Henkel redobra o seu compromisso com a sustentabilidade

Coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5 de junho, a Henkel manifesta o seu compromisso com o planeta, partilhando o progresso alcançado com a sua estratégia global de sustentabilidade e as suas ambiciosas metas de embalagens sustentáveis e proteção do clima.

A Henkel pretende ser três vezes mais eficiente em 2030 nas suas atividades comerciais relativamente à pegada ambiental que gera. Este é o eixo central da estratégia de sustentabilidade da Henkel. No final de 2019, a Henkel aumentou em 56 por cento a sua eficiência total (em comparação com 2010).

Durante 2019, a Henkel conseguiu alcançar três das metas que estavam planeadas para 2020:

  • redução de 31 por cento das emissões de CO2;
  • redução de 40 por cento de desperdício por tonelada de produto;
  • melhoria em 42 por cento da saúde e segurança no trabalho;

Além disso, o consumo de água por tonelada de produto teve uma redução de 28 por cento, em comparação com 2010. Isto significa que o objetivo de 30 por cento, definido para 2020, está praticamente alcançado.

Face a necessidade de reduzir as emissões de CO2  para limitar o aquecimento global, a Henkel pretende tornar-se uma empresa climaticamente positiva até 2040. Por esse motivo, estabeleceu uma série de metas específicas para reduzir as emissões de acordo com o Acordo de Paris para limitar o aquecimento global em 1,5ºC, e que foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets. Entre elas, destaca-se a redução da pegada de carbono da sua produção em 65 por cento até 2025, dar resposta à 100 por cento à necessidade de eletricidade por energia renovável ou substituir os restantes combustíveis fósseis por alternativas neutras para o clima, como biogás ou gás, gerado pela conversão de CO2, ou o fornecimento do excesso de energia neutra a terceiros, que a empresa não necessita para a sua produção.

Além disso, a Henkel está comprometida em ajudar os seus clientes, consumidores e parceiros a economizar 100 milhões de toneladas métricas de COaté 2025, disponibilizando produtos e tecnologias inovadoras que possibilitem a redução do consumo de energia.

Novos objetivos de embalagens sustentáveis para 2025

A estratégia de embalagens da Henkel é baseada numa economia circular, incluindo a utilização de materiais de fontes sustentáveis e um design inteligente para fechar o ciclo. Assim, a empresa amplia os seus esforços no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, com novas e ambiciosas metas para 2025:

  • 100 por cento reciclável ou reutilizável: todas as embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis;
  • Reduzir os plásticos fósseis em 50 por cento: a Henkel pretende reduzir em 50 por cento a quantidade de plásticos virgens de origem vegetal nos seus produtos de consumo. Isso será possível através do aumento em mais de 30 por cento da proporção de plástico reciclado nos seus produtos de consumo em todo o mundo, reduzindo o volume de plástico e utilizando cada vez mais plásticos de base biológica;
  • Desperdício zero: A Henkel quer contribuir para evitar que os desperdícios acabem no meio ambiente. Portanto, a empresa apoia iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos, e investe em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado. A Henkel tem como objetivo fornecer informações especificas sobre reciclagem a mais de 2 000 milhões de consumidores, por ano.

No final de 2019, 85 por cento das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis. A proporção de plástico reciclado nas embalagens dos produtos de consumo da Henkel na Europa aumentou em 12 por cento.

Contribuir para o progresso social é uma das seis áreas principais da estratégia de sustentabilidade da Henkel. Até 2025, a Henkel deseja melhorar ainda mais o seu impacto social positivo nas comunidades, através de um fornecimento 100 por cento responsável, alavancado os seus mais de 50 000 funcionários – que foram formados como embaixadores da sustentabilidade – e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.

Adicionalmente, para mitigar os efeito da crise causada pelo Covid-19, a Henkel lançou um programa de solidariedade a nível global e local, através do qual doou 2 milhões de euros ao fundo COVID-19 da OMS – Organização Mundial de Saúde – e da Fundação da ONU – Organização das Nações Unidas – e a outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de higiene pessoal e doméstica em todo o mundo. Em Portugal, a Henkel Ibérica doou cerca de 225 000 doses de detergente para a máquina de roupa, 2 100 litros de detergente para limpeza do lar e 3 350 blocos sanitários para ajudar famílias carenciadas a manter a sua roupa e casas limpas e higienizadas neste momento difícil para todos. A ajuda foi feita através de três ONG’s: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria.

A Henkel apoiou também com artigos de higiene pessoal, contribuindo para que as famílias mais carenciadas assegurem os necessários cuidados de higiene pessoal durante esta fase. Para esse efeito, a Cruz Vermelha recebeu cerca de 2 280 géis de banho, 2 100 champôs e 1 140 unidades de pasta dentífrica.

A Henkel mantém um diálogo intenso com os seus fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos ao longo de toda a cadeira de valor. O elemento-chave da estratégia de abastecimento responsável da Henkel é um processo de seis etapas, usado para avaliar o desempenho de sustentabilidade dos seus fornecedores e firmemente integrado às atividades de compra da empresa. Em 2019, a empresa cobriu cerca de 86% do seu volume de compras nas áreas de embalagens, matérias-primas e fabrico por contrato.

Um exemplo claro do compromisso da Henkel com o abastecimento responsável é a Together for Sustainability – The Chemical Initiative for Sustainable Supply Chains (TfS), que foi cofundada pela Henkel em 2011. Na iniciativa, 23 parceiros de toda a indústria química uniram-se para harmonizar os processos de gestão da cadeia de abastecimento cada vez mais complexos em termos de sustentabilidade. Os elementos principais da iniciativa TfS são auditórias e avaliações online, conduzidas por empresas selecionadas, auditadas e independentes e pela EcoVadis, uma prestadora de serviços especializada em análise de sustentabilidade.

A Henkel publicou o seu 29º Relatório de Sustentabilidade com o objetivo de medir e recolher o progresso e as suas ações em termos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. O Relatório de Sustentabilidade anual da Henkel é preparado de acordo com os GRI STANDARDS definidos pela Global Reporting Initiative (GRI).  Pode encontrar mais informações na edição em inglês do Relatório de Sustentabilidade publicado em Henkel.pt.

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