Luzimeca PreFab: um sistema organizado, eficaz e sustentável
A Luzimeca inova e avança com o pré-fabrico de sistemas de redes hidráulicas e elétricas off-site. Em entrevista à Revista Business Portugal, João Vieira, CEO da empresa, apresenta o novo projeto Luzimeca PreFab.
Desde 1993, que a Luzimeca é uma referência na construção de novas instalações hidráulicas e elétricas com credibilidade e prestígio, criando confiança nos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Certificada PME líder 2020, a empresa oferece soluções que se ajustam às necessidades do mercado, na instalação de sistemas de redes hidráulicas, eletricidade, solar térmico e gás.
Luzimeca PreFab
A Luzimeca lançou, este mês, o novo projeto Lumizeca PreFab, que consiste em retirar do ambiente de obra os trabalhos que podem ser realizados em ambiente fabril, oferecendo mais segurança aos colaboradores, maior sustentabilidade, menor desperdício dos recursos, introdução de sistema de controlo de qualidade e melhoria da experiência do cliente, que consegue, com menos recursos em obra, cumprir os prazos e melhorar o planeamento.
A Luzimeca PreFab será um projeto que, no futuro, pode marcar a internacionalização da empresa, com a exportação de sistemas para outros mercados, assim como a procura de novas parcerias tendo em vista a comercialização de sistemas completos.
Ver nas adversidades uma oportunidade de inovação
João Vieira lamenta o facto de não ter sido reconhecido o “enorme esforço” que o setor tem feito durante a pandemia. “É certo que, economicamente, fomos os menos afetados por todas as medidas impostas, mas esse resultado económico deveu-se à resiliência dos trabalhadores.” O impacto da pandemia sentiu-se essencialmente na redução de licenciamentos o que significa que em 2021 podem existir atrasos no arranque de novos projetos.
2021 será um ano de aprendizagem e adaptação para a Luzimeca, com a produção de sistemas de pré-fabrico em quatro grandes áreas: sistemas de combate a incêndios, calhas e fixações, apartamentos e válvulas. A produção será, sobretudo, em projetos da carteira de encomendas da empresa, com destaque para a Infinity Tower, em Sete Rios.
No futuro, a Luzimeca, tem como objetivo a construção de racks para corredores, onde podem ser instaladas todas as especialidades, “poupando horas de execução em obra” e, para tal, estão a formar engenheiros e desenhadores em BIM, uma área que, como nos confidencia João Vieira, “nos últimos 20 anos não evoluiu na forma como o trabalho é feito.” A empresa tem recebido um feedback dos clientes para a necessidade de evoluir nos métodos construtivos e, com a execução em pré-fabrico off-site, querem fazer parte ativa dessa evolução.
Modernizar a construção em Portugal
O setor da construção civil, em Portugal, “não é atrativo”, dificultando o recrutamento e retenção de novos técnicos, o que coloca enormes desafios na vida das empresas. A Luzimeca quer contribuir para um setor mais sustentável em linha com os objetivos das Nações Unidas, com enfoque no trabalho digno e crescimento económico, reduzindo as desigualdades com inovação construindo cidades e comunidades sustentáveis.
“O nosso propósito é bem claro, transformar a imagem do setor, valorizando todos os seus intervenientes, tornando-o mais atrativo e reconhecido pela sociedade em geral”.
________
Morada: Rua da Eira n.7 A, Lourel
2710-360 Sintra
Contacto: (+351) 219 106 710
Email: luzimeca@luzimeca.pt
Site: www.luzimeca.pt