Joana Monteiro, o rosto da Hexa People
Joana Monteiro transformou medos em coragem e encontrou a sua paixão no empreendedorismo. Com uma carreira marcada por passagens em algumas multinacionais, decidiu dar um passo ousado, assumindo a gestão da Hexa People, uma empresa de recrutamento especializada em tecnologia, focada na missão “Make it Personal”.
Joana Monteiro, apesar de desempenhar um cargo de liderança, não olha para si como alguém influente no setor, mas sim como alguém que conseguiu traçar um caminho que a fez chegar onde está hoje. A decisão de se aventurar como empreendedora, assumindo o comando da Hexa People, não foi tomada de ânimo leve. Depois de ter desempenhado funções na área de Recrutamento na L’Oréal e no Lidl Portugal, a transição para a gestão da sua própria empresa parecia distante. O medo do fracasso e a estabilidade financeira oferecida pelo emprego convencional eram fatores que pesavam na sua mente. No entanto, o ano de 2020, com a pandemia do Covid-19, trouxe reflexões profundas. A vida remota permitiu-lhe uma harmonização mais eficaz entre a sua vida pessoal e profissional, incentivando-a a repensar o seu caminho. Com dois filhos pequenos e um desejo de dedicar mais tempo à família, Joana tomou a decisão de fazer uma pausa na sua carreira durante 2022 e, finalmente, abraçou o empreendedorismo ao unir-se ao Hexa Group para criar a Hexa People.
“Após muita ponderação e algumas conversas em casa, decidi então que o melhor era fazer uma pausa na carreira, dedicar-me 100% aos filhos, à família, pensar qual é que poderia ser o próximo passo a dar e é nessa altura que volta outra vez a afigurar-se uma possibilidade cada vez mais exequível de poder ter a minha própria empresa”, explica Joana.
A Hexa People nasceu da necessidade de fornecer serviços de recrutamento e seleção especializados na área da tecnologia, dentro do Hexa Group. Joana aponta que o que diferencia a empresa é a sua especialização em tecnologia da informação, apoiada por uma equipa exclusivamente especializada na área, e isso garante uma resposta mais rápida e precisa às necessidades dos clientes. Para a Diretora-Geral, o balanço da empresa até agora tem sido positivo com a conquista de importantes clientes em diversos setores como bancos e serviços, farmacêutico e automóvel. O seu crescimento sustentável, trabalhando com parceiros que partilham os mesmos valores, destaca a importância de uma estratégia sólida e de parcerias significativas no setor do recrutamento.
“Temos apostado num crescimento sustentável, trabalhando com parceiros que também eles partilham dos nossos valores, […] prevemos aqui conseguir terminar o ano alcançando o objetivo de faturação ao qual nos propusemos perante o grupo e, portanto, o balanço é positivo até agora”, clarifica.
Um dos compromissos da Hexa People tem por base o claim “Make it Personal”, que procura tornar cada relação mais pessoal e significativa. Outro dos pilares está assente nas pessoas, combinando tecnologia com a experiência da equipa, para encontrar os candidatos ideais para os seus parceiros. O objetivo é encontrar o equilíbrio certo, garantindo que os talentos se encaixem não apenas nas competências técnicas, mas também na cultura empresarial. A visão de futuro da Hexa People é ser significativa e ter impacto na vida dos seus colaboradores, candidatos e parceiros.
“Eu acredito que enquanto empresa de recrutamento, temos o dever de utilizar a nossa posição de mercado para promover estratégias de contratação apoiadas em princípios de diversidade e inclusão”, salienta a Diretora-Geral.
Joana, tendo por base a sua experiência na área, partilha estratégias que considera importantes para liderar na área do recrutamento. Essas estratégias podem ser aplicadas a qualquer líder, independentemente do género e são aplicáveis a todos os níveis hierárquicos; são elas a crença no propósito do negócio, o rodear-se de equipas confiáveis e a transparência. Além disso, salienta a importância de se livrar da “síndrome do impostor”, um desafio que muitas pessoas enfrentam. Acreditar em si mesmo e procurar apoio através do coaching ou terapia pode ajudar a superar esse obstáculo e a alcançar os seus objetivos profissionais. “Eu diria que atuo aqui muito numa lógica de partilha, de transparência e de honestidade para com as minhas equipas e creio que estas três características são ou têm sido transversais ao longo do meu percurso”, confessa.
Joana, embora nunca tenha sentido algum tipo de discriminação, afirma que as mulheres desempenham um papel fundamental na promoção da diversidade e inclusão nas organizações. Destacando que, ainda que as mulheres tenham progredido em muitos aspetos, ainda há desafios a superar, especialmente em setores onde a igualdade não é alcançada; afinal, há fatores biológicos que não se podem ultrapassar (e.g. maternidade) e também fatores sociais que ainda estão vincados em algumas áreas. Contudo, observa um aumento na conscientização das empresas sobre a importância de dar suporte às diferentes necessidades das mulheres nas suas carreiras. Joana incentiva as mulheres a projetar carreiras que levem em consideração as experiências que enfrentaram e a criar oportunidades para outras mulheres. “Acho que os desafios são efetivamente o tempo, a capacidade de escolha, de decisão, o suporte que há para isso e as oportunidades vêm efetivamente do próprio mercado e de aproveitar no fundo esta tendência que nós temos ou que nós observamos mais, digamos, desperta para estas questões”, afirma.
Joana Monteiro sente-se privilegiada por ter o apoio familiar necessário para equilibrar a sua vida pessoal e profissional. A mãe e empresária acredita que encontrou o modelo de trabalho ideal ao criar uma empresa “remote-friendly”, que permite a autonomia na gestão do tempo.