“Existe uma crescente preocupação e valorização da família”

Vitória Salvado, Coordenadora do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR)

Vitória Salvado, Coordenadora do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), esteve à conversa com a Business Portugal onde fez saber qual é o propósito do Observatório e que medidas é que estão disponíveis para ajudar as famílias.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) nasce em 2008 pela mão da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN). No entanto, as suas preocupações são bem mais abrangentes, tal como explica Vitória Salvado, tendo em conta que “pretende acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas implementadas pelas autarquias em matéria de responsabilidade familiar, criando também medidas para todas as faixas etárias, nomeadamente, para os mais idosos”, refere. Além disso, a sua missão passa por promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que lhes deem resposta de forma abrangente, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação das gerações e a sustentabilidade do País.
Para isso, o OAFR conta com uma equipa constituída por profissionais de diferentes áreas do saber que se regem pelos valores da integridade, parceria, ética, imparcialidade, transparência, responsabilidade e excelência.

Apoios disponíveis
“As tarifas sociais e as tarifas familiares dos serviços básicos são medidas muito importantes para as famílias portuguesas”, começa por dizer Vitória Salvado. A primeira permite que famílias com menores recursos financeiros consigam aceder aos serviços essenciais. Já com a tarifa familiar, as famílias numerosas não são penalizadas pelos tarifários, que ao ter em conta o número de elementos no seu agregado, torna o preço por pessoa, em cada casa, mais justo. Também o IMI familiar é um dos apoios a destacar uma vez que é dos mais utilizados e valorizados pelas famílias.

Autarquias cada vez mais preocupadas
Tem-se vindo a assistir a uma evolução no que concerne à preocupação dos municípios para com as suas famílias. No ano de 2021, 84 concelhos foram distinguidos com bandeira verde por investirem em políticas de apoio às famílias, mais três do que no ano anterior e a tendência é para continuar a aumentar. Estes dados deixam os membros do Observatório muito satisfeitos e cientes do papel importante que têm desempenhado, “temos recebido um feedback muito positivo, percebemos que ajudamos as autarquias a ter uma visão global e integradora das medidas que são implementadas nos diferentes departamentos e que posteriormente todo esse trabalho exaustivo é divulgado e pode ser consultado por qualquer pessoa. A divulgação na plataforma do que é e do que foi implementado em cada município é fundamental na medida em que permite estabelecer redes de partilha de know-how, entre as autarquias”, afirma Vitória Salvado.

Sonho passível de se tornar realidade
O OAFR ambiciona ver, um dia, todas as autarquias reconhecidas pelas suas práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar. Ainda assim, reconhecem que o caminho a percorrer é longo, alertando para a necessidade de “estabelecer/fortalecer relações de proximidade, confiança e partilha entre o Observatório e as autarquias e também entre as diferentes autarquias”, explica.

You may also like...