Empenho, determinação e garra como chave do sucesso

Maria João Serras, CEO do Grupo João Serras, em entrevista à Revista Business Portugal, dá a conhecer o universo da organização que valoriza parcerias sólidas com os seus clientes e fornecedores, sublinhando que a confiança que centenas de clientes depositam no grupo é o seu principal objetivo.

Maria João Serras, CEO

João Serras, Fundador

 

Há quanto tempo a Maria João se encontra a gerir a empresa João Serras e qual foi o seu percurso profissional?

Na verdade, desde pequena que sempre pensei em trabalhar com o meu pai, mas sempre fui uma amante das ciências e dos animais, por isso a Medicina Veterinária encaixava-me que nem uma luva. Terminei o curso com distinção e fiquei a trabalhar num Hospital Veterinário, mas com o passar dos anos percebi que levava uma vida rápida, cheia de longos turnos e longe da família e dos amigos. Apesar de ter optado por essa carreira tinha perfeita noção que o meu destino era “acabar no mundo da borracha”, mas nunca pensei que fosse tão cedo. No fim de 2021, achei que realmente precisava de mudar de vida e iniciei uma pós-graduação em Gestão Empresarial para me juntar ao meu pai em janeiro de 2022. Teríamos feito uma dupla perfeita, o meu pai sempre foi um ás a negociar e vender e eu queria dedicar-me à gestão e controlo interno. Tinha tudo para ter dado muito certo, mas dois meses após me juntar a ele, a vida pregou-nos uma rasteira e ele faleceu de forma repentina. Foi duro, muito duro, ainda o é, por vezes, mas cada passo que dou, dou-o a acreditar que um dia iremos voltar a conversar e que ele vai estar orgulhoso desta caminhada.

A João Serras – Comércio de Pneus e Combustíveis tem uma longa história no mercado nacional, operando desde 1985. Quais foram as principais conquistas ao longo dos anos para garantir o sucesso contínuo nos setores de pneus e combustíveis?

Em primeiro lugar, é de salientar que estou na empresa fundada pelo meu pai, desde o início de 2022, o que significa que fui sempre acompanhando as vitórias e os “desassossegos” dele de perto a nível emocional, mas nunca numa ótica profissional. Ainda assim, diria que o sucesso advém da mistura de ingredientes determinantes em qualquer negócio: empenho, dedicação, resiliência, determinação e garra. Características que definem na perfeição a forma como o meu pai sempre se dedicou à empresa que criou de raiz. Ao longo dos anos, a empresa foi crescendo de forma sustentável, hoje em dia faturamos 30 milhões e contamos com 60 colaboradores. Diria que as conquistas foram várias, desde a expansão do negócio para diferentes localizações do país (Mação, Estremoz, Fundão, Castelo Branco e Évora) à introdução da revenda do combustível que acabou por ser uma das melhores decisões tomadas até hoje, na minha opinião. Obviamente, não foram só conquistas e houve também algumas derrotas pelo caminho, oficinas que abriram e tiveram de fechar e clientes de combustível que se perderam por concorrência agressiva e nem sempre leal. Mas o sucesso é isso mesmo, valorizar as conquistas e aceitar e aprender com as derrotas.

Quais são os serviços que oferece, sendo uma empresa que lida tanto com pneus como combustíveis? Como é que vê o equilíbrio entre esses dois segmentos de negócios em relação à lucratividade e procura? E quais são as estratégias que a empresa emprega para se destacar em ambos os mercados?

Importamos e exportamos pneus multimarca, efetuamos serviços rápidos (alinhamento de direção, equilibragem, reparação de furos, substituição de óleo e filtros, polimento e focagem de faróis, entre outros) e dispomos de viaturas de assistência devidamente equipadas em todas as nossas oficinas. As nossas oficinas de Fundão, Castelo Branco e Évora oferecem também serviços de mecânica especializada (diagnósticos auto, substituição de amortecedores, distribuição, embraiagem).

Comercializamos combustível em postos próprios (Mação e Palvarinho) e a granel para empresas, particulares e postos de combustível. Apesar da nossa atividade se distribuir por dois setores diferentes, são setores que se complementam, o que nos permite ter uma vantagem competitiva relativamente aos nossos concorrentes que apenas se dedicam a uma destas áreas de negócio. Para nos destacarmos em ambos os mercados diria que a nossa estratégia assenta principalmente em quatro pilares: rapidez, eficácia, qualidade e proximidade.

 

 

A empresa é parceira ativa da rede de oficinas FirstStop. Como é que essa parceria impactou o crescimento e a presença da empresa no mercado? Quais são os benefícios tangíveis que essa associação trouxe?

