano anterior e melhorar a nossa prestação e qualidade de serviços, como já é nosso apanágio. “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!”.

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