HPV: Um vírus que precisa de ser travado

A Procare Health é uma empresa biotecnológica que se dedica a investigar, desenvolver e comercializar soluções terapêuticas, exclusivamente dedica à Saúde da Mulher.

 

Miguel Coelho, Country Manager

 

 

Por este motivo, assinalar este dia não, é para quem connosco trabalha, um momento único ao longo do ano, mas um dia que se diferencia por sentirmos de modo mais intenso a necessidade de pedir a todos e todas ajuda para travarmos este vírus.

O vírus do papiloma humano (HPV) é uma das infeções sexualmente transmissíveis mais prevalentes e o agente etiológico mais importante para o desenvolvimento de cancro do colo do útero.  A maioria das infeções é assintomática, com um grau de probabilidade de eliminação espontânea do vírus. Existe, contudo, um número de casos em que a infeção progride, levando ao aparecimento de lesões no colo do útero, com diversos graus de gravidade, podendo conduzir ao desenvolvimento de células pré-cancerígenas.

Ainda que sejamos confrontados com um número significativo de cancros do colo do útero por HPV, alguns deles mortais, costumo dizer que somente se morre por cancro do colo do útero quem não for atempadamente diagnosticado.

As mulheres portadoras de HPV apresentam muitas vezes sintomas de ansiedade e respostas emocionais negativas enquanto portadoras do vírus, pese embora o risco de progressão para cancro seja reduzido. Por este motivo, até desenvolvermos uma opção terapêutica disruptiva que hoje está disponível em mais de 60 países nos diversos continentes, apenas eram tratadas as mulheres com lesões mais exuberantes, recorrendo a tratamentos invasivos.

Dados recentes revelam uma correlação entre o sistema imunitário e a persistência do vírus.  Uma microbiota equilibrada tem um papel importante na modulação do sistema imune no trato genital feminino. Dados recentes estabelecem uma relação entre a persistência do HPV e o microbioma alterado.

Com base nestes achados clínicos, o desenvolvimento de um tratamento não cirúrgico seguro, de base natural, que contribui para reparar estas lesões (de baixo grau) e ajudem a eliminar o HPV foi o resultado de anos de investigação que conduziram a este importante marco no percurso da infeção de transmissão sexual mais frequente.

O vasto programa de investigação clínica a que este produto tem sido sujeito já confirmou o benefício clínico no tratamento de lesões cervicais associadas ao HPV e na sua eliminação.

Também em Portugal diversos Serviços hospitalares tomaram a iniciativa de estudar a eficácia e segurança desta opção terapêutica, que constitui uma alternativa ao período de vigilância atenta da evolução da doença, enquanto prática clínica.

Mas a Procare Health procura estar presente com soluções nas diversas fases da vida da mulher. Hoje, dispomos de um importante arsenal terapêutico que visa melhorar a qualidade de vida da mulher desde a idade jovem, passando pela fase de procriação e assegurando uma menopausa tranquila, livre dos exuberantes sintomas associados a esta nova e tão bonita fase da vida da mulher, para ser vivida com qualidade e intensidade.

O melhor projecto da Procare Health? Será sem dúvida o próximo.

You may also like...