Zomato reinventa-se e apresenta novo nome e nova imagem Digam ‘olá’ à DIG-IN

Numa jogada significativa de rebranding, a Zomato – aplicação líder de descoberta de restaurantes em Portugal -, passou por uma evolução, emergindo como DIG-IN. Mas, o que isso significa para os utilizadores? Segundo Mariana Boavida, Head of PR & Marketing da Zomato Portugal: Muda a imagem, mas os ingredientes de base mantém-se. A mudança é principalmente no nome e na estética, enquanto a essência do que trouxe a plataforma à sua atual proeminência permanece intocada.

Mariana Boavida, Head of PR & Marketing

Ao longo dos anos, a Zomato tem experienciado um crescimento notável no dinâmico mercado gastronómico português. Desde a sua chegada em 2014, a marca, originária da Índia, tem desempenhado um papel fundamental na transformação e digitalização do setor alimentar em Portugal. Mariana Boavida, Head of PR & Marketing da Zomato Portugal, destaca o período inicial de estabelecimento em Lisboa, expandindo-se para o Porto após dois anos, e posteriormente lançando-se no Algarve. No entanto, o impacto da pandemia trouxe desafios significativos, com a Zomato Índia a fechar alguns mercados internacionais, incluindo Portugal.

Perante a incerteza, a Zomato Portugal tomou o controlo da operação através de um MBO e  adotou uma abordagem proativa durante a pandemia, oferecendo suporte ativo aos restaurantes locais. Segundo Mariana, a Zomato exerceu uma função crucial ao aconselhar os estabelecimentos sobre as novas normas e diretrizes, lançando produtos inovadores como menus contactless e pagamentos pela aplicação. Ao longo dos últimos três anos, a Zomato Portugal expandiu-se geograficamente e, hoje, conta com uma listagem de 52 mil restaurantes em todo o país, incluindo Açores e Madeira.

Transição Sem Costuras para DIG-IN

O nome DIG-IN em si tem um significado profundo – é um convite para os utilizadores mergulharem numa experiência gastronómica completa e facilitada. “Tens a Papinha Toda Feita” é o mote que reflete a missão da aplicação em fornecer todas as soluções de restauração num só lugar. “O rebranding é um realinhamento estratégico com a visão construída até agora pela empresa”, afirma Mariana. “Os ingredientes que nos trouxeram até aqui, aprimorando as nossas experiências gastronómicas, mantêm-se inalterados”, reforça, acrescentando que a mudança de nome é uma resposta às novas metas, incluindo a internacionalização para mercados como Espanha e Alemanha.

A transição para DIG-IN unifica toda a experiência gastronómica. No que diz respeito à experiência do utilizador, Mariana assegura que não houve alterações significativas na aplicação. A mudança será visual e comunicativa, com uma abordagem mais ousada e provocativa na comunicação. A aplicação, por outro lado, foi aprimorada com base no feedback dos utilizadores ao longo dos anos, introduzindo elementos como gamification e prémios para os foodies mais ativos.

A otimização da pesquisa, melhorias no mapa, a continuidade de serviços como reservas, descontos em restaurantes PRO e Delivery,  são algumas das melhorias destacadas. A experiência do utilizador permanece no centro das prioridades, garantindo que a DIG-IN continue a ser uma aplicação essencial na jornada gastronómica diária. Com cerca de 2 milhões de visitas mensais, Mariana ressalta a presença da Equipa Tech in House, permitindo adaptações em tempo real e oferecendo soluções personalizadas e adaptadas às necessidades dos restaurantes.

Revitalizar os Restaurantes com Tecnologia e Apoio Estratégico

Um dos pilares fundamentais da DIG-IN é o apoio contínuo e gratuito aos 52 mil restaurantes presentes na plataforma. Mariana esclarece que “a inclusão na aplicação é gratuita, funcionando como um guia abrangente para todos os que querem saber onde comer”. Para além desta visibilidade, a aplicação oferece uma variedade de soluções tecnológicas que visam a digitalização e o apoio diário aos restaurantes. Entre esses serviços, destacam-se a gestão de reservas, pagamentos, a criação de sites apelativos e soluções de delivery com as taxas mais baixas do mercado. Mariana explica que a intenção não é competir com gigantes do delivery, mas sim ser um facilitador e agregador de serviços, proporcionando opções acessíveis aos restaurantes parceiros.

