Projeto promove o espírito empresarial do Norte e Centro

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do projeto Desafios 5.0, recebeu, durante os primeiros nove meses, mais de 130 candidaturas de jovens empreendedores. Os projetos são de várias áreas – educação, saúde, turismo, construção, segurança alimentar, design ecológico, produção sustentável, multimédia e jogos – e foram avaliados tendo em conta os critérios de maturidade do candidato, desenvolvimento da ideia de negócio e potencial de inovação e de mercado.

Lançado pela AEP, em novembro de 2021, o Desafios 5.0 assume o objetivo de promover o espírito empresarial do norte e centro do país. “O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projeto”, esclarece Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Para promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projeto Desafios 5.0 assenta em três ações centrais: Call For Ideias (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).
Durante a primeira edição, lançada em novembro de 2021, a ação Call for Ideias recebeu 36 candidaturas, tendo a AEP selecionado as 20 melhores para participarem no Level UP, um programa de pré aceleração. À Call for Acceleration chegaram 20 candidaturas, todas selecionadas para o programa de aceleração Rise UP. Os empreendedores participaram, ainda, na sessão Speed Mentoring, uma oportunidade para apresentarem os seus projetos, colocarem questões e receberam feedback de mentores/investidores.
Ainda na primeira edição, à Call for Needs responderam 13 empresas, algumas das quais participaram na atividade Matchmaking, que proporcionou ao primeiro grupo de empreendedores a validação inicial dos projetos.
Luís Miguel Ribeiro adianta que deste primeiro grupo de empreendedores foram selecionados os 15 melhores projetos, que estão neste momento a participar no Mentoring 5.0, que consiste no acompanhamento e aconselhamento individualizado.
Durante a segunda edição, lançada em março 2022, e que deu início à constituição do segundo grupo de empreendedores, a Call for Ideas, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, contou com 42 candidaturas, das quais 30 participaram no programa de pré-aceleração Level Up.
“No final da quarta e última edição, em junho de 2023, data prevista para o fim do Desafios 5.0, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de cinco mil euros”, realça o presidente da AEP.
Em paralelo, o Desafios 5.0 está a promover a atividade Meet and Learn, destinada a jovens empreendedores e empresas criadas há menos de dois anos. A ação é composta webinars, meetups em empresas e ecosystem tour (visitas a hub’s, incubadoras e aceleradoras)
Mais informações sobre esta atividade: https://desafios.aeportugal.pt/mnl-meet-and-learn/
Nas palavras de Luís Miguel Ribeiro, o Desafios 5.0 aborda temas genéricos e transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas. “O programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais”, remata.

You may also like...