NAU21: Tecnologia, o parceiro certo para inovar

Fundada em 2015, a Nau21 é uma empresa que presta serviços nos setores de consultoria, digital e inovação. Em entrevista à Revista Business Portugal, o responsável partilha o rumo em direção a novas tecnologias que promovem a inovação e a disrupção de processos tradicionais.

Como definiria a Nau21 como empresa?
A Nau21 cumpre com o sonho de criar um laboratório de inovação para auxiliar clientes a alavancarem os seus negócios através da utilização inteligente da tecnologia. No último ano decidimos forcar-nos na área de serviços financeiros, nomeadamente em seguros, apontando para a utilização de tecnologia Blockchain. Atualmente, podemos dizer que a empresa se divide em três setores: consultoria, digital e inovação.

Sendo o foco da empresa a consultoria, o digital e a inovação, como se distinguem os três pilares e de que forma são uma mais-valia para a empresa e para os clientes?
A consultoria no mundo segurador é uma área muito específica, de grande responsabilidade e exigência que requer conhecimento, experiência e espírito crítico. Nesse sentido, reforçamos os nossos quadros com um conjunto de consultores com elevada experiência e reconhecidos no mercado, quer a nível de negócio, quer a nível tecnológico. A nossa carteira de clientes portugueses conta com a nossa perícia tanto na análise de processos, como na definição e avaliação de novos produtos no mercado. O nosso foco é a otimização de processos de negócio através da inovação possível através de novas tecnologias, cumprindo com os nossos objetivos, assim como com os dos nossos clientes. No setor digital, a empresa presta serviços web, através de websites e aplicações digitais. Este setor encontra-se em expansão, sendo esta oferta uma mais-valia para os nossos clientes. Na área da inovação, estamos a vocacionar-nos para a tecnologia Blockchain. Resumidamente, é uma tecnologia que surgiu em 2009, que serviu de base, na sua primeira fase de desenvolvimento, para o surgimento das cripto-moedas e, numa fase posterior, ao aparecimento dos smart contracts (contratos que são programados em linguagem informática). Esta tecnologia faz o registo de dados de forma distribuída por todos os elementos de uma rede, reduzindo, ao máximo, o número de intermediários e utilizando mecanismos de estabelecimento de confiança e consenso quanto aos dados guardados. Integridade, transparência, imutabilidade, simplicidade e o princípio de “não repúdio” são as principais características que distinguem e realçam esta tecnologia.

De que forma é que os serviços interagem uns com os outros?
Disponibilizando estes serviços e utilizando-os em perfeito equilíbrio e união, estamos a orientar as nossas valências de consultoria em aliança com a inovação em blockchain para a criação de uma plataforma inexistente no mercado. Os nossos objetivos principais são os da prevenção ou, até mesmo, a extinção de ocorrências fraudulentas que afetam, continuamente, as companhias de seguros e a da obtenção de maior transparência nas transações, de mais confiança e, por outro lado, de menos custos operacionais. Apesar de estarmos conscientes da utilidade em diversos setores, de momento, encontramo-nos a analisar a nossa intervenção no âmbito da gestão de seguros de curta duração que são utilizados para cobrir um evento específico – one-time insurance. Uma possível aplicabilidade será nos eventos desportivos, como em maratonas, caminhadas, trails, por exemplo. Esta plataforma de gestão irá promover um acompanhamento excecional dos vários elementos da rede e agilizar processos atuais algo morosos e complexos, desatualizados com os avanços tecnológicos existentes atualmente.
No fundo, pretendemos elaborar uma plataforma transparente e confiável que promova uma melhor comunicação e uma melhor gestão dos acontecimentos e etapas antes, durante e após um evento desportivo para todos os elementos da rede, sendo estes os desportistas, as companhias de seguros, os organizadores dos eventos, os prestadores de serviços médicos, entre outros. Este projeto conta já com a envolvência e o reconhecimento de algumas entidades com interesse direto na gestão deste tipo de seguros e de provas desportivas. A plataforma encontra-se numa fase embrionária, mas projetamos uma aplicabilidade primeiramente a nível nacional e europeu e, posteriormente, a nível mundial. Acreditamos que esta plataforma tem tudo para promover a disrupção de processos tradicionais no mercado segurador, desportivo e até no da saúde.

Estão focados nos seguros de acidentes pessoais para desenvolver esta plataforma. No futuro preveem desenvolver outro tipo de plataformas para outra área?
Na parte da consultoria, estamos muito focados em seguros de vida e de uma forma mais genérica que abarquem todos os seguros sobre pessoas, como seguros de saúde e de acidentes pessoais, movimentamo-nos mais à vontade. Tendo colaboradores com mais de 10 anos de conhecimento dos processos de seguros e conhecem o negócio como ninguém. Acreditamos que podemos fazer a diferença e trazer inovação a esta área, em particular, mas alargando atuação a todo o mercado de serviços financeiros. A inovação não é dita apenas para ser um nome bonito. Dizemo-la porque sentimos, ao conhecer tão bem os processos de negócio, sendo estes de subscrição ou de participação de sinistros, que as companhias de seguros tradicionais podem ser substancialmente melhoradas em dois pontos: melhorando a sua eficácia e eficiência e protegendo a sua propensão à fraude. Desde logo, ao ser fornecida informação coerente e confiável do que aconteceu no sinistro, acabamos por ter a capacidade total de combater a fraude e evitar perdas significativas.

Num futuro próximo, quais são os projetos que estão delineados para a Nau21?
Futuramente, pretendemos continuar a cimentar as nossas relações comerciais nacionais e internacionais e promover nelas e em novas relações a Transformação Digital como a necessidade iminente do século XXI. Vivemos num mundo em evolução constante e veloz e a adaptabilidade das empresas em acompanhar estas mudanças é imperativa. Ao simplificar as operações de negócio através da utilização de novas ferramentas digitais, como por exemplo, da tecnologia Blockchain, toda a cadeia de valor irá desenvolver-se. Por um lado, os clientes esperarão a simplificação nos processos de contratação e de participação de sinistros e a oferta de serviços e mais rápidos, mais simples e personalizados, à semelhança da experiência que já vivenciam em áreas como retalho e banca, onde foram implementados avançados sistemas de venda online. Por outro lado, a proximidade e o conhecimento dos seus clientes trará às seguradoras uma maior fidelização e boas oportunidades para explorar up e cross-selling dos seus produtos e serviços. Já para não mencionar na redução significativa de custos operacionais, promovendo a oferta de preços mais competitivos. Acreditamos que, ao cobrir esta lacuna no mercado, poderemos chegar a uma era de descobrimentos tecnológicos jamais alcançada, trazendo reconhecimento a novas tecnologias e explorando novas aplicabilidades das ferramentas.

You may also like...