“A minha razão principal é ver a população feliz”
Maria Marmé, Presidente da União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, contou-nos o seu percurso e falou acerca do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, que se celebra no mês de abril.
O que a motivou a aceitar o desafio de assumir a presidência da União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal? Como descreve o caminho que tem percorrido?
Entendo que ser Presidente da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal é um desafio diário e uma experiência interessante e de um enorme relevo, ajudar quem mais precisa e estar ao lado da população do meu concelho. A freguesia tem cerca de 3.700 habitantes, uma área geográfica de 66,84 KM2, tornando-a, assim, a freguesia mais populosa e mais extensa do concelho e, naturalmente, coloca-nos desafios novos, diariamente, tendo que “acudir” todos eles, embora não seja uma total novidade, porque fui secretária em dois mandatos e Presidente da Junta de Freguesia do Rabaçal, onde já o fazia.
Com a junção das Freguesias, aceitei o desafio com muito carinho, mas também com muita força porque, para ser uma boa presidente, tenho que ter muita dedicação, prontidão, capacidade de resposta e, sobretudo, gostar muito do que faço. Eu adoro o que faço e as “gentes” do meu concelho. Estou a gostar muito da experiência, tenho uma equipa jovem, que partilha comigo os mesmos desígnios. Quando aceitei o desafio, no fundo, acreditava que conseguiríamos fazer algo de diferente e penso que vamos conseguindo, uma vez que a minha razão principal é ver a minha população feliz.
Quem visita esta região encontra belas paisagens naturais, património cultural e eventos gastronómicos, como o Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, que celebra, este ano, mais uma edição. O que podem esperar os habitantes nesta edição?
Os habitantes e todos os interessados poderão comprar e degustar, não só o famoso “Queijo do Rabaçal”, como o Queijo DOP, e outros produtos endógenos, como o Vinho, o Azeite, o Mel e as Nozes, valorizando o nosso concelho e as Terras de Sicó.
Com este certame, pretende-se sensibilizar a comunidade para a importância da atividade de pastorícia e da produção tradicional do “Queijo do Rabaçal”, com a presença e apoio da Confraria do Queijo. No evento, valorizamos muitos outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica, conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore e música popular, com o Ruizinho de Penacova. Nesta edição, pretendemos levar aos nossos habitantes mais idosos e aos visitantes a Cultura e as nossas Tradições, como o “Mercado dos Romanos e do Queijo Rabaçal”, onde o Rei é o “Queijo do Rabaçal”, e a “Festa à Vinha e do Vinho”, na freguesia da Chaínça.
Que projetos estão em vista para a União de Freguesias, durante este mandato?
Queremos apostar na requalificação de alguns pontos de interesse, nomeadamente, a zona do parque de merendas e a cobertura de um lavadouro centenário no Rabaçal.
Para que possamos fixar os mais jovens no concelho, oferecemos um cheque-bebé e temos, ainda, vários alargamentos de caminhos a recuperar e preservar os já existentes. Pretendemos, acima de tudo, proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e a quem nos visitar, com o só objetivo de fazer mais e melhor.
Para terminar, gostaria de deixar algum convite para aqueles que possam querer visitar esta região e o Mercado que estão a organizar?
Viaje no tempo connosco, rumo ao Mercado do Queijo e dos Romanos, no Rabaçal, e venha passar um dia diferente, celebrando os sabores e produtos tradicionais do território Penelense e desfrute de belas paisagens, num passeio romântico.