Whirlpool: uma experiência intuitiva
Lluis Diaz, Marketing Manager da Whirlpool Ibéria, em entrevista destaca a inovação e o equilíbrio perfeito entre intuição, performance e design como pilares do sucesso.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Whirlpool foi distinguida Escolha do Consumidor. Esta é uma motivação para continuar a disponibilizar soluções avançadas que conseguem sentir e antecipar as necessidades do consumidor?
Receber o Prémio Escolha do Consumidor com uma classificação tão elevada é a melhor forma de saber que, com os nossos produtos, estamos a responder às necessidades dos consumidores no seu dia a dia. Para nós é muito importante que o Prémio Escolha do Consumidor seja o reflexo da avaliação dos consumidores e que nos reconheçam pelo terceiro ano consecutivo como a marca que escolheriam para comprar a sua máquina de lavar roupa, o que nos permite ter mais certezas de que estamos a tomar boas opções e continuamos no caminho certo para estarmos presentes em cada lar. Este resultado consolida o conhecimento adquirido e dá-nos diretrizes para continuarmos a pesquisar e a desenvolver eletrodomésticos inovadores que facilitem as tarefas em casa.
O segredo do sucesso assenta no equilíbrio perfeito entre intuição, performance e design?
Sim, podemos dizer que o segredo do êxito é a combinação dos nossos pilares enquanto empresa, mas essa fórmula tem resultados graças ao desenvolvimento de investigação e pesquisa que permite entender as necessidades dos consumidores, que são o centro de cada projeto de inovação do Grupo Whirlpool, cujo objetivo é proporcionar ao consumidor um maior conforto e facilidade em sua casa.
Por isso, criar uma experiência intuitiva na interação com os eletrodomésticos, é essencial para a Whirlpool. Desenhamos eletrodomésticos acessíveis, para um dia a dia mais confortável e sem esforço. Por exemplo, as funções automáticas das nossas placas de indução tornam a cozinha muito mais simples, simplificando cada etapa. A inovação é, sem dúvida, um pilar fundamental da nossa marca. As tecnologias e recursos exclusivos oferecem um desempenho superior a todos os nossos equipamentos, garantindo sempre resultados da mais elevada qualidade. Por exemplo, a gama de máquinas de lavar roupa Supreme Silence possui a Tecnologia 6º SENTIDO, que é responsável pela poupança de recursos energéticos, e o Motor Zen, que permite alcançar uma tranquilidade total em casa graças ao seu baixo nível de ruído.
Por último, os acabamentos e materiais premium conferem aos eletrodomésticos Whirlpool um design único. Cada detalhe dos nossos produtos, combina de forma perfeita o design de vanguarda aliado à melhor comodidade para o consumidor.
A gama Supreme Silence pode ser o complemento perfeito para qualquer casa moderna?
A gama Supreme Silence responde à necessidade de encontrar o bem-estar em casa, melhorando e facilitando as tarefas diárias, e permitindo encontrar um lugar de paz onde os elementos que nos rodeiam não interfiram no nosso descanso ou nos bons momentos com a família e que, ao mesmo tempo, tenha uma pegada ambiental mínima. Todas estas preocupações fazem parte das preocupações dos nossos consumidores e graças à inovação podemos continuar a satisfazê-las. Inovámos para desenvolver a máquina de lavar mais silenciosa graças ao Motor com Tecnologia Zen que permite que o ruído da centrifugação – de apenas 65dBA – não nos incomode enquanto desfrutamos de um jantar, descansamos ou – o que é cada vez mais comum – trabalhamos em casa. Além disso, não nos esforçámos apenas para obter um motor silencioso, mas também para garantir a máxima durabilidade. Quanto aos cuidados com a roupa, oferecemos uma ampla gama de programas de acordo com o tipo de tecidos e cores. Para além disso, num contexto em que a preocupação com a higiene aumentou, incorporámos a utilização de funções com vapor para obter uma higiene extra eliminando bactérias, refrescar a roupa sem lavá-la ou a função FreshCare+ que mantém a roupa 100% fresca, mesmo quando se esquece de a retirar da máquina no final do ciclo. Por outro lado, os consumidores são cada vez mais conscientes da importância do consumo e da gestão dos recursos energéticos. É por isso que a Supreme Silence oferece um conjunto de tecnologias inovadoras que ajudam a reduzir o consumo de energia, água e detergente. A Tecnologia 6º SENTIDO controla constantemente a roupa para reduzir o consumo de água e energia ajustado à carga de forma a não desperdiçar recursos. Como novidade incluímos também o sistema AutoDose que permite a dosagem automática do detergente em cada ciclo de lavagem para utilizar apenas a quantidade necessária. Dado o nosso compromisso de oferecer produtos cada vez mais sustentáveis, a Whirlpool utiliza materiais que impliquem um menor impacto no meio ambiente. A nossa gama de máquinas de lavar roupa Supreme Silence conta com 87% de componentes recicláveis no final da sua vida útil, sendo um exemplo de produto sustentável.
