A importância de ter e de ser um modelo a seguir

Diretamente de Londres, Cristina Cavaco voltou a Portugal para assumir o cargo de Diretora-Geral do Mama Shelter Lisboa. Cristina é uma mulher do mundo, que construiu o seu percurso profissional ao passar por várias experiências e novas aventuras. Hoje, está a trabalhar no que mais a apaixona e é vista como um modelo a seguir por outras mulheres.

Cristina Cavaco, Diretora-Geral

Cristina Cavaco apresenta um percurso profissional bastante atribulado, mas, ao mesmo tempo, rico em experiências que a fizeram chegar onde está hoje. A atual diretora-geral do hotel Mama Shelter Lisboa, licenciou-se em gestão de empresas turísticas e, em 2005, foi trabalhar para Londres, fazendo jus à sua vontade de viver fora de Portugal e de experienciar uma nova cultura. Os planeados três meses transformaram-se em 17 anos e foi ali que a mesma pôde começar a sua carreira, trabalhando primeiro na área comercial, de vendas e marketing de grandes multinacionais (The Leading Hotels of the World, Barceló Hotels and Resorts) e, depois, passando para o lado mais operacional de hotéis – a sua verdadeira paixão. Foi em 2012, na Accor, que Cristina teve a oportunidade de começar a trabalhar em gestão hoteleira, envolvendo-se em vários projetos: “Uma das coisas mais interessantes de trabalhar num grupo grande é que se acaba por estar envolvido num projeto que pode mudar a cada dois anos e isso foi algo que sempre quis”.

Cristina passou por diversos hotéis e cargos dentro do mesmo grupo: de chefe de vendas a assistente de direção e, passado seis meses, diretora-geral. Mais recentemente, abraçou ainda dentro da Accor,um projeto relacionado com a inovação e a tecnologia, assumindo o cargo de diretora de governance do norte da Europa. O objetivo passava por reformular procedimentos de 31 países e, apesar de ter sido muito desafiante, Cristina não estava a fazer o que realmente gostava – a gestão hoteleira.

Foi assim que, em setembro de 2022, surgiu a oportunidade de gerir o Mama Shelter Lisboa, que tinha aberto no início desse ano. Para além de gerir o hotel, Cristina voltou a Portugal com toda a sua bagagem profissional atrás.

Mama Shelter Lisboa – o conceito inovador!

A nossa entrevistada descreveu todo o projeto deste hotel com um grande entusiasmo, que provém de um primeiro ano de grande sucesso, tendo sido ultrapassadas todas as expectativas financeiras e sociais! O Mama Shelter, para além de ter ganho relevância em Lisboa, é reconhecido internacionalmente (“brand awareness”) e atrai muitas pessoas que querem conhecer o conceito.

O Mama Shelter não é só mais um hotel, pois traz todo um novo conceito à cidade de Lisboa: “Somos um restaurante com quartos”, afirma Cristina, que considera ser esta a sua mais-valia. Isto porque o hotel é mais conhecido pelo seu restaurante do que pelo serviço de alojamento. Este último não é descartado, no entanto, o que distancia o Mama da sua concorrência é mesmo esta vertente do restaurante, que oferece uma grande variedade de pratos e bebidas e dinamiza vários eventos de entretenimento: 60% da sua receita provém do F&B (Alimentação e Bebida). Além dos dois restaurantes, o espaço ainda dispõe de um bar, de um pátio interior, de um atelier e de um rooftop: “Acho que o Mama Shelter, neste momento, é um ex-líbris daquilo que é a oferta em Lisboa. Nós somos uma referência”, acrescenta Cristina.

A diretora-geral confidenciou-nos que conta com uma equipa muito criativa, que pensa fora da caixa, estando sempre a pensar no que podem fazer para melhorar o seu serviço. Apesar de se diferenciar pelo foco no restaurante, a identidade deste hotel está no serviço que prestam: “Abrimos as portas a toda a gente, somos inclusivos, queremos trabalhar nessa parte em que quem vem ao Mama Shelter sente-se em casa”, explica Cristina. As pessoas são a principal preocupação do hotel, independentemente se são colaboradores ou clientes!

O Mama Shelter está a chegar ao Porto!

O futuro do Mama Shelter Lisboa demonstra-se bastante risonho, mantendo-se o objetivo de continuar a mostrar e respeitar a cultura lisboeta, para além de elevar a sua autenticidade. A novidade segue-se mais a norte… Está já a ser pensado um segundo hotel, no Porto, com a mesma dinâmica e trazendo mais vida e entretenimento a uma nova cidade.

Igualdade de Género – as políticas de promoção necessárias

Cristina Cavaco, como mulher num cargo de topo, considera que a igualdade de género é um ‘motor de crescimento económico’ em qualquer sector: “Está provado estatisticamente que todos os países que têm uma maior igualdade de género ou que tenham políticas que promovam isso de uma forma muito proativa, apresentam um melhor PIB (Produto Interno Bruto) e criam mais postos de trabalho”, acrescenta.

A diretora-geral afirma ainda que em todos os projetos em que se envolveu profissionalmente, a diversidade e a inclusão foram valores sempre presentes. No entanto, Cristina reconhece que na sua área, a hotelaria, o cargo que ocupa está, na sua maioria, nas mãos de homens. Também assume que já houve avanços e que já estão a existir, cada vez mais, mulheres em cargos de referência, algo que Cristina considera importante para existirem “role models” (modelos a seguir). A diretora do Mama Shelter afirma que não cresceu com nenhuma referência feminina, porque antes era muito difícil encontrar alguém nessa posição. Hoje, Cristina é ela própria uma referência e considera-se uma pessoa proativa, curiosa, uma boa ouvinte, observadora e preocupada com as pessoas que trabalham consigo.

A nossa entrevistada reconhece o valor das quotas e considera-as uma “discriminação positiva”, sendo que as mesmas só vêm permitir que haja “um encaminhamento e um empoderamento para se olhar de forma diferente”. No entanto, isto não quer dizer que um trabalho tenha de ser oferecido só por uma quota, mas sim pelo valor que a colaboradora trará para a empresa.

De acordo com Cristina Cavaco, é necessário que as empresas reconheçam o papel de uma mulher num cargo de topo e, ao mesmo tempo, é essencial que as mulheres procurem e agarrem aquilo que as faz sentir realizadas. Já existem empresas a apostarem numa maior igualdade de género e num empoderamento das mulheres: Cristina destaca o Mama Shelter como sendo uma delas.

O futuro de Cristina Cavaco já está decidido para os próximos dois/três anos – passa por continuar a desenvolver o Mama Shelter e crescer com ele. Depois, logo se vê, mas sabe que estará sempre a querer aprender mais e a descobrir mais do mundo.

You may also like...