“Formar tripulantes de cabine com qualidade”

Maria Ortelinda Barros Gonçalves é CEO da Escola Oceânica de Formação desde 2015. Em entrevista, destaca que a formação tem um sentido prático, que facilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho.

 

A Oceânica é uma academia de formação para tripulantes de cabina. Como é que começou este projeto e qual é a sua principal missão?

A Escola Oceânica Academia de Formação, Lda. com sede na Av. Paiva Couceiro, 760, H9, 4300-383 Porto, apresenta a Certificação da DGERT (Direção Geral Emprego e Relações do Trabalho) e tem uma oferta formativa em várias áreas.

Na área do transporte aéreo, disponibiliza o Initial Cabin Crew Training, sendo o primeiro, e único, sediado na região Norte de Portugal.

Tendo sido responsável académica, há alguns anos, de um Projeto Universitário ligado à Aeronáutica que iniciará a sua atividade, na cidade de Espinho, em setembro de 2023, surgiu a ideia de incluir na Oceânica Academy o Initial Cabin Crew Training Course.

Neste momento, a nossa principal missão é formar tripulantes de cabine com qualidade e apetrechamento técnico, de forma a terem um lugar de excelência no mercado de trabalho. Neste sentido, a Oceânica Academy tem como principal preocupação ter formadores com grande experiência na carreira de tripulantes de cabine. Na área da coordenação  do Initial Cabin Crew Training Course temos Isabel Diniz, com 43 anos de Voo na empresa TAP, onde iniciou a sua carreira de formadora de Safety e Crew Resource Management. Para além da diferenciação da ação e inovação, da ética e do compromisso escola – formando, acreditamos que só com os exemplos experienciados numa carreira a bordo, poderão os formandos assimilar o conhecimento ministrado no curso.

 

Desde os serviços à oferta formativa, explane o que podemos encontrar na Oceânica.

A Academia de Formação Oceânica apresenta a Certificação da DGERT e oferece formação nas seguintes áreas:

090 – Desenvolvimento pessoal

840 – Serviços de transporte

146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas

862 – Segurança e higiene no trabalho

222 – Línguas e literaturas estrangeiras

342 – Marketing e publicidade

482 – Informática na ótica do utilizador

729 – Saúde – programas não classificados noutra área de formação

Disponibiliza às empresas a possibilidade de desenvolvimento nas áreas da qualidade e inovação, proporcionando aos seus recursos humanos um padrão de excelência na formação e qualificação naquelas áreas. É uma escola preparada para colaborar com os seus clientes, em serviços diversos relacionados com a Inovação empresarial (apoio às PME’S), acesso a financiamentos públicos, incentivos fiscais e internacionalização.

A Escola Oceânica ministra o Curso Inicial de Tripulantes de Cabine, certificado pela ANAC, cumprindo com os requisitos EASA (European Aviation Safety Agency), Anexo V (Parte CC ), apêndice 1 do Regulamento (EU) No1178/2011 e como complemento o Curso de Inglês Aeronáutico On-line com preparação para a Prova de Recrutamento por uma Companhia Aérea com simulação de entrevista.

 

Uma das principais vantagens de os alunos concluírem os seus estudos na Oceânica, é a rápida inserção no mercado de trabalho? Para isso muito contribuem as várias parcerias que têm realizado como, por exemplo, a mais recente com a Talenter?

A principal vantagem em ser formando nesta escola é receber a formação com sentido prático para inserção no mercado do trabalho. Neste âmbito, a escola, para além de outras parcerias, tem um protocolo com uma empresa de renome na área de recrutamento da Aviação Comercial – a Talenter.

 

Este ano prevê-se que seja a maior edição de sempre do Portugal Air Summit. Considera importante a realização deste tipo de eventos para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa?

Consideramos de extrema importância o intercâmbio de ideias, experiências e resultados que encontros como este proporcionam aos seus visitantes.

You may also like...