O foco nos dados também desempenha um papel crucial, especialmente para grandes grupos de restauração e marcas,  conseguindo por exemplo estudar a pegada digital das marcas. A DIG-IN oferece a oportunidade para adquirirem informações e insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, um serviço que pode ser particularmente benéfico na tomada de decisões estratégicas e na compreensão das preferências do mercado.

Os serviços pagos, como anúncios patrocinados para aumentar a visibilidade e ferramentas de comunicação direcionadas, são opcionais para os restaurantes que procuram uma abordagem mais personalizada para atrair clientes. Assim, a DIG-IN não só democratiza o acesso à visibilidade online (gratuita) para todos os restaurantes, como também oferece serviços pagos acessíveis, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento da comunidade gastronómica nacional. Mariana reitera: “A missão da empresa é facilitar a vida dos restaurantes, permitir-lhes gerir eficientemente os seus negócios num só ambiente digital”.

Transformação Digital na Gastronomia Nacional

Num cenário onde a digitalização molda cada vez mais o nosso quotidiano, Mariana realça o papel pioneiro da DIG-IN na transformação da interação dos consumidores com a gastronomia. Remontando a 2014, a Zomato foi precursora no estabelecimento da cultura de reviews e opiniões gastronómicas, antecipando uma tendência que agora se tornou quase incontornável.

A revolução digital, iniciada pela Zomato, trouxe consigo a prática quase universal de fotografar e partilhar experiências gastronómicas, seja através da aplicação, do Google ou de outras plataformas. Para Mariana, a DIG-IN evoluiu de uma espécie de “rede social dedicada aos foodies” para um agregador de todas essas experiências e utilidades que os users da app procuram. “Temos construído ao longo dos anos uma comunidade ativa muito forte e vital na transformação do setor gastronómico.

A comunidade de foodies da DIG-IN desempenha um papel crucial ao oferecer feedback valioso aos restaurantes. Mariana destaca a proximidade estabelecida entre foodies , app e restaurantes: “Muitos estabelecimentos  convidam os membros ativos da comunidade, para experimentarem novos pratos, darem a sua opinião de experts, de certa forma, tornarem-se parte integrante da evolução do restaurante”.

 

 

Liderança Feminina: Desafios e Conquistas

Mariana, enquanto Head of PR & Marketing, partilha a sua perspetiva sobre liderança feminina numa indústria muitas vezes dominada por homens. Originária de um meio como a televisão, onde a predominância masculina é comum, Mariana frisa a inevitabilidade de enfrentar desafios acrescidos como mulher e jovem líder. No entanto, a sua experiência na Zomato trouxe uma mudança de perspetiva e a compreensão de que não é necessário adotar uma postura diferente para ser ouvida.

A DIG-IN notabiliza-se ao proporcionar um ambiente inclusivo, com várias mulheres em papéis de liderança, desde áreas tecnológicas até recursos humanos. “Não senti dificuldades em ascender na empresa, encontrei apoio para expressar as minhas ideias de forma assertiva”, enfatiza. A métrica anual de liderança demonstra uma representação equitativa entre homens e mulheres nos cargos de liderança, desmistificando a noção de que o setor é exclusivamente masculino.

No setor gastronómico, Mariana sublinha a crescente presença de mulheres à frente de restaurantes e cozinhas. A DIG-IN, através da rubrica “Negócios com a Alma”, procura dar destaque às mulheres que lideram negócios no mundo da restauração. A iniciativa visa apoiar e destacar mulheres que abriram os seus próprios negócios ou que lideram cozinhas como chefs, reconhecendo a importância de continuar a promover e apoiar mulheres neste setor.

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