“Good people attract good people to make good business”

Carla Sá Fernandes trabalha no ramo imobiliário e é apaixonada pelo seu trabalho. Em entrevista, garante que as mulheres são capazes de fazer a diferença no mundo dos negócios.

 

Comecemos por conhecer um pouco mais sobre si. Licenciada em relações internacionais, consultora de imagem e marketing, de que forma é que chega ao ramo imobiliário?

Quando terminei a faculdade ingressei na Indústria Farmacêutica onde estive 16 anos, na área comercial. Em 2013, quando deixei esta empresa, decidi experimentar uma área que sempre me apaixonou –a moda– e assim foi. Concluí o curso de Costura, Consultadoria de Imagem. Na minha opinião, todos nós somos uma “ferramenta de marketing”, por isso, porque não sobressair o que temos de melhor em nós? Quando somos bonitas por dentro, por fora brilhamos mais. A primeira impressão que causamos nos outros pode ser decisiva, e para quem lida com pessoas, como eu, é crucial.

Carla Sá Fernandes, Consultora Imobiliária

O imobiliário apareceu por acaso (ou não, porque nada na vida é por acaso) no meu percurso. Faço parte de um grupo de mulheres empreendedoras e um dia, uma delas, que ia abrir uma agência imobiliária, perguntou-me se eu conhecia alguém interessado no ramo. Depois de pensar um pouco, decidi que eu mesma podia experimentar, e aqui estou desde 2014. Na JLL desde 2019.

 

Que serviços são disponibilizados pela JLL? Considera que trabalhar nesta área, é ter nas mãos a possibilidade de realizar sonhos? Podemos dizer que é cada vez mais difícil corresponder às expetativas dos clientes?

A JLL distingue-se por ser a única empresa internacional a operar diretamente em Portugal. É uma Multinacional com mais de 200 anos, cotada em bolsa e que em Portugal está há cerca de 25 anos. Estamos em todos os segmentos e criamos valor em toda a cadeia do imobiliário. É este serviço integrado que oferecemos aos nossos clientes. Estamos presentes em mais de 80 países e temos mais de 300 escritórios espalhados pelo mundo. Para além disso, a nossa forma de estar no mercado tem-nos concedido o reconhecimento de há mais de 14 anos sermos a 5ª empresa mais ética para se trabalhar, no mundo. Temos mais de 3.000 clientes nacionais e internacionais, e alguns deles que só trabalham com a JLL no mundo inteiro.

Trabalhar no imobiliário é desafiarmo-nos constantemente e fazer magia na nossa vida e na vida das pessoas. Eu sou apaixonada por esta área. É maravilhoso e verdadeiramente recompensador poder contribuir para fazer a diferença na vida de alguém – seja porque vai fazer um investimento puro e duro, ou porque compra a casa dos seus sonhos. É fundamental e única, a parceria que se cria entre Consultor e Cliente, sendo a confiança o ponto chave deste negócio. Muitas relações ficam para a vida.

Na minha opinião, os clientes estão cada vez mais bem informados e quando tomam a decisão de comprar, a maior parte sabe exatamente o que quer. São exigentes, querem qualidade no serviço, respostas rápidas e assertivas. É aqui que um consultor se deve distinguir e fazer a diferença.

Tenho clientes que compram à distância e não conhecem bem o mercado nacional, o que me dá uma grande responsabilidade na hora da decisão.

 

Como é que avalia a atualidade do mercado imobiliário em Portugal? Que conselhos gostaria de deixar a quem se encontra à procura de casa e porque é que devem escolher a JLL para os ajudar? 

Portugal tem-se mostrado um país especialmente interessante para investidores portugueses e estrangeiros.

Cada vez mais a casa é usada não apenas como morada habitacional, mas também como escritório, como destino de férias, ou como residência partilhada por estudantes.

Portugal tem ganho vários prémios internacionais e é um dos países mais seguros do mundo, muito forte na tecnologia e na inovação. Temos um excelente clima, segurança, sistema de saúde e educação e é um dos países do mundo que oferece a melhor qualidade de vida. Esses são apenas alguns dos fatores que estão a impulsionar o mercado residencial e essa tendência deve continuar no futuro.

Porquê a JLL? Porque prestamos um serviço integrado 360º aos nossos clientes; investimos como nenhuma outra empresa do ramo imobiliário a operar em Portugal em marketing; e trabalhamos com todos os players do mercado.

 

Que características a definem enquanto mulher e profissional? Acredita que as mulheres podem ser uma mais-valia para o mundo dos negócios? Que palavras gostaria de deixar àquelas que ambicionam fazer um percurso semelhante ao seu?

Considero-me uma mulher e profissional aguerrida e apaixonada pela vida e pelo que faço, com uma grande capacidade de adaptação às mudanças e sem medo do desconhecido. Sou uma mulher de “pessoas”.

As mulheres têm em si uma magia intrínseca que começa logo por conseguirem fazer várias coisas – e bem – ao mesmo tempo. Ao aliarem a parte emocional à racional conseguem ter uma melhor visão dos acontecimentos.

Transportando a mais-valia das mulheres para o ramo imobiliário diria que hoje já não se compra betão ao metro quadrado; compram-se habitats, estilos de vida e ambições – e é aqui que uma mulher faz a diferença no mundo dos negócios.

Acreditar em nós, nunca desistir, trabalhar arduamente, ser humildes e focadas são os meus conselhos. Mesmo nos momentos menos bons, acreditar que nada na vida acontece por acaso!

 

E relativamente ao futuro, que metas tem traçadas?

Enquanto mulher apaixonada e empreendedora, espero continuar a fazer “magia” na vida dos meus clientes e na JLL, onde me sinto “em casa”.

Tenho o privilégio de trabalhar com profissionais que me fazem crescer pessoal e profissionalmente, o que é bastante enriquecedor.

Como estou constantemente a pensar em novas oportunidades de negócio, quem sabe paralelamente um outro…

You may also like...