Uma empresa de referência a nível nacional e internacional

Em entrevista, a Chief Design Officer, Andreia Vilela, destaca as distinções obtidas pela BSPOT, bem como a importância do design enquanto pilar fundamental para a garantia de qualidade.

Andreia Vilela, Chief Design Officer

Como é que a BSPOT se define enquanto empresa? Quais são os seus principais valores e objetivos?

A BSPOT é uma empresa de cariz familiar que nasceu em 2009 com uma filosofia única baseada na qualidade dos serviços prestados e no foco ao cliente. Como todas as empresas, fomos limando a nossa identidade focada nas necessidades do mercado e dos nossos clientes e parceiros e desenvolvendo várias áreas de negócio onde estamos inseridos.

Hoje, somos um Grupo de empresas, segmentadas por área de negócio utilizando uma estrutura de pessoas comum. Estamos presentes em Portugal, onde iniciámos atividade e onde estamos sediados. Aqui é a nossa base. 

A nossa estratégia de internacionalização passou pela abertura de uma estrutura em Moçambique, mercado onde temos presença física e pela criação de parcerias estratégicas específicas em outros mercados, como é o caso de Angola, Cabo Verde, Emirados Árabes Unidos, etc… Acreditamos que  a internacionalização é o caminho para as empresas portuguesas, e nós não somos exceção, contudo o modelo de internacionalização é mais eficiente através de parcerias locais e com que conhece efetivamente o mercado.

No nosso pipeline está também a internacionalização para Espanha, onde estamos a dar os primeiros passos associados a parceiros locais.

 Os nossos princípios e valores regem a nossa conduta e ação perante os nossos clientes, fornecedores, colaboradores e demais stakeholders. Os nossos objetivos passam por continuarmos a ser uma referência a nível nacional, consolidando a nossa posição no mercado nacional e, obviamente, crescermos noutros mercados. Os fatores de sucesso na BSPOT são a qualidade, o serviço ao cliente, soluções à medida, diferenciação, preços competitivos, compromisso, rigor e transparência e serviço Pós-venda.

 

O intuito de qualquer empresa é estabelecer uma relação de proximidade com o cliente. Qual é a importância que a BSPOT dá aos seus clientes e como se adaptam às mudanças no comportamento do consumidor e às tendências do mercado?

Na BSPOT, o cliente é o que nos faz respirar, é aquilo que nos faz correr.  Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado e, portanto, temos uma preocupação diária e contínua na procura da sua satisfação plena. Por outro lado, o melhor marketing que podemos ter é o “passa palavra positivo” que os clientes passam para o mercado. 

Ao longo destes 15 anos, a BSPOT tem tido um crescimento significativo, o que nos traz responsabilidades acrescidas, mas também a certeza de que estamos a fazer um caminho sério, sólido e responsável.  No mercado B2B, onde estamos inseridos e que é cada vez mais exigente, procuramos acompanhar as mudanças e as tendências do mercado trabalhando, de uma forma estreita e colaborante, com o cliente, de acordo com as suas necessidades. 

Fazem parte dos nossos clientes a Portugal Dutty Free, Lufthansa LGSP, Hy Fly/Springjet, TD Hotels, Grupo Altis, Grupo UIP, Grupo HPA, Carris,  C. Santos VP, JNCQUOI entre outros. 

 

A BSPOT foi distinguida como SCORING TOP 10 2022 (Melhores PME do Setor), pelo 2.º ano consecutivo e, simultaneamente, como SCORING TOP 5 2022 (Melhores PME de Portugal). Que estratégias aplicaram na empresa para merecerem este destaque? Qual a importância dessas certificações e distinções para a imagem e notoriedade da BSPOT?

As distinções têm sempre um significado especial na vida das empresas e na BSPOT não é diferente. Ficamos honrados e gratos pelas distinções e isso tem uma grande importância para todos nós. Tal é reflexo e consequência de todo o trabalho, esforço, empenho e dedicação de toda a equipa. As distinções trazem também mais responsabilidades para as nossas pessoas. Queremos sempre fazer mais e melhor. Procuramos sempre fazer diferente e melhorar permanentemente os nossos processos. Estamos focados e comprometidos numa perspetiva de “melhoria continua” visando a eficiência, consequente da redução de custos, aumento da produtividade e que, no final do dia, se traduz em melhor qualidade de serviço prestado ao cliente.

 

O design é um pilar fundamental para a garantia de qualidade. Porque é que o processo criativo é um passo importante na BSPOT?

Na divisão Têxtil, onde começámos, a criatividade do designer é a base de todo o processo. Este inicia-se com o briefing do cliente, pesquisa, desenvolvimento da proposta criativa, apresentação ao cliente, discussão de ideias, aprovação final e entrega do projeto de design. 

Ter boas ideias e alcançar aquilo que é o ADN do cliente representa um desafio diário na medida em que procuramos respeitar e assegurar a identidade e cultura. Ainda assim, procuramos sempre introduzir um “cunho Bspot”, caracterizado por largos anos de experiência no mercado.

Por outro lado, temos o cuidado e a responsabilidade na escolha das matérias-primas também sustentáveis, pois somos uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e, acima de tudo, queremos que o utilizador se sinta confortável, feliz e satisfeito. São muitas as horas que passamos a trabalhar e se não estivermos confortáveis, obviamente que não seremos produtivos. É isto que tentamos passar para os nossos clientes e parceiros. Para além da imagem da organização e da identidade dos nossos clientes, o nosso foco são as pessoas.  

 

A Andreia Vilela abraçou este projeto há um ano e já marcou a diferença com o seu cunho pessoal. Como é que a sua postura profissional e criatividade têm contribuído para o sucesso da empresa?

Abracei o projeto BSPOT há sensivelmente um ano, fui muito bem acolhida e a minha integração foi rápida, pois senti que eu e a empresa tínhamos os mesmos objetivos. É o desafio constante que me mantém motivada e focada em querer fazer melhor e diferente. Trabalhar com indústrias tão diversificadas e ter a capacidade de ter novas ideias, inovar e propor soluções é algo que me deixa realizada. Por natureza sou uma pessoa curiosa e persistente, não sou de desistir e procuro sempre dar o meu contributo da melhor forma possível.

Por fim, não poderia terminar esta entrevista sem dizer que nada disto seria possível sem o apoio, a orientação e a visão estratégica da BSPOT e, portanto, quero deixar aqui uma palavra de apreço e agradecimento a toda a equipa da BSPOT por ser uma equipa dinâmica, profissional, competente e dedicada e que me apoiam e ajudam diariamente a crescer profissionalmente e pessoalmente.

 

You may also like...