Os segredos do sucesso no mercado hoteleiro

Em entrevista, Sónia da Cunha Castro, Commercial Director, juntamente com Célia Crato, Director of HR & Quality, e Joana Silva, Director of Guest Experience, revelam os segredos do sucesso no competitivo mercado hoteleiro.

Sónia da Cunha e Castro, Commercial Director

Enquanto Diretora Comercial, a Sónia pretende contribuir para o crescimento e consolidação do Wyndham Grand Algarve no mercado nacional e internacional. As habilidades interpessoais e de comunicação que desenvolveu ao longo do seu percurso são a chave para a criação de sinergias e para alcançar esse desígnio?

Como Diretora Comercial do Wyndham Grand Algarve e com a minha experiência em hotéis de cinco estrelas, adquiri as competências essenciais para impulsionar o crescimento e a consolidação do hotel, tanto a nível nacional como internacional. Além disso, tenho aprimorado as minhas habilidades de liderança e coaching, analisando de forma crítica as situações menos favoráveis e criando um ambiente de trabalho criativo e dinâmico.

Célia Crato, Director of HR & Quality

Para proporcionar um serviço irrepreensível, com atenção ao detalhe é necessário um grande foco no capital humano. Qual os principais pontos a ter em conta na seleção dos colaboradores?

Célia Crato (CC) – Na seleção de colaboradores procuramos essencialmente dois fatores: qualificação e paixão. A qualificação traz-nos o saber fazer e a paixão, as experiências inesquecíveis que ficam na memória dos nossos clientes. Por isso, se não conseguirmos os dois, escolhemos a paixão. Já temos admitido colaboradores com níveis de qualificação abaixo dos pretendidos para função, assumindo nós a responsabilidade de identificar e proporcionar a formação e acompanhamento necessário para o desenvolvimento das competências pretendidas. E isto aplica-se também a processos de mobilidade internos, nos quais os nossos colaboradores podem assumir novas funções.

Joana Silva, Director of Guest Experience

Cada vez mais, as unidades hoteleiras procuram novas formas de oferecer uma experiência memorável. A experiência do cliente é crucial para o reforço da imagem e notoriedade do hotel?

Joana Silva (JS) – É muito importante transmitirmos a paixão que temos através do serviço que prestamos e no compromisso que colocamos em marcar as pessoas que nos visitam. Conhecermos os nossos clientes, as suas motivações e os seus gostos, é um fator chave nesta indústria da hospitalidade. Os hóspedes que se sentirem valorizados e os quais as experiências tenham sido inesquecíveis, tornam-se embaixadores da nossa marca e partilham-na com alma e coração. O segredo reside na preocupação genuína demonstrada aos hóspedes e que resultam em momentos impactantes, que por sua vez, se revelam naturalmente em partilhas online.

Numa área que exige tanta atenção e dedicação, como é que conseguem conciliar o tempo entre a vida pessoal, social e profissional?

Sónia da Cunha e Castro (SCC) – Conciliar tempo entre vida pessoal, social e profissional é um desafio. No entanto, é essencial adotar estratégias eficazes de gestão para equilibrar essas áreas. Priorizar tarefas, estabelecer limites, delegar responsabilidades, utilizar ferramentas de produtividade e praticar o autocuidado são algumas medidas que podem ajudar. Recomendo que cada um tenha o seu hobbie ou “happy place”. O meu é a prática regular de yoga, que me trouxe a disciplina e a organização mental para encontrar um equilíbrio saudável e satisfatório.

CC – A gestão do work-life balance é altamente desafiadora, especialmente numa área que nunca para, como a nossa. Exige disciplina, rigor, capacidade de gestão de tempo e de saber estabelecer e respeitar limites. O mais importante é mantermo-nos conscientes e atentos sobre como estamos a fazer esta gestão, percebendo as linhas vermelhas que não devem ser ultrapassadas e corrigir desequilíbrios o mais cedo possível. Para estarmos bem e sermos bons profissionais precisamos deste equilíbrio.

JS – Com o avançar da tecnologia estamos sempre “on”, o que implica que precisamos de gerir quais os momentos em que realmente precisamos estar focados no nosso trabalho, mas ao mesmo tempo, nunca prescindir dos momentos importantes da vida pessoal e social. Manter uma base sólida e saudável na vida pessoal é essencial para nos sentirmos bem no trabalho.

