Voar mais alto

A Portugália Airlines assume um compromisso de qualidade, procurando as melhores respostas para os desafios de hoje e do futuro. Valter Fernandes, o Diretor-Geral, assume a importância das suas pessoas que fazem desta companhia uma referência no país.   

Valter Fernandes, Diretor – Geral

Como descreve o posicionamento, o core business e os valores pelos quais a companhia pauta a sua atuação?

A Portugália tem como Missão ser sempre uma fonte inequívoca de soluções dentro do Grupo TAP no que respeita à operação de curto e médio curso, reduzindo custos operacionais, aumentando a pontualidade e melhorando os níveis de satisfação e confiança dos Clientes (NPS). Como feeder-defeeder da TAP, pretendemos ser a Companhia preferida em todas as rotas em que operarmos, com um forte compromisso com a Segurança de Voo; especial enfoque no Cliente; valorizando a Integridade; a Flexibilidade e a Excelência dos Operacionais e o Trabalho em Equipa. Estes são, aliás, os Valores da Portugália.

Em 2016, a Portugália Airlines implementou uma renovação total da sua frota. A busca de uma constante inovação tecnológica fazem parte do ADN da empresa?

A renovação de frota trouxe à Companhia um aumento de capacidade e uma maior flexibilidade, mantendo o mesmo rigor e qualidade no serviço prestado aos passageiros.

Em termos tecnológicos, temos uma equipa jovem e dinâmica sempre em busca das melhores e mais recentes soluções que nos permitam fazer mais e melhor, se possível, em metade do tempo e com menos trabalho manual. São, também, estas medidas que permitem aumentar a nossa performance. Exemplos disso têm sido os inúmeros projetos desenvolvidos de melhoria a nível digital: implementámos o Electronic Flight Bag; desenvolvemos múltiplas iniciativas de Business Intelligence, entre as quais um programa de eficiência de combustível; trabalhámos na automatização de vários processos outrora feitos manualmente, libertando assim as pessoas para tarefas de maior valor acrescentado; implementámos uma plataforma digital para registos de manutenção.

Genericamente, enquanto empresa, já desmaterializámos vários processos a nível de cockpit e na área da formação e agora temos de desmaterializar na manutenção, no Pessoal de Cabina e nas áreas de suporte (e.g. RH).

 

Investir na formação e apostar numa equipa comprometida com os desafios do futuro são fatores distintivos incontornáveis. Que pontos fortes podem fazer da Portugália a companhia aérea regional preferida em todas as rotas operadas?

A nossa maior mais-valia são, sem dúvida, as nossas Pessoas. E não se trata de um mero cliché. A Portugália conta hoje com um total de cerca de 900 colaboradores, a maioria dos quais (se não mesmo todos!) se conhecem e sabem os nomes uns dos outros. Valorizamos uma cultura muito pessoal, de transparência e de proximidade. As nossas portas estão sempre abertas!

A formação é parte fundamental de todo este processo. Desde o acolhimento (logo na admissão) a um processo de formação rigoroso (inicial e recorrente), fazemos questão de transmitir não só o know-how e expertise a nível técnico, mas também de passar o nosso ADN para os mais novos/recém-chegados à Empresa.

Quando alguém sai da Companhia, por variadíssimos motivos, uma das coisas que mais refere é que a Portugália foi “uma excelente escola”. Isto enche-nos de orgulho. Contudo, temos que entender porque saiu da empresa e o que podemos fazer para aumentar a retenção. Atualmente temos esse desafio na Manutenção.

A satisfação e confiança dos nossos clientes começa dentro de portas: com o cliente interno.

Depois, existe, claro, todo um trabalho de excelência feito sobretudo por quem está na primeira linha, ou seja, os nossos Tripulantes e Técnicos de Manutenção. E este trabalho tem sido reconhecido ao longo dos anos, inclusivamente através de vários prémios ganhos (Skytrax Best Regional Airline in Europe, Skytrax Best Cabin Staff in Europe, ERA Gold Award for Airline of the Year).

Que importância considera ter esta partilha de conhecimento em torno das últimas inovações tecnológicas do sector num evento como o Portugal Air Summit?

O Portugal Air Summit junta vários players com papéis fulcrais no desenvolvimento da atividade permitindo ao público em geral perceber como foi possível alcançar as mais recentes inovações tecnológicas e legislativas, qual o caminho que neste momento está planeado para o futuro e permite a todos os que, direta ou indiretamente se encontram ligados ao sector da aviação, perceber qual o seu papel e como podem contribuir para os desenvolvimentos futuros. Adicionalmente, permite-nos criar ligações através do networking com personalidades internacionais que nos ajudam a evoluir. A presença de várias empresas permite igualmente o contacto com novas ferramentas de trabalho.

You may also like...