Glovo reforça missão de dar acesso aos portugueses, a tudo nas suas cidades

Pedro Sobral, Diretor-Geral da Glovo Portugal, destaca a simplificação da vida dos consumidores e a promoção de parcerias locais através da aplicação, enquanto antecipa os planos para 2024.

 

Pedro Sobral, Diretor-Geral

 

 

O Pedro é o Diretor-Geral da Glovo desde setembro de 2023. Anteriormente, liderava o departamento global de Brands Ads da Glovo, em Espanha. Como esta experiência anterior contribui para a sua posição atual de liderança?

Sem dúvida que a minha experiência enquanto responsável da área de Brands Ads na Glovo, a nível global, me ajudou a crescer enquanto pessoa e profissional e me ajudou a ganhar valências e ferramentas, que hoje me são úteis, enquanto diretor geral. A experiência de gerir uma área de negócio e uma equipa distribuída por 25 países, com culturas e formas de estar muito distintas, trouxe-me várias perspetivas e ajuda-me, agora, a olhar para problemas e oportunidades através de lentes diferentes. Enquanto líder da Glovo Portugal, e de uma equipa de cerca de 120 pessoas, é essencial perceber os vários pontos de vista, as diferenças entre pessoas, e continuar a cultivar aquilo que é o nosso ponto mais forte: a cultura. Temos uma cultura lean, de inovação, agilidade, disrupção, de não ter medo de fazer mais e melhor. Para manter esta cultura organizacional forte é crucial que os colaboradores tenham não só oportunidades, mas, também, ferramentas para crescer com a empresa. É este o nosso maior desafio.

A app da Glovo nasceu com o objetivo de transformar a forma como os utilizadores conseguem o que precisam. De que maneira a app facilita a experiência do utilizador?

Um cliente que encontra aquilo que procura na app, ao melhor preço, de uma forma conveniente, paga como quer e recebe sem sobressaltos e rápido, é um cliente satisfeito. Os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos. O tempo das encomendas de comida por telefone, restringidas aos pedidos de pizza, e que levavam mais de uma hora, acabou. Com o aparecimento das novas plataformas digitais os hábitos de consumo foram mudando, devagar, até que surgiu a pandemia, um verdadeiro catalisador destas novas necessidades e de novas formas de consumir. Hoje, com a Glovo, o utilizador tem acesso a todo o tipo de produtos disponíveis na sua cidade, em 30 minutos e com preços competitivos: Um hambúrguer do h3, do McDonald’s ou do Burger King, um cabaz de compras do Pingo Doce ou Continente, um ramo de flores da florista local, um telemóvel da Fnac ou, até, um pastel de nata da Manteigaria. A nossa missão é mesmo esta: dar acesso aos portugueses a tudo o que está disponível nas suas cidades. Muitos destes parceiros, como é o caso do H3, Pingo Doce ou Fnac, trabalham apenas com a Glovo. Ou seja, só através do nosso serviço é que o cliente recebe os seus produtos ou refeições em casa. Por outro lado, e dado o contexto económico difícil para os portugueses, vamos continuar a investir para manter as taxas de entrega mais baixas do mercado, também através do nosso programa de fidelização, Glovo Prime. Esta é uma subscrição em que os clientes não pagam taxas de entrega, independentemente do número de pedidos que façam, seja para refeições, supermercado, electrónica ou qualquer outro produto disponível, além de terem acesso a descontos exclusivos – isto tudo sem exigir ao cliente uma compra acima do normal. Ainda na ótica de facilitar a experiência dos nossos clientes, destacamo-nos por ser a aplicação mais acessível do mercado, também em relação a pagamentos. Exemplo disso é o facto de sermos os únicos a disponibilizar aos clientes o pagamento em dinheiro, além de termos, naturalmente, todas as outras opções como cartão de crédito e débito, Apple e Google Pay, e MB WAY. Por fim, tudo isto só poderia ser possível graças a um investimento contínuo em tecnologia, que nos permite melhorar ferramentas para melhor servir clientes, estafetas e parceiros.

A Glovo pretende ter um impacto positivo nas cidades, nas comunidades e no ambiente. De que forma a cultura interna da empresa gera um crescimento social responsável e amigo do ambiente?