Que conselhos gostariam de deixar às mulheres que ambicionam fazer uma carreira de sucesso no mercado hoteleiro?

SCC –  Para as mulheres que desejam uma carreira no mercado hoteleiro, o mais importante é ter paixão pelo que fazem. Resiliência e foco no objetivo sempre foram os meus pilares. Além disso, é necessário investir em formação, desenvolver habilidades e construir uma rede de contactos sólida. Mas sobretudo acreditar que irá chegar ao objetivo mesmo que leve muito tempo.

CC – O desenvolvimento e atualização de competências devem ser uma constante ao longo da nossa vida. Destas, destacaria a aposta no desenvolvimento de competências de liderança e gestão de pessoas, pois são determinantes para a vida das organizações, em especial na nossa atividade que é feita de pessoas para pessoas. Resiliência, determinação, capacidade crítica e de inovação são fundamentais ultrapassarmos os desafios do dia a dia. E sermos felizes!.

JS – A paixão é a palavra fulcral. É muito importante sermos apaixonadas pelo que fazemos, pois, só assim conseguiremos transmitir genuinamente a nossa alegria pelo serviço e hospitalidade de luxo. Resiliência, dedicação e consistência são palavras-chave para o sucesso. Além disso, é necessário manter uma atitude de respeito perante quem nos rodeia, liderar pelo exemplo e ter disponibilidade para uma aprendizagem contínua.

 

O refúgio exclusivo para experiências únicas no Algarve

O Wyndham Grand Algarve, situado na cobiçada Quinta do Lago, no Algarve, é um santuário onde cada momento se transforma numa experiência inesquecível. Com serviços de classe mundial e uma localização paradisíaca, este hotel de cinco estrelas convida os hóspedes a descobrir a verdadeira essência do destino.

No Wyndham Grand Algarve, o lema é “Viajar é a melhor forma de aproveitar as coisas boas da vida”, que norteia as ações da marca premium que está presente em vários dos destinos mais procurados do mundo. Este é o primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica. O que levou o grupo a escolher a região algarvia?

A escolha da marca Wyndham Grand foi motivada pela sua reputação e prestígio, padrões de qualidade, presença global e recursos oferecidos pela marca, tudo isso com o objetivo de posicionarmos o Wyndham Grand Algarve como unidade de referência, um destino de excelência e oferecer aos nossos hóspedes uma experiência personalizada, distinta e memorável.

A Wyndham Hotels & Resort é uma das maiores empresas de franchise de hotéis do mundo, tem reputação estabelecida e oferece um conjunto de padrões e diretrizes de qualidade que ajudam a garantir a cultura de serviço através de recursos, como a Wyndham University que disponibiliza, para todos os colaboradores, acesso a cursos nas mais variadas áreas. A marca tem presença global, em diversos destinos ao redor do mundo e possui um alcance e uma base de clientes internacionalmente diversificados que pretendemos atrair.

 

Situado no paraíso, o Wyndham Grand Algarve é o mais novo hotel 5 estrelas da Quinta do Lago, a localização mais exclusiva e procurada do Algarve. Dê-nos a conhecer um pouco mais esta unidade, bem como os serviços que os hóspedes podem usufruir.

O Wyndham Grand está localizado no coração da Quinta do Lago, por isso temos tanto para oferecer, cultura, lifestyle, a gastronomia, o Parque Natural da Ria Formosa… Temos restaurantes incríveis, um clima perfeito e uma cultura vibrante, mas o que realmente nos distingue é a excelência de serviço, a arte de bem receber, que faz parte da experiência aqui. Queremos dar a todos e a cada um dos nossos hóspedes, uma experiência única, a sensação de liberdade para conhecerem o que torna este lugar tão especial. Dizemos que, enquanto estiverem connosco, queremos que escrevam a sua própria história.

Transformar momentos comuns em experiências inesquecíveis é o grande desiderato do Wyndham Grand Algarve. A riqueza de experiências disponibilizadas, simplesmente única é vos distingue? Que palavras elege para definir o Wyndham Grand Algarve?

O que realmente procuramos transmitir aos nossos hóspedes é a essência do lugar, do destino e proporcionar-lhe uma experiência que não encontrará a não ser aqui. Que cada estadia no Wyndham Grand Algarve é única, tal como cada hóspede para nós é único. Tentamos criar experiências da mesma forma, experiências únicas, que os hóspedes apenas encontrarão na região, no destino Algarve. Aqui cada estadia é única.

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