“O Grupo Brain Power é único e líder de mercado”

Sandra Soares, CEO da Brain Power, em entrevista à Business Portugal, salienta que a empresa é pioneira na definição da nova estabilidade no futuro das carreiras comerciais, trabalha para ser a referência europeia na gestão das carreiras dos profissionais independentes e contribui para um futuro laboral mais justo, com mais direitos e garantias para todos.

 

Sandra Soares, CEO da Brain Power

Fundada em 2016, a Brain Power é uma marca europeia com uma visão única e inovadora. Qual foi a motivação para a criação da empresa? Como o projeto se tem moldado desde então?

O modelo Brain Power foi idealizado e concebido por mim e este sonho nasceu devido às adversidades que enfrentei enquanto consultora comercial até chegar aqui. Ou seja, ao viver na primeira pessoa, a falta de direitos e de garantias, as dificuldades, as barreiras e a complexidade fiscal que estes profissionais enfrentam surgiu a vontade de querer trazer algo para o mercado que solucionasse estes obstáculos a todos os que estivessem numa situação idêntica. É com o mote de dar resposta a esta necessidade urgente e constante de mais direitos, mais garantias e mais estabilidade dos profissionais, cuja atividade seria primordialmente independente que surge o sonho Brain Power. O processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento do nosso modelo de negócio é constante, mutável e adaptável à realidade laboral do dia a dia. A forte capacidade de adaptação e a progressiva inovação do modelo Brain Power, faz com que estejamos num ajuste constante das soluções que disponibilizamos, de acordo com as necessidades dos profissionais, das empresas e do mercado e a par das atualizações legislativas. Esta nossa melhoria contínua garante a longevidade do negócio e, acima de tudo, a estabilidade e segurança profissional que pretendemos trazer para os trabalhadores independentes.

Aliás, o crescimento que a nossa faturação anual tem registado nos últimos três anos (em 2020 faturámos 15.920.046,94€, no ano de 2021, 24.864.213,23 e em 2022, faturámos 31.112.073,82€ – de 2020 para 2023 quase que duplicámos o valor de faturação, registando uma taxa de crescimento de 95,43%), mesmo tendo atravessado o período pandémico, é uma das maiores provas de que o modelo Brain Power é, cada vez mais, necessário no mercado de trabalho de hoje e do futuro.

 

Estabilidade e segurança são dois dos pilares fundamentais da empresa. De que forma estes valores estão presentes nos serviços que oferecem ? O que mais vos diferencia?

A estabilidade e a segurança que prometemos aos trabalhadores independentes é que connosco têm a possibilidade de trabalhar por conta de outrem, estabelecendo uma relação contratual com a Brain Power, onde estes passam a usufruir dos mesmos direitos e garantias como qualquer trabalhador por conta de outrem e deixam de ter de se preocupar com a gestão burocrática e fiscal da profissão. Tudo isto, sem que estes profissionais tenham de abdicar da liberdade que um trabalhador independente usufrui e dos clientes com quem deseja trabalhar. Já com empresas nossas clientes, damos a solidez necessária para construírem a sua própria equipa de sucesso sem terem todos os encargos e riscos que tal acarreta. Ou seja, somos um departamento de recursos humanos externo.

O Grupo Brain Power é único e líder de mercado na oferta dos serviços de gestão e de consultoria de carreira mais personalizados a qualquer trabalhador independente e é também a melhor solução de gestão de recursos humanos para empresas que necessitam de colaboradores, mas não têm capacidade ou não pretendem estabelecer vínculos contratuais com os mesmos. Somos a rede de apoio que dá a estes trabalhadores e a estas empresas a segurança que precisam para concretizarem os seus objetivos profissionais. O nosso modo de atuação neste sector exige que conheçamos ao detalhe cada um dos nossos parceiros e cada um dos nossos clientes e esta necessidade de construção de uma relação de confiança e de proximidade é essencial para conseguirmos responder às ambições de longo prazo dos profissionais e das empresas e para a marca que queremos deixar no mercado. É com esta premissa que, dentro do nosso modelo único, conseguimos desenhar soluções à medida das necessidades de negócio das empresas e das necessidades profissionais dos colaboradores. Mais do que um número na nossa carteira de clientes, as empresas e profissionais que nos procuram são pessoas e saber ao pormenor quem são, o que procuram e o que ambicionam é fundamental para que o Grupo Brain Power personalize ao máximo cada proposta. A nossa experiência, conhecimento e domínio das questões burocráticas, administrativas e legislativas do mercado é ímpar e é muito difícil de superar, mas é esta nossa característica, aliada à nossa atenção detalhada para com cada pessoa que constitui a nossa maior vantagem competitiva que nos posiciona de forma única e isolada no mercado.

 

Equipa da Brain Power

 

Como é que a equipa da Brain Power trabalha em conjunto para oferecer soluções eficazes para os desafios do mercado de trabalho?

