Elergone Energia: no caminho para a transição energética e digitalização do setor energético

Helena Lima, responsável pela área de Consultadoria Energética da Elergone, em entrevista, partilha insights sobre o posicionamento e o contributo da empresa para uma política energética integrada de cada um dos seus clientes.

 

Helena Lina, Responsável pela área de Consultoria Energética

 

Com o aumento do foco global na sustentabilidade, como é que a Elergone alinha as suas estratégias de negócios com os objetivos de redução da pegada de carbono e eficiência energética dos clientes?

A Elergone Energia posiciona-se como um parceiro que oferece uma visão integrada, dando apoio no processo de transição energética, tendo sempre em vista a sustentabilidade económica e ambiental.

Para conseguir isto, é importante ter em conta três eixos: preço de energia (acompanhamos o mercado grossista para identificar os melhores momentos de compra de energia e assim conseguir preços competitivos); otimizar o consumo de energia (procuramos analisar o comportamento do consumo para tomada de decisão, tendo em vista a maior eficiência energética). E, por fim, promover ao máximo a produção de energia para autoconsumo. O nosso sucesso resulta da combinação destes três fatores de otimização, que estão invariavelmente dependentes de sistemas de analítica que também disponibilizamos aos nossos clientes.

Tendo em conta estas premissas, sentimos que temos conseguido estar à altura dos desafios lançados pelos nossos clientes. Prova disso é o facto de estarmos no top 10 do ranking nacional de comercializadores de energia, apesar de não operarmos no segmento doméstico. Ao nível da instalação de centrais fotovoltaicas, a nossa quota de mercado no autoconsumo situa-se um pouco acima dos 10% apesar de as nossas obras terem tipicamente uma dimensão e um desafio técnico superiores à média do mercado.

Num mercado energético em constante evolução, quais são os principais desafios que a Elergone enfrenta atualmente? Como é que a empresa se mantém ágil e adaptável para responder a esses desafios, considerando a sua visão futurista e preparação para lidar com mudanças e avanços tecnológicos? Existe algum projeto ou iniciativa específica que ilustre essa preparação para o futuro?

Na Elergone Energia, procuramos ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes: quer ao nível de soluções de autoconsumo, sistemas de gestão de energia ou mobilidade elétrica. Elaboramos por isso um roadmap que pretende apoiar os nossos clientes no caminho para a transição energética, que é aquele que consideramos que será o principal desafio, a par da digitalização do setor energético.

Um dos exemplos que ilustra o caminho que estamos a fazer em termos de preparação para o futuro é o ELFOS. Trata-se de uma plataforma, que resultou da colaboração de vários anos com o INESC TEC, de suporte à comercialização de energia elétrica, com recurso à inteligência artificial. Esta ferramenta permitiu-nos melhorar a performance das nossas previsões, reduzindo desvios e, consequentemente, diminuir as penalizações inerentes à compra de energia no mercado grossista de eletricidade. Para além desta solução, temos tido oportunidade de colaborar com outras entidades de interface, nomeadamente com a UNINOVA para desenvolver modelos orientados à gestão inteligente dos sistemas de frio industrial, tirando maior partido da energia renovável produzida na instalação de consumo. Contamos arrancar o piloto no início de 2024, mas os resultados preliminares são promissores.

 

 

 

Um dos eixos da Elergone Energia é a Consultadoria Energética. Qual o papel/relevância que atribuem a esta área no processo de transição energética?

Nas empresas onde a energia tem um peso relevante na estrutura de custos, a sustentabilidade e a eficiência energética são um fator de diferenciação na sua competitividade. Associado a isto, temos verificado que, em muitas situações, os decisores têm falta de dados e por vezes não conseguem perceber o melhor caminho a seguir em termos de eficiência e, consequentemente, retirar uma maior rentabilidade dos seus ativos. E é aqui que a Consultadoria Energética se impõe como uma área claramente decisiva junto dos nossos parceiros. Trabalhamos com os nossos clientes com o objetivo de conseguirmos a redução de consumos e melhoria da eficiência energética das organizações. E, como objetivo final, trabalhar sempre em prol da redução da pegada carbónica.

O nosso leque de clientes insere-se sobretudo na área industrial e na área de comércio/serviços, onde desenvolvemos planos de racionalização de energia com vista à identificação de oportunidades de melhoria dos processos, no seguimento das auditorias energéticas e certificação energética realizadas.

Por isso, nos últimos anos, temos vindo a apostar em projetos de inovação na área da Consultadoria, consequência dos crescentes desafios do setor energético e estamos já a trabalhar num conjunto de novos serviços muito focados nas necessidades dos nossos clientes e assentes em novas soluções tecnológicas.

É através desta área que a Elergone se consegue cimentar junto dos clientes como braço estratégico nos temas de energia?

No âmbito do roteiro para a neutralidade carbónica, todos os consumos energéticos devem ser eletrificados por via de energia renovável até 2050. Isto vai obrigar por um lado a uma gestão de consumos mais inteligente; e, por outro, à utilização de soluções inovadoras de forma a contribuir para uma utilização sustentável dos recursos. É aqui que a Elergone Energia se diferencia e se posiciona como braço estratégico dos seus clientes. E sim, contribuir para uma política energética integrada de cada um dos nossos clientes, suportando a tomada de decisão com base em dados e sustentação técnica são parte da missão da nossa equipa Consultadoria. Só em 2023, através da implementação de medidas de eficiência energética, reduzimos o consumo de 8,7 GWh nos nossos clientes.

Falam em novas soluções. Que soluções são essas? E que exemplos podem dar?

O Checkwatts é um exemplo claro da nossa visão integrada que pretendemos entregar aos nossos clientes. Trata-se de uma plataforma de gestão de consumos (energia e água), produção de energia e informação de mercados. Permite a caraterização exata do perfil das empresas enquanto consumidores e produtores da sua energia, facultando a aproximação ao mercado grossista. Disponível via web através de qualquer dispositivo móvel, permite acompanhar a implementação de projetos de eficiência energética, detetar em tempo real desvios de consumo, fornecendo todo o tipo de alarmística aos nossos clientes.

Planeamos até final de 2025 conseguir evoluir esta ferramenta, trazendo mais robustez à performance, elaboração de relatórios e mapas comparativos de consumos, permitindo a customização, indo assim ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

No fundo, esta é a grande pretensão da Elergone Energia: posicionar-nos enquanto solution provider junto dos nossos clientes, com uma vasta gama de produtos e serviços que retirem o tema da energia e descarbonização da lista de preocupações dos nossos clientes. Para lá chegarmos, precisamos de continuar a investir em inovação e em colaborações/ parcerias com instituições académicas e centros de interface.

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