Por fim, o design funcional e os acabamentos dos materiais também são uma parte fundamental deste lançamento. Em suma, uma gama de máquinas de lavar roupa que surpreenderá do lado de fora, mas que em termos de desempenho será a mais completa que temos na nossa gama.
A Whirlpool é uma marca de referência, porque incorpora tecnologia do amanhã com as necessidades futuras, a pensar na sustentabilidade e nas gerações vindouras?
A Whirlpool possui uma grande preocupação em proporcionar produtos sustentáveis para as gerações atuais e futuras e persegue, incansavelmente, o objetivo de ser uma empresa sustentável. Em termos de produto, estamos sempre a aprimorar a forma como podemos manter o consumo mínimo com o mais elevado desempenho. Por exemplo, estamos imersos num projeto para melhorar a eficiência energética dos nossos produtos, minimizando o consumo doméstico ao máximo.
A nível corporativo, a Whirlpool iniciou o seu compromisso com a sustentabilidade há mais de 50 anos, incorporando esse conceito em todos os processos da sua cultura empresarial: design de produtos, produção, distribuição e marketing. Apesar do difícil contexto causado pela pandemia, conseguimos avançar, de forma muito significativa, na nossa estratégia ambiental. Durante o ano de 2021, ratificámos o nosso compromisso global de atingir a meta de zero emissões nas nossas fábricas e operações até 2030. O compromisso abrangerá mais de 30 unidades fabris e grandes centros de distribuição em todo o mundo. A Whirlpool estabeleceu uma das maiores metas de circularidade do sector em toda a Europa no que concerne à reciclagem: atingir 18% de plástico reciclado em todos os seus produtos e embalagens na região EMEA até 2025.
Lluis Diaz é Marketing Manager da Whirlpool Ibéria, desde dezembro de 2020. Que avaliação faz deste percurso e que objetivos assumiu para 2022?
Em dezembro de 2020, estávamos num período socioeconómico difícil gerado pela pandemia mundial que afetou todos os sectores e indústrias. No caso do sector de eletrodomésticos, enfrentamos dificuldades logísticas e de matéria-prima, enquanto a procura dos consumidores aumentou e os eletrodomésticos se tornaram essenciais nas nossas casas, onde passamos mais tempo e desenvolvemos novos hábitos, surgindo novas necessidades na nossa vida quotidiana. Com toda esta situação, colocámos todo o nosso esforço em trabalhar diretamente com os nossos distribuidores, oferecendo-lhes apoio face às suas necessidades e também às dos nossos consumidores. E a verdade é que, apesar do contexto global, continuámos a inovar e a lançar novos produtos no mercado, o que nos permite continuar a ser uma marca de referência para os consumidores. Para 2022, queremos continuar com um crescimento rentável como visão estratégica. O objetivo é continuar a estar entre os líderes do sector em todas as categorias, com um compromisso claro baseado em três prioridades: criar valor nos produtos de instalação livre, crescer na categoria de cozinha e ser referência no omnicanal para distribuidores e consumidores.