A nossa equipa é um conjunto diverso de profissionais de excelência, unidos por este propósito comum: dar respostas personalizadas, atentas e inovadoras aos desafios do mercado laboral. Assim, de forma a garantir que prestamos o nosso melhor serviço, apostamos num programa interno de formação contínua com o objetivo de potenciar as capacidades e a performance individual e coletiva de toda a equipa Brain Power. Este nosso olhar em detalhe está para lá das competências técnicas e valoriza, acima de tudo, as soft skills dos colaboradores, pois a experiência técnica adquire-se facilmente. Além disso, defendemos que o desenvolvimento das soft skills como espírito crítico, capacidade de adaptação à mudança, ter uma comunicação eficaz, ter empatia, saber gerir o tempo, entre outras, é que se constitui verdadeiramente como a proposta de valor de cada profissional e que o poderá tornar único no mercado de trabalho e fazer realmente diferença numa empresa. Numa realidade, cada vez mais automatizada, o nosso olhar tem de estar nos pormenores e nas tarefas em que a mente humana já mais conseguirá ser substituída por um processo automatizado e as soft skills, para nós, são a chave que garantem a longevidade de qualquer profissional de sucesso e, consequentemente, de qualquer negócio.

Ainda, o estudo e análise constante do mercado laboral, das mudanças que acontecem diariamente no mesmo, das alterações burocráticas, legislativas e fiscais, bem como da identificação de necessidades e de lacunas a nível de direitos e de garantias dos trabalhadores independentes é um trabalho diário da nossa equipa, de forma a estarmos na linha da frente no desenho de soluções para empresas e profissionais. Por último, conhecer a realidade de cada cliente e de cada colaborador é fundamental para que consigamos criar um laço de confiança e de transparência, construindo uma relação forte e duradora com os mesmos. Acreditamos que o sucesso se constrói em conjunto e não de forma individual e solitária e é assim que garantimos a melhor prestação dos nossos serviços e a longevidade do nosso negócio.

 

De que forma o outsourcing se tem tornado, cada vez mais, importante no mundo empresarial atual?

O mercado de trabalho enfrenta uma forte crise, tanto a nível nacional como internacional. Este ritmo frenético de mudanças constantes faz com que as empresas necessitem de se adaptar e reinventar todos os dias, o que provoca uma maior procura no que toca à contratação de prestadores de serviços ao invés de colaboradores fixos, pois desta forma conseguem ter a flexibilidade e versatilidade exigidas pelas mudanças repentinas que se vivem atualmente.

É precisamente nesta imprevisibilidade, cada vez, mais latente no mercado e na necessidade crescente de uma mão de obra mais versátil que o outsourcing e a consultoria se compõem como uma forte ferramenta de apoio no encontro de soluções que aumentem a longevidade dos negócios e das carreiras profissionais.

A aposta em conhecimento e no desenvolvimento de diversas capacidades técnicas e comportamentais é que é o verdadeiro segredo para estarmos em constante melhoria e conseguirmos garantir que os profissionais que trabalham connosco têm tudo o que é necessário para vingarem em qualquer desafio e, consequentemente, garantir a longevidade e sustentabilidade das empresas nossas clientes.

 

Como líder da Brain Power, de que maneira pretende inspirar a sua equipa e outras mulheres a alcançarem o seu pleno potencial e superarem desafios no mundo profissional?

O meu foco e o meu propósito são as pessoas, não são os resultados, pois sem as pessoas que fazem parte da minha equipa eu até poderia ter uma excelente ideia de negócio, mas não a conseguiria colocar em prática e chegar ao patamar onde a Brain Power está se não fossem também essas pessoas, incluindo os nossos clientes. Um verdadeiro líder, além de coordenar e gerir pessoas, tem de saber fazer, de forma a conseguir dar o apoio necessário e ajudar e inspirar os outros a trabalharem para serem a sua melhor versão. Além disso, enquanto líder, eu tento analisar o potencial individual de cada um e perceber o que essa pessoa pode acrescentar à equipa e vice-versa. Gostaria que o meu percurso servisse de exemplo para as pessoas não se conformarem com as coisas que estão mal ou que as deixam infelizes e desconfortáveis. Não é um caminho fácil e exige uma enorme capacidade de superação e de adaptação e, acima de tudo, muita resiliência, tendo consciência que há muitos dias em que vamos querer desistir, mas depois ao vermos o legado que construímos e as pessoas que ajudamos vale tudo a pena!

 

O Grupo Brain Power conta com uma rede de dez empresas. Qual é a importância estratégica deste modelo de negócio no cenário empresarial? Quais os objetivos e planos para o futuro?

Dar estabilidade e mais direitos laborais a quem não os tem é a grande missão do Grupo Brain Power, estabelecendo sempre relações próximas, baseadas na confiança e transparência, com todos os nossos colaboradores e clientes. Tal era e é a necessidade de o mercado ter um modelo como o nosso que precisámos de criar mais dez empresas, de modo a conseguirmos dar resposta à crescente procura com que nos deparámos. Cada uma das empresas do grupo tem nome de uma pedra preciosa, refletindo a raridade do nosso modelo e a importância e seriedade que a missão Brain Power tem para toda a equipa.

Somos pioneiros na definição da nova estabilidade no futuro das carreiras comerciais, mas trabalhamos para sermos a referência europeia na gestão das carreiras dos profissionais independentes e contribuir para um futuro laboral mais justo, com mais direitos e garantias para todos.

Tendo em linha de conta esta ambiciosa meta que para nós é um propósito, os objetivos que temos definidos são, num período de mais ou menos dez anos, conseguirmos construir uma rede de mais de 30 mil consultores, estarmos a trabalhar com mais de cinco países na Europa, conquistarmos uma carteira com cerca de dez mil clientes nacionais e internacionais e, em 2033, faturarmos 250 milhões de euros.

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