“Eu faço o que sou”
Arrojada, corajosa, determinada, assim é Eugénia Fonseca. O seu trabalho é a sua missão, uma vez que assume uma profunda identificação com aquilo que faz, por isso afirma que sabe que foi para isto que nasceu, em entrevista à Revista Business Portugal.
A Eugénia licenciou-se em Direito, em que momento decide voltar-se para a área da Saúde?
No preciso momento em que colocaram o meu filho, acabadinho de nascer, em cima do meu peito, soube que deixaria a advocacia. Apesar de ter adorado o curso de direito, e talvez deva a este fascínio o facto de ter sido a melhor aluna da universidade e a única que, ainda antes de ter terminado a licenciatura, já tinha um convite para assistente universitária, a verdade é que o exercício da advocacia me desiludiu.
O facto de acrescentar a maternidade à minha vida, mudou o meu rumo pessoal e profissional para muito melhor. Não sabia, ainda, no entanto, mas começa a reafirmar-se na minha vida o gosto pela psicologia, pelo funcionamento dos padrões mentais e emocionais, pelos fenómenos da motivação humana, pela comunicação interpessoal e pela PNL, tudo motivado pela necessidade de compreender o que na altura, me parecia incompreensível!
É assim que acabo por me especializar nestas áreas e decido começar o meu projeto que tem duas marcas distintas:
– Uma marca pensada e estruturada para endereçar os desafios específicos tanto dos profissionais de saúde, quanto dos seus pacientes;
– Uma marca pensada para os desafios específicos de grandes empresas e multinacionais, onde se incluem processos de aculturação na aquisição de marcas, comunicação interpessoal eficiente, melhoria da comunicação interdepartamental, consultoria na contratação de equipas compatíveis e complementares e avaliação de perfis psicológicos e emocionais.
Como se define enquanto mulher e profissional?
Sou arrojada, corajosa, determinada e, acima de tudo, fiel a mim mesma e ao propósito de deixar um mundo melhor. O meu trabalho é a minha missão, tenho uma profunda identificação com aquilo que faço e sei que foi para isto que nasci. Eu faço o que sou.
Que serviços são disponibilizados ao cliente e as suas mais-valias?
Somos uma holding de transformação, consultoria e coaching, com duas marcas (a H-partners-for-life e a H-Executive), cada uma adaptada às necessidades especificas do seu público-alvo.
A H-partners-for-life, é a marca dedicada ao mundo da Saúde e aqui damos resposta aos desafios e às necessidades de profissionais da saúde e dos pacientes.
Para pacientes disponibilizamos essencialmente coaching one to one, com resultados incríveis ao nível da determinação, motivação e recursos emocionais para enfrentar situações muito desafiantes; e o walking with the patient onde as dinâmicas são em grupo.
No caso dos profissionais de saúde temos uma oferta riquíssima e, pelo menos até agora, somos os únicos a atuar nesta área. Temos programas que desafiam médicos, o “doctors out of the box”; outros que desafiam enfermeiros, o “nurses out of the box”; e programas para equipas e lideranças.
Criámos tudo de raiz, nesta área inventámos a roda das competências não técnicas. Isto permitiu-nos crescer enquanto profissionais, estudar, trabalhar e aprender ainda mais. Isto desenvolveu o nosso conhecimento técnico e científico e colocou-nos à prova em termos emocionais!
A H-executive é a marca dedicada aos desafios específicos das grandes empresas e multinacionais. Aqui trabalhamos temas como a liderança, a comunicação interdepartamental, processos de aculturação nas aquisições, coaching executivo, team coaching, gestão de grandes negócios familiares, entre outras. Em todo o tipo de organizações, desde o grande retalho, até à construção civil, passando pelas tecnologias da informação.
Tal como comprovo diariamente que os programas de intervenção da H-executive tornam as lideranças, os colaboradores e as equipas, mais eficientes, motivados e felizes.
A principal competência de um decisor é saber discernir a diferença entre um gasto e um investimento! A H é um investimento, isso já provamos várias vezes e os nossos clientes sabem, por isso a nossa maior e mais barata fonte de publicidade é o “passa palavra”.