Os segredos do sucesso no mercado hoteleiro
Em entrevista, Sónia da Cunha Castro, Commercial Director, juntamente com Célia Crato, Director of HR & Quality, e Joana Silva, Director of Guest Experience, revelam os segredos do sucesso no competitivo mercado hoteleiro.
Enquanto Diretora Comercial, a Sónia pretende contribuir para o crescimento e consolidação do Wyndham Grand Algarve no mercado nacional e internacional. As habilidades interpessoais e de comunicação que desenvolveu ao longo do seu percurso são a chave para a criação de sinergias e para alcançar esse desígnio?
Como Diretora Comercial do Wyndham Grand Algarve e com a minha experiência em hotéis de cinco estrelas, adquiri as competências essenciais para impulsionar o crescimento e a consolidação do hotel, tanto a nível nacional como internacional. Além disso, tenho aprimorado as minhas habilidades de liderança e coaching, analisando de forma crítica as situações menos favoráveis e criando um ambiente de trabalho criativo e dinâmico.
Para proporcionar um serviço irrepreensível, com atenção ao detalhe é necessário um grande foco no capital humano. Qual os principais pontos a ter em conta na seleção dos colaboradores?
Célia Crato (CC) – Na seleção de colaboradores procuramos essencialmente dois fatores: qualificação e paixão. A qualificação traz-nos o saber fazer e a paixão, as experiências inesquecíveis que ficam na memória dos nossos clientes. Por isso, se não conseguirmos os dois, escolhemos a paixão. Já temos admitido colaboradores com níveis de qualificação abaixo dos pretendidos para função, assumindo nós a responsabilidade de identificar e proporcionar a formação e acompanhamento necessário para o desenvolvimento das competências pretendidas. E isto aplica-se também a processos de mobilidade internos, nos quais os nossos colaboradores podem assumir novas funções.
Cada vez mais, as unidades hoteleiras procuram novas formas de oferecer uma experiência memorável. A experiência do cliente é crucial para o reforço da imagem e notoriedade do hotel?
Joana Silva (JS) – É muito importante transmitirmos a paixão que temos através do serviço que prestamos e no compromisso que colocamos em marcar as pessoas que nos visitam. Conhecermos os nossos clientes, as suas motivações e os seus gostos, é um fator chave nesta indústria da hospitalidade. Os hóspedes que se sentirem valorizados e os quais as experiências tenham sido inesquecíveis, tornam-se embaixadores da nossa marca e partilham-na com alma e coração. O segredo reside na preocupação genuína demonstrada aos hóspedes e que resultam em momentos impactantes, que por sua vez, se revelam naturalmente em partilhas online.
Numa área que exige tanta atenção e dedicação, como é que conseguem conciliar o tempo entre a vida pessoal, social e profissional?
Sónia da Cunha e Castro (SCC) – Conciliar tempo entre vida pessoal, social e profissional é um desafio. No entanto, é essencial adotar estratégias eficazes de gestão para equilibrar essas áreas. Priorizar tarefas, estabelecer limites, delegar responsabilidades, utilizar ferramentas de produtividade e praticar o autocuidado são algumas medidas que podem ajudar. Recomendo que cada um tenha o seu hobbie ou “happy place”. O meu é a prática regular de yoga, que me trouxe a disciplina e a organização mental para encontrar um equilíbrio saudável e satisfatório.
CC – A gestão do work-life balance é altamente desafiadora, especialmente numa área que nunca para, como a nossa. Exige disciplina, rigor, capacidade de gestão de tempo e de saber estabelecer e respeitar limites. O mais importante é mantermo-nos conscientes e atentos sobre como estamos a fazer esta gestão, percebendo as linhas vermelhas que não devem ser ultrapassadas e corrigir desequilíbrios o mais cedo possível. Para estarmos bem e sermos bons profissionais precisamos deste equilíbrio.
JS – Com o avançar da tecnologia estamos sempre “on”, o que implica que precisamos de gerir quais os momentos em que realmente precisamos estar focados no nosso trabalho, mas ao mesmo tempo, nunca prescindir dos momentos importantes da vida pessoal e social. Manter uma base sólida e saudável na vida pessoal é essencial para nos sentirmos bem no trabalho.
Que conselhos gostariam de deixar às mulheres que ambicionam fazer uma carreira de sucesso no mercado hoteleiro?
