“Foco na adaptação às novas realidades”

Em entrevista, Manuel Lourenço, Diretor-Geral da ESPAÇO MECÂNICO, falou sobre o percurso da empresa e sobre a importância de satisfazer as necessidades dos clientes.

O ESPAÇO MECÂNICO conta já com 30 anos de experiência no mercado. Conte-nos como tem sido o percurso desta empresa, desde a sua fundação até aos dias de hoje.

Desde a sua criação, em 1992, pelo Sócio-Fundador, Eng. Manuel Lourenço, o ESPAÇO MECÂNICO, S.A. passou de uma empresa regional para uma estrutura com projeção nacional e internacional, através da nossa delegação em Benguela, em Angola, de marcas exclusivas para representação em Portugal, pontos de venda dispersos no país e rede de concessionários oficiais.

No seu início, o ESPAÇO MECÂNICO começou por distribuir a marca CATERPILLAR para alguns concelhos do distrito de Santarém. Com as contingências económicas sentidas em 2008, a empresa instalou-se noutro mercado, na época, bastante dinâmico, criando a sua Delegação no continente africano, em Benguela.

Hoje, representamos marcas, como a DOOSAN e BOBCAT, para quatro distritos e, desde 2016, estabelecemos parcerias comerciais com marcas de prestígio, para a comercialização no mercado português, em regime de exclusividade. As marcas selecionadas foram a MST e a AUSA.

Para consolidar a comercialização dos equipamentos, o ESPAÇO MECÂNICO sempre deu valor ao serviço pós-venda. Através do balcão de peças e dos serviços de assistência técnica, a empresa é reconhecida como referência no sector, com cobertura nacional e 35 colaboradores, distribuídos pela sede, no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, uma filial comercial e balcão de peças em Leiria, e um escritório comercial em Lisboa, perfazendo um total de 5.000m2 de área comercial e serviços pós-venda, com um ritmo de crescimento de 12,8% por ano, nos últimos 5 anos.

 

Para além da comercialização e assistência técnica, fazem o aluguer de máquinas industriais. Como é que funciona este serviço?

O foco principal da atividade da empresa é a comercialização de equipamentos novos, mas pontualmente surgem oportunidades para o aluguer de equipamentos, em que, sendo uma mais-valia para o cliente, podemos responder assertivamente. As possibilidades financeiras que oferecemos aos nossos clientes são variadas: estabelecemos protocolos com entidades bancárias que oferecem campanhas de Renting (Aluguer Operacional) ou Leasing, para viabilizar as soluções mais adequadas e que respondam às necessidades mais prementes dos nossos clientes.

 

Acredita que o sucesso da empresa está ligado à preocupação que têm com os clientes, nomeadamente no que concerne ao serviço de assistência pós-venda?

O ESPAÇO MECÂNICO tem, atualmente, um espaço oficinal que permite realizar todo o tipo de intervenções mecânicas, hidráulicas e elétricas, das mais elementares às mais exigentes. Temos uma equipa de Técnicos de Especialistas e Viaturas Oficina que possibilitam fazer uma cobertura nacional, ao que os clientes recorrem, para prestar serviços de assistência técnica programada ou corretiva. É, cada vez mais, do entendimento comum o custo que um equipamento em quebra de operação tem para a rentabilidade das empresas. É um dos fatores que levam os clientes a reconhecerem a competência da empresa, para evitar estas paragens, penalizações associadas, e o seu tratamento assertivo.

 

Descreva a equipa do Espaço Mecânico. Qualidade, competência e eficiência são as características que melhor vos identificam?

A nossa equipa está focada no serviço ao cliente. Em todas as jornadas e processos temos foco na melhoria continua e adaptação às novas realidades, dúvidas e necessidades do cliente. As ações que correm menos bem são alvo de análise interna, e implementação de mudanças para que não se repitam. O exposto aplica-se a todos os intervenientes no processo e todos os departamentos da empresa. Se estas ações se traduzem em qualidade, competência e eficiência, os nossos clientes e colaboradores são as melhores pessoas para responder.

 

Este verão marcaram presença na Feira Nacional de Agricultura que se realizou sob o lema “Bem-vindo ao futuro”. É importante acompanhar as tendências no que diz respeito à tecnologia e inovação, no sentido de puderem apresentar as melhores soluções aos clientes?

Sempre existiu, desde o início, a preocupação em oferecer aos clientes do ESPAÇO MECÂNICO, as melhores soluções de marcas e serviços: as mais eficientes, evoluídas, competitivas e recentes. As participações nestes eventos, mais do que apresentar novos produtos e novas tendências, servem para “sentir o pulso” do mercado e dos clientes às apresentações que estamos a produzir e questionar-nos, constantemente, sobre quais são as demandas que procuram. Gestão remota, consumos otimizados, baixos custos de manutenção, conforto do operador, fatores ambientais e serviço pós-venda eficiente são as soluções que são oferecidas pela empresa aos seus clientes.

 

Falamos de uma empresa que é já uma referência no sector, a nível nacional (e não só). Assim sendo, para o futuro, que novidades podemos esperar?

No que respeita a novas tecnologias associadas ao sector, a questão que os clientes mais colocam é sobre soluções em equipamentos elétricos. A preocupação com os baixos custos de manutenção, consumos e emissões é uma constante e fará a diferença no futuro. O nosso objetivo é estar sempre na vanguarda da resposta às exigências dos clientes e o ESPAÇO MECÂNICO é pioneiro na distribuição de equipamentos elétricos, na gama de produtos mais representativos que comercializa – as Carregadoras Compactas de Rodas. Estabelecemos, neste final de ano, uma parceria comercial com a empresa FIRST GREEN, que desenvolveu tecnologia neste tipo de equipamentos, para a representação exclusiva para Portugal da marca, vincando, uma vez mais, o seu caráter inovador neste sector. Mas, mais novidades se avizinham.

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