“Visite Cantanhede e deixe-se surpreender”

Cantanhede surpreende pela sua atmosfera urbana verdadeiramente envolvente, sendo sem dúvida, um concelho que os portugueses devem visitar este verão. Quem o diz é Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, que em entrevista à Revista Business, fala das potencialidades do território e das estratégias desenvolvidas para que Cantanhede continue a ser um destino seguro.

 

Helena Teodósio, Presidente

Que estratégias foram desenvolvidas pela Câmara Municipal no combate à Covid-19 e de que forma geriram o desconfinamento dos cantanhedenses?

Desde o primeiro dia que a Câmara Municipal adotou 40 medidas de combate à pandemia. Desde o pagamento aos fornecedores, no apoio às populações mais vulneráveis, na reativação da economia, na redução dos preços das taxas de água e saneamento, enfim, optámos sempre por ajudar os cidadãos com um trabalho de proximidade. Para além disso, comprámos três mil testes para testar funcionários da câmara, das juntas de freguesia, profissionais de saúde, funcionários das IPSS’s, profissionais de educação, fizemos de tudo para estarmos precavidos contra esta pandemia que nos apanhou a todos de surpresa.

 

Em tempo de pandemia, que apoios é que a Câmara Municipal tem prestado à comunidade de Cantanhede?

Fizemos algumas medidas de apoio à comunidade. Por exemplo, no caso dos utilizadores domésticos, abrangeu todas as famílias em que qualquer dos elementos do agregado familiar tivesse uma diminuição superior a 1/3 nos rendimentos. Seriam então isentadas das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos, e o 1.º escalão alargado de 5m³ para 15m³.

No que respeita às empresas, todas as que encerraram por determinação do Estado de Emergência Nacional e todas as que tenham uma quebra da facturação de 40 por cento, foram isentadas das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos.

A economia social tem sido uma das mais afectadas pela pandemia da Covid-19, pelo que o executivo camarário isentou na totalidade as Instituições Particulares de Solidariedade Social e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Penso que temos tido uma postura proativa na defesa dos interesses de todos, fazendo frente a uma pandemia que nos coloca desafios diários.

 

A Feira Quinzenal reabriu no passado mês, contando com uma grande afluência de visitantes. Considera que o impulso que será dado novamente na promoção do comércio local é fundamental para a localidade?

Abrimos a feira quinzenal, respeitando as normas da DGS e implementando um plano de contingência que fizemos para o efeito. Penso que tomámos algumas medidas para a dinamização do comércio, como aconteceu com a plataforma da terra à mesa, que ajuda os produtores agrícolas e os comerciantes na valorização dos seus produtos. No entanto, estamos a preparar já a época natalícia, onde queremos implementar algumas novidades, na certeza de que o faremos para potenciar o comércio tradicional do Município de Cantanhede.

 

Por outro lado, estão também a investir na requalificação urbana. Que intervenções estão programadas e de que forma poderão melhorar a vida do povo de Cantanhede?

Fizemos uma candidatura ao PEDU, que nos está a possibilitar a requalificação da área urbana de Cantanhede. Para além disso, está previsto, até ao final do mandato, a requalificação da rede viária, onde vamos investir cerca de oito milhões de euros. Temos ainda algumas projetos em andamento e que serão terminados ainda este ano, como é o caso da Casa da Cultura, uma obra de quase dois milhões de euros, para a qual recebemos comparticipação comunitária. Outra obra que está a avançar é a requalificação do bairro vicentino, uma obra adjudicada pelo valor de 1.407.998 euros, a empreitada diz respeito a um investimento em habitação social inserido Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), e que vai melhorar o conforto de 20 agregados familiares.

 

Aliados a estes avanços, apresentaram uma nova Logomarca. O que representa esta mudança de imagem? E pedia-lhe ainda que explicasse aos nossos leitores os seus elementos.

Estávamos a precisar de evoluir nessa área e lancei o desafio à equipa de comunicação para avançar com uma nova logomarca. A equipa focou os seus estudos gráficos nas temáticas: água do mar, água da nascente (potável) e terra. A solução obtida resultou da simplificação da ilustração de uma onda, agora representada pelo conjunto do traçado a azul, e a água “pura” das nascentes que brota do solo arenoso e o terreno lavrado, representados pelas linhas horizontais de cor verde. O processo de simplificação da mancha gráfica e tonal reduzindo-os ao mínimo essencial, tornou o conjunto menos ruidoso graficamente e, consequentemente, mais duradouro e multifacetado.

Relativamente às cores, é do conhecimento generalizado que as elas têm um papel indiscutível na perceção da mensagem e despertam diferentes emoções no público. A paleta de cores escolhidas, azul e verde, reflete a identidade da marca:

– O azul é comumente associado a água, confiança, modernidade, tranquilidade e segurança; o verde é associado a saúde, natureza, qualidade de vida, ambiente, fertilidade, entre outros. Esta proposta representa um salto significativo na procura de um logótipo que transmita os “elementos estratégicos da marca Cantanhede”: Inovação; Competência; Credibilidade; Sustentabilidade; Dinâmica; Jovialidade. Com este resultado, é possível identificar os referidos valores na presente solução e o Município de Cantanhede acredita que a proposta transmite uma mensagem indiscutível de modernidade, dinamismo e elegância. A autarquia reconhece que este logótipo contém a essência do sentimento generalizado da população que reside no concelho ou que o visita, como um município moderno, carismático, limpo, cristalino, autêntico, que cuida do seu património natural e transmite esse conceito e compromisso às gerações futuras.

 

A Praia de Olhos de Fervença foi melhorada e, pelo 30.º ano consecutivo, a Praia da Tocha foi distinguida com Bandeira Azul, tendo ainda sido aberta, nesta última, a Biblioteca da Praia. Isto é um cartão de visita para Cantanhede?

Temos feito um trabalho de preservação das nossas praias. O desafio deste ano, com a pandemia, é grande porque nos coloca à prova. Sabemos que existem sempre coisas por fazer. No que se refere a Olhos da Fervença, temos um projeto que vai melhorar e requalificar aquele espaço, porque o nosso objetivo que é também tenha bandeira azul. No que respeita à praia da Tocha, a nossa equipa camarária fez um grande trabalho na preparação do areal para época balnear. Agora, não nos podem pedir para andarmos a controlar as pessoas para manterem o distanciamento social, porque nesse aspeto tem de haver bom senso de cada um. No trabalho que depende de nós, podemos estar todos tranquilos, porque fizemos de tudo para que a praia seja o orgulho de todos os cantanhedenses e que proporcione bons momentos a quem nos visita.

 

Podemos, portanto, concluir que Cantanhede é um Município seguro e que os portugueses devem visitar este verão?

Não tenho a menor dúvida disso. Aliás, temos utilizado uma frase que é: “Visite Cantanhede e deixe-se surpreender”, exatamente porque temos uma grande potencialidade turística que deve ser aproveitada. Desde a praia da Tocha ao Palheirão, passando por Olhos da Fervença, Sete Fontes e  Ançã, nunca descurando o nosso património histórico e cultural e os nossos percursos pedestres, bem como a nossa gastronomia, temos razões para acreditar que somos um Município seguro e preparado para receber a visita dos portugueses.

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