SCC – Para as mulheres que desejam uma carreira no mercado hoteleiro, o mais importante é ter paixão pelo que fazem. Resiliência e foco no objetivo sempre foram os meus pilares. Além disso, é necessário investir em formação, desenvolver habilidades e construir uma rede de contactos sólida. Mas sobretudo acreditar que irá chegar ao objetivo mesmo que leve muito tempo.
CC – O desenvolvimento e atualização de competências devem ser uma constante ao longo da nossa vida. Destas, destacaria a aposta no desenvolvimento de competências de liderança e gestão de pessoas, pois são determinantes para a vida das organizações, em especial na nossa atividade que é feita de pessoas para pessoas. Resiliência, determinação, capacidade crítica e de inovação são fundamentais ultrapassarmos os desafios do dia a dia. E sermos felizes!.
JS – A paixão é a palavra fulcral. É muito importante sermos apaixonadas pelo que fazemos, pois, só assim conseguiremos transmitir genuinamente a nossa alegria pelo serviço e hospitalidade de luxo. Resiliência, dedicação e consistência são palavras-chave para o sucesso. Além disso, é necessário manter uma atitude de respeito perante quem nos rodeia, liderar pelo exemplo e ter disponibilidade para uma aprendizagem contínua.
O refúgio exclusivo para experiências únicas no Algarve
O Wyndham Grand Algarve, situado na cobiçada Quinta do Lago, no Algarve, é um santuário onde cada momento se transforma numa experiência inesquecível. Com serviços de classe mundial e uma localização paradisíaca, este hotel de cinco estrelas convida os hóspedes a descobrir a verdadeira essência do destino.
No Wyndham Grand Algarve, o lema é “Viajar é a melhor forma de aproveitar as coisas boas da vida”, que norteia as ações da marca premium que está presente em vários dos destinos mais procurados do mundo. Este é o primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica. O que levou o grupo a escolher a região algarvia?
A escolha da marca Wyndham Grand foi motivada pela sua reputação e prestígio, padrões de qualidade, presença global e recursos oferecidos pela marca, tudo isso com o objetivo de posicionarmos o Wyndham Grand Algarve como unidade de referência, um destino de excelência e oferecer aos nossos hóspedes uma experiência personalizada, distinta e memorável.
A Wyndham Hotels & Resort é uma das maiores empresas de franchise de hotéis do mundo, tem reputação estabelecida e oferece um conjunto de padrões e diretrizes de qualidade que ajudam a garantir a cultura de serviço através de recursos, como a Wyndham University que disponibiliza, para todos os colaboradores, acesso a cursos nas mais variadas áreas. A marca tem presença global, em diversos destinos ao redor do mundo e possui um alcance e uma base de clientes internacionalmente diversificados que pretendemos atrair.
Situado no paraíso, o Wyndham Grand Algarve é o mais novo hotel 5 estrelas da Quinta do Lago, a localização mais exclusiva e procurada do Algarve. Dê-nos a conhecer um pouco mais esta unidade, bem como os serviços que os hóspedes podem usufruir.
O Wyndham Grand está localizado no coração da Quinta do Lago, por isso temos tanto para oferecer, cultura, lifestyle, a gastronomia, o Parque Natural da Ria Formosa… Temos restaurantes incríveis, um clima perfeito e uma cultura vibrante, mas o que realmente nos distingue é a excelência de serviço, a arte de bem receber, que faz parte da experiência aqui. Queremos dar a todos e a cada um dos nossos hóspedes, uma experiência única, a sensação de liberdade para conhecerem o que torna este lugar tão especial. Dizemos que, enquanto estiverem connosco, queremos que escrevam a sua própria história.
Transformar momentos comuns em experiências inesquecíveis é o grande desiderato do Wyndham Grand Algarve. A riqueza de experiências disponibilizadas, simplesmente única é vos distingue? Que palavras elege para definir o Wyndham Grand Algarve?
O que realmente procuramos transmitir aos nossos hóspedes é a essência do lugar, do destino e proporcionar-lhe uma experiência que não encontrará a não ser aqui. Que cada estadia no Wyndham Grand Algarve é única, tal como cada hóspede para nós é único. Tentamos criar experiências da mesma forma, experiências únicas, que os hóspedes apenas encontrarão na região, no destino Algarve. Aqui cada estadia é única.