A Glovo vem dar resposta a um conjunto de novas necessidades dos clientes que têm hoje acesso a uma conveniência sem precedentes. Naturalmente, estas novas ocasiões de consumo impactam os nossos parceiros que veem o seu volume de negócios crescer e que adaptam as suas operações e quadros para conseguirem dar resposta. Por outro lado, impacta de forma positiva os estafetas, que, de uma forma independente e flexível, têm acesso a uma fonte de rendimento. Acreditamos que o equilíbrio entre estes três grupos é essencial para o nosso sucesso. Ter um impacto positivo nas cidades e na comunidade é algo que consideramos fulcral enquanto empresa e que está espelhado nos nossos valores e programas de responsabilidade social e ambiental que implementamos ao longo do ano. Um dos nossos programas, o Glovo Local, foi concebido para apoiar os nossos parceiros. A grande maioria são PMEs que, por vezes, precisam de um apoio extra no processo de digitalização. Nesse sentido, o Glovo Local surge como uma solução desenhada para ajudar essas PMEs a digitalizarem-se, com uma série de ferramentas que permitem a todos os parceiros gerir melhor o seu negócio, tanto online como offline, e controlar a experiência de compra. Temos, também, o Glovo Access, um projeto que estabelece parcerias com organizações não governamentais, que têm acesso à nossa plataforma logística para fazerem entregas e recolhas daquilo que mais precisam. Estamos neste momento na fase de angariar parcerias com ONGs essenciais em Portugal. Numa vertente mais ligada ao ambiente, temos vindo a investir na conversão das embalagens utilizadas pelos nossos parceiros, para que passem a utilizar embalagens sustentáveis. Este projeto resultou num aumento de 200% no número de parceiros que começaram a utilizar embalagens sustentáveis.

 

 

O prémio Escolha do Consumidor é um selo de confiança por parte dos clientes. Qual é a importância de receber esta certificação?

Este prémio reflete a confiança e preferência dos consumidores portugueses na Glovo. Enquanto empresa tecnológica tentamos proporcionar aos clientes uma experiência única, pelo que este prémio surge como uma validação daquilo que é a nossa proposta de valor: dar acesso aos portugueses, a tudo nas suas cidades, em menos de 30 minutos.

A nível de mercado, qual é o posicionamento atual da empresa e o que a diferencia das restantes?

Vemos o aparecimento de novas empresas e a evolução das atuais como algo de muito positivo. Faz parte e é importante a existência de concorrência para que as empresas não fiquem estagnadas e se adaptem à constante evolução do mercado. Obriga-nos a reinventar e a estarmos na linha da frente. Apesar de sermos uma plataforma multicategoria desde o primeiro dia – pioneiros e líderes neste aspeto – temos reforçado cada vez mais a aposta em aumentar o leque de produtos que oferecemos e, além de restaurantes, temos supermercados, farmácias, floristas, lojas de roupa e de outros setores. Contamos ainda com o serviço de envios personalizados que possibilita o envio de artigos de um local para o outro. Diferenciamo-nos, também, pelo conjunto de inúmeros parceiros, de norte a sul do país, que só estão disponíveis na Glovo. Exemplo disso são os restaurantes como o H3, Boa-Bao, Italian Republic, Manteigaria, Time Out Market, supermercados como o Pingo Doce e o Aldi e lojas como a Fnac, entre tantos outros. Orgulhamo-nos do nosso programa de fidelização, o Glovo Prime, que foi pioneiro no mercado nacional. Ainda nesta linha, orgulhamo-nos de termos sido os primeiros a lançar um programa de fidelização numa plataforma digital como a Glovo, neste caso, com o H3. Cada refeição adquirida no h3, através da Glovo, equivale a um ponto na app H3. Esta foi a primeira vez que investimos num projeto desta natureza, ao lançarmos a integração de sistemas de loyalty. Com o sucesso deste projeto, avançámos também para a integração do Cartão Continente, um dos maiores programas de fidelização em Portugal. Para nós, um cliente que encontre aquilo que procura na app, ao melhor preço, de uma forma conveniente e ainda recebe naquele que é um tempo razoável, é um cliente satisfeito. É para esta experiência que trabalhamos diariamente.

Em relação ao ano de 2023, qual é o balanço que fazem? E sobre 2024?

O balanço de 2023 é muito positivo. O crescimento, acima de 30%, revela a confiança e satisfação dos utilizadores com a Glovo. Em 2024, queremos focar-nos na consolidação do nosso negócio e isso significa disponibilizar mais e melhor conteúdo aos utilizadores, ao melhor preço e de forma cada vez mais rápida e previsível. Além disso, este ano ficará marcado pela nossa aposta no Glovo On-Demand, uma solução de entregas rápidas para pedidos realizados a partir do canal próprio (site ou app) dos parceiros e empresas. Esta opção permite que a relação direta com o cliente seja mantida por estes estabelecimentos, enquanto a Glovo disponibiliza acesso à tecnologia, que já está a ser usada por algumas das maiores cadeias de restauração a nível nacional. Esta ferramenta está disponível para todo o tipo de estabelecimentos comerciais sem qualquer limitação – restaurantes, lojas, supermercados, entre muitos outros. Com este serviço, pretende-se fomentar o crescimento das empresas através da flexibilidade para lidar com horários de pico de procura, ou mesmo poder disponibilizar nos sites próprios mais uma opção para que os clientes escolham com que rapidez querem receber os seus produtos.

 

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