Integrar a rede de oficinas Firststop é praticamente como ter um “selo de qualidade” no que toca à substituição e montagem de pneus e manutenção automóvel, o que obviamente acabou por colocar a empresa João Serras no mercado com um “novo visual”. A Firststop permite-nos diversificar e desenvolver o nosso negócio na direção que pretendemos, com um alto nível de liberdade e independência, mas está sempre ao nosso lado para nos apoiar em todas as nossas iniciativas e nos ajudar a concretizar as nossas ideias.  Têm sido excelentes parceiros, apoiam-nos desde a formação ao marketing e ainda estabelecem contactos com frotas e empresas de leasing/renting com as quais podemos celebrar protocolos.

Pode falar mais sobre a assistência técnica a frotas que oferecem? Como funciona e quais são os principais benefícios para os clientes?

Todas as nossas oficinas têm viaturas devidamente equipadas para prestar serviço de assistência. A João Serras pretende com este serviço reduzir os custos operacionais das empresas, evitando imobilizações desnecessárias dos veículos e tempos de espera longos, uma vez que uma paragem não programada pode dar origem a prejuízos elevados. O principal objetivo é fornecer um serviço de assistência técnica de qualidade e eficiente para os nossos clientes, a qualquer hora, em qualquer lugar.

 

A empresa também se dedica à distribuição de combustíveis e à venda de depósitos. Quais são os desafios logísticos e de gestão que enfrentam nesse setor? Como é que a empresa garante a qualidade e segurança nesse processo?

O principal desafio deste setor diria que é a volatilidade dos preços, vivemos uma nova realidade que não nos permite continuar a agir com a lógica do passado. A verdade é que tivemos de nos reinventar na forma de gerir este negócio, mantendo o nosso principal foco: atender as necessidades dos nossos clientes.

Trabalhamos com fornecedores confiáveis, os quais garantem a qualidade do combustível de acordo com os padrões e regulamentos exigidos pelas autoridades competentes e, em quantidades suficientes, para atender as necessidades dos nossos clientes. Para além do referido ainda desenvolvemos um atendimento personalizado e um serviço de distribuição com uma frota qualificada, sustentável e certificada.

A empresa opera em várias localizações, incluindo cinco espaços dedicados a pneus e dois postos de combustível. Como é que conseguem manter essa presença geográfica tão ampla e atender a tantos clientes em todo o país?

Sem dúvida que essa questão é um dos nossos maiores desafios, estar em todo o lado ao “mesmo tempo” é muito complicado, mas a João Serras tem a sorte de ter excelentes representantes em cada uma das localizações. Em cada uma das oficinas existe um responsável de loja qualificado e experiente para garantir a qualidade dos nossos serviços.

Eu tento estar presente em todo o lado e reúno com frequência, semanalmente ou quinzenalmente, com cada um deles para abordarmos questões relevantes e gerirmos expectativas e conflitos. Eu acredito que se as pessoas estiverem bem, a equipa vai estar bem e por consequência os clientes vão estar bem com a empresa. Apesar da distância entre as nossas oficinas e os nossos postos há uma proximidade entre as pessoas da equipa que têm um objetivo comum: servir bem o cliente e prestar um serviço de qualidade.

A sustentabilidade ambiental é um tema da atualidade, como é que a empresa se está a adaptar a esta nova realidade?

Para nós a sustentabilidade ambiental já faz parte do “vocabulário” há bastante tempo. A empresa integra a rede de recolha de pneus usados da Valorpneu e no que concerne aos resíduos das nossas oficinas somos aderentes da Sogilub (recolha de óleos usados) e do Electrão (recolha de embalagens). Neste sentido contamos ainda com a Valnor na recolha de papel e embalagens e com os serviços de consultoria ambiental da Natureza Verde.

Temos consciência que ainda há muito a fazer e que este tema será cada vez mais valorizado nas organizações, por isso estamos em fase de projeto de instalação de carregadores elétricos e painéis fotovoltaicos.

Existe planos de expansão ou melhoria dos serviços oferecidos nas diferentes localizações?

O nosso principal foco tem sido rentabilizar e melhorar os serviços, tanto a nível das nossas oficinas como a nível da gestão e logística do combustível. No entanto, penso que expansão faz parte do projeto de qualquer empresa e, como tal, até ao final do ano contamos com a abertura de uma oficina na Ilha Terceira em parceria com a cooperativa agrícola Unicol. Relativamente ao combustível, aumentar a frota faz parte dos nossos planos para 2024, sendo que o principal objetivo é melhorar a qualidade e a rapidez de serviço.

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