A consolidação do destino Açores, o Arquipélago repleto de encantos

Os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado para a edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento ocorrerá entre 28 de fevereiro e 3 de março, na FIL – Parque das Nações e reunirá uma diversidade de agentes que atuam na área do Turismo.

 

Goreti Freitas, CEO da ABBA&COACH – Coaching, Consulting & Training

 

A BTL 2024 é, por isso, o ecossistema certo para promover as nove ilhas que compõem o bonito Arquipélago dos Açores, pois juntará no lugar certo as pessoas certas com o conhecimento certo. Em sinergia e em contágio social, é inevitável o crescimento, pelo que importa participar, com a consciência e humildade de que muito há a aprender. Conhecidos pela sua beleza natural, particularidades geográficas, identidade cultural e práticas de sustentabilidade, o que os tornam um destino de eleição e em crescimento, quer para quem pretende colecionar experiências memoráveis, quer para quem valoriza residir num verdadeiro “paraíso”. Bem… promover, aprender, crescer… são, de facto, verbos que expressam ação, movimento, criatividade, inovação, desenvolvimento, entre outros. Mas estarão preparados para este crescimento?

A verdade é que devido ao enorme impacto da pandemia na região, em especial nos empresários e profissionais na área do turismo, instalou-se um ambiente de incerteza, de dúvidas, o qual ainda permanece, até porque persistem as dificuldades socioecónomicas.

Esta incerteza, associada às dificuldades, gera algum receio em investir no turismo. Assim sendo, importa enfrentar este medo e abraçar os desafios. Só assim será possível! Para quê promover o destino Açores, se não for exequível acolher com excelência aqueles que pretendem visitá-lo?

Para quê promover o destino Açores, se não for praticável patrocinar aos seus visitantes experiências únicas e memoráveis?

Para quê promover o destino Açores, se….

Que o medo seja substituído pela audácia!!!

Pode até ser difícil, mas é possível!!! Para promover o destino Açores, importa investir na capacitação e formação dos profissionais do turismo, para garantir um serviço de excelência aos visitantes. É preciso também fortalecer toda a infraestrutura turística, melhorando a oferta de alojamentos, restaurantes, transportes e atividades turísticas, de Santa Maria ao Corvo. Ademais, é fundamental promover os valores sustentáveis e a identidade cultural dos Açores, oferecendo aos turistas experiências autênticas e genuínas. O turismo sustentável é uma tendência mundial e os Açores já deram passos importantes nesse sentido, preservando a sua natureza exuberante e tornando-se um exemplo de destino turístico responsável, mas é preciso continuar esta ação.  Por fim, é importante destacar que o turismo nos Açores não deve ser direcionado apenas para os visitantes, mas também para os residentes. É necessário criar políticas e medidas que garantam que o crescimento do turismo beneficie também a população local, contribuindo para o desenvolvimento social e económico das ilhas.  Pretende-se turismo de qualidade nas nove ilhas dos Açores. O que está a ser feito neste sentido? Potenciemos todas as ilhas, partilhemos conhecimento e não tenhamos medo de arriscar. Todas têm as suas particularidades, todas têm a sua beleza, todas merecem crescer. Façamos das nove ilhas, a nossa ilha.

 

“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.” Peter Drucker

 

Se é empresário na área do Turismo, ou se sonha sê-lo, mas não tem coragem, lembre-se que, apesar das dificuldades, o turismo é uma indústria resiliente, com um histórico de recuperação de várias crises, pelo que com cooperação, criatividade, inovação e coragem é possível superar os desafios e realizar sonhos. Esta é uma realidade que está ao alcance de qualquer pessoa e/ou empreendedor e, certamente, potenciará o turismo do Arquipélago repleto de encantos.

You may also like...