Dois amores num só coração: a Filosofia e o Coaching

Na eventualidade de poder traçar o seu perfil em poucas palavras, Lígia Koijen Ramos, CEO da IN2MOTIVATION, descrever-se-ia como uma pessoa com pensamento filosófico, ao qual alia a curiosidade que, segundo ela, é uma característica que sempre esteve presente. Nesta entrevista, aproveita ainda para “levantar o véu” sobre alguns projetos que tem em mente para o futuro.

Lígia Ramos, CEO e Master Coach
Fotos: Créditos a Gil Ramos

Comecemos por conhecer um pouco mais sobre si. Quem é Lígia Ramos e como tem sido o seu percurso profissional? Em que momento é que soube que a sua vida passaria pelo Coaching?

Iniciei o meu percurso profissional enquanto professora na universidade e no liceu, no ramo da Filosofia. Estive apenas um ano a exercer esta profissão, porque rapidamente senti que esta não era a minha vocação. Posteriormente, fui responsável pelo departamento de recursos humanos na área do retail. Enveredei pela área do Coaching, ainda em Portugal, onde trabalhei numa empresa muito conceituada, mas, mais tarde, acabei por me mudar para Amsterdão por amor, onde atualmente me encontro a viver e a trabalhar, desempenhando o cargo de CEO e Master Coach na IN2MOTIVATION.

Efetivamente, a Filosofia e o Coaching sempre estiveram muito presentes na minha vida e acredito mesmo que foram eles que me “conduziram” a estas experiências.

 

A IN2MOTIVATION foi fundada em 2009 com o propósito de “fazer as coisas de forma diferente” (doing things differently). Nesse sentido, apresente esta empresa bem como as suas mais-valias para os clientes.

Esta é uma empresa que se encontra a operar no mercado desde 2009, sendo que todos os seus profissionais têm uma vasta experiência profissional adquirida anteriormente, o que faz com que sejam criadores de transformação e, simultaneamente, produtores de conteúdo. Na IN2MOTIVATION não nos limitamos a fazer um “check”, muito pelo contrário, desenvolvemos parcerias com os nossos clientes e trabalhamos muito focados no resultado. Por vezes, nem sequer utilizamos com um programa fixo de formação.  Fazemos sempre um diagnóstico ao problema/situação para, depois, encontrarmos a solução que melhor se adequa a cada empresa.

Além disso, também somos movidos pela curiosidade, pois estamos constantemente a desenvolver novos estudos sobre diferentes áreas, nomeadamente no âmbito da liderança.

No fundo, não somos uma mera empresa de formação, mas sim parceiros na busca de soluções para melhores equipas e para modelos de liderança mais eficazes.

 

Fale-nos um pouco sobre os cursos que disponibilizam.

O nosso trabalho incide, essencialmente, sobre quatro tópicos: a Liderança, a Comunicação, a Neurociência e o Coaching.

A título de exemplo, disponibilizamos cursos de public speaking, de vendas, certificações de Coaching, entre outros. Relativamente ao processo, fazemos uma aproximação a estas áreas numa perspetiva da neurociência e, concomitantemente, da vertente mais prática. Utilizamos muito a experiência, trabalhando, por exemplo, com atores e depois vamos aprofundando os temas se virmos que o problema assim o exige.

 

Flexibilidade, liberdade e mudança são algumas das palavras que vos caracterizam? Como é que descreveria a equipa da IN2MOTIVATION?

Esses são os valores através dos quais pautamos toda a nossa atividade. A nossa equipa (desde os coaches aos designers) vive intensamente estes valores.

Neste momento, dentro do nosso grupo, podemos encontrar dez nacionalidades distintas. Falamos de pessoas com culturas e vivências completamente diferentes, o que diz muito sobre a flexibilidade aqui existente.

Já os termos “liberdade” e “mudança” acabam por estar ligados, pois acreditamos que toda a gente deveria ter possibilidade de escolha e sabemos que, por vezes, isso não acontece.  Ainda assim, do nosso ponto de vista, este deveria ser um direito universal e a equipa da IN2MOTIVATION procura fazer tudo o que está ao seu alcance para mostrar às pessoas que existem outras hipóteses, informando-as das suas opções e mostrando-lhes que as suas emoções realmente importam.

 

Voltando a si, o que a apaixona verdadeiramente nesta área do Coaching? O que a motiva diariamente?

Eu defino-me como uma pessoa extremamente curiosa. Mais do que descobrir o que é que as pessoas fazem, interessa-me saber o porquê de o fazerem, aquilo que as motiva…

Considero que, no meu processo de Coaching, aquilo que trago para a empresa é precisamente essa curiosidade. Não me deixo deslumbrar pela ação da pessoa, mas procuro saber qual é a razão que lhe está inerente, tentando deixá-la (quer seja uma pessoa, a empresa ou até o mundo) um pouco melhor.

 

Que perspetivas tem para o seu futuro, tanto a nível pessoal como profissional? Como imagina a IN2MOTIVATION daqui a cinco anos?

Julgo que a IN2MOTIVATION vai ser, cada vez mais, um parceiro internacional para equipas e empresas que se queiram realmente transformar, que pretendam liderar de uma forma ética, saudável e sustentável. Aproveito para informar que vamos disponibilizar mais cursos, alguns deles em português.

Em termos pessoais, acho que vou apenas continuar a fazer aquilo que me apaixona. Neste momento, tenho alguns projetos “em mãos”, entre eles, um livro e um filme que estou a desenvolver em formato de documentário, onde vou partilhar o que é a para mim a liderança pessoal, até porque acho que a minha história de vida já merece esse depoimento. Creio que chegou a altura de começar a partilhar, de uma forma mais evidente, aquilo que fui construindo ao longo destes 25 anos de carreira.

You may also like...