“Uma verdadeira inovação terapêutica que está a mudar o paradigma do tratamento do HPV”

Miguel Coelho, country manager

Miguel Coelho, country manager, conta à Revista Business Portugal quais os princípios e a principal missão da Procare Health na promoção da saúde e bem-estar da mulher. Desenvolver produtos não hormonais, de síntese não química ou de origem natural, faz parte da estratégia diferenciadora desta empresa farmacêutica que criou o Papilocare, o primeiro produto para a prevenção e tratamento de lesões cervicais causadas pelo Vírus Papiloma Humano (HPV)

 

A equipa que iniciou a Procare Health acumulou know-how noutra farmacêutica internacional. O que vos levou a sair e a fundar a Procare Health? 

O desafio que me foi lançado pelo CEO da empresa em finais de 2017, depois de longas conversas sobre qual o melhor posicionamento estratégico de uma empresa farmacêutica em Portugal, foi o de criar uma estrutura, seguindo um alinhamento global, mas fortemente orientada para o mercado local. A oportunidade de criar uma empresa a partir da base, definindo os critérios que considero essenciais para ter sucesso num mercado complexo, inserido numa economia em aparente recuperação, mas com grandes fragilidades, foram variáveis que me motivaram para fazer parte deste projeto. O passo seguinte foi construir uma equipa que acreditasse, como eu acredito, na Procare Health.

A Procare Health é um laboratório farmacêutico, de origem espanhola, focado na saúde e bem-estar da mulher. Quando iniciou a atividade em Portugal e quais foram os objetivos traçados?

Eu costumo referir-me à origem da Procare Health como uma empresa de base global. A sede mundial encontra-se em Barcelona e foi aí que se iniciou este projeto, em 2012, após o spin off da Procter & Gamble Pharma. Desde a venda da primeira embalagem, em finais de 2015, até à data de hoje, estamos já presentes em diversos países, incluindo outros continentes. Portugal, mais do que uma expansão territorial, representa um posicionamento estratégico, assegurando uma presença ibérica e abrindo uma janela de oportunidade para os países de língua portuguesa. Naturalmente que o primeiro objetivo é o de consolidar a nossa presença a nível local. Iniciámos a nossa atividade em finais de março, mas foi em junho, aquando do Congresso Português de Ginecologia, que fizemos o Lançamento da Procare Health Portugal.

A procura de soluções inovadoras e à base de produtos naturais, para os problemas das mulheres, continua a ser o foco da Procare Health?

A opção de desenvolver produtos não hormonais, de síntese não química ou de origem natural faz parte da estratégia diferenciadora da empresa. Acreditamos que é possível desenvolver terapias que causem menos danos colaterais. Partindo deste pressuposto, é muito importante investigar as diversas soluções isolamos, estudar exaustivamente a sua ação nas diversas fases, clínicas e não clínicas, nas respetivas indicações terapêuticas. Não abdicamos deste posicionamento, acreditamos que o ‘marketing científico’ é o meio mais correto e que melhor responde à contínua necessidade de tratar doenças e melhorar a vida das pessoas.

Considera que as mulheres olham mais para si, procuram as soluções mais naturais e farmacologicamente menos agressivas estando, por isso, mais exigentes quanto ao seu bem-estar íntimo?

Genericamente, as mulheres sabem hoje muito mais sobre a sua saúde e o seu corpo, o que leva a um discurso muito mais direto, sem tabus, com os profissionais de saúde. Contudo, quando falamos de soluções mais naturais, é preciso perceber que, independentemente de estarmos a lidar com produtos naturais, estes precisam de ser estudados e avaliada a sua ação terapêutica. As doentes querem perceber como são tratadas. Os profissionais de saúde exigem a evidência clínica. Quando é prescrito um tratamento, é crucial que esteja demonstrada a sua eficácia e segurança. É por este motivo que a Procare Health investe uma soma considerável em investigação clínica, característica que nos distingue no mercado e nos posiciona com empresa de Investigação.

O Papilocare já foi reconhecido como um medicamento eficaz e com resultados muito positivos. Em que consiste a ação deste medicamento e as inovações que trouxe para este problema?

O Papilocare é o primeiro produto para a prevenção e tratamento de lesões cervicais, causadas pelo Vírus Papiloma Humano (HPV). A prevalência do HPV é extremamente elevada, sendo que maioria das mulheres irá ter um contacto com o vírus numa determinada fase da vida. De modo muito resumido, o Papilocare está indicado a partir do momento em que o HPV é positivo, com ou sem lesões de baixo grau. Os resultados dos estudos e a prática clínica demonstram um aumento significativo de reparação de lesões ou do desaparecimento do HPV. Esta é uma verdadeira inovação terapêutica, que está a mudar o paradigma do tratamento do HPV.

As áreas de negócio estendem-se pela ginecologia, dor – artroses e osteoporose. Quais foram, dentro destas áreas, as soluções mais inovadoras que desenvolveram e apresentaram ao mercado?

O desenvolvimento de soluções terapêuticas para a saúde da mulher é a face atualmente mais visível dos projetos inovadores da Procare Health. Esperamos brevemente lançar um conjunto de soluções para a osteoartrose, para a qual conseguimos desenvolver uma substância que irá dar um enorme contributo para o alívio da sintomatologia desta patologia, com indicação em praticamente todas as articulações.

Pode revelar-nos qual o novo tratamento em que estão a trabalhar?

O trabalho de investigação da Procare Health continua e estamos permanentemente em busca de novas e melhores soluções terapêuticas. Procuramos especializar-nos nas áreas do nosso domínio, mas sentimos a obrigação de explorar novos caminhos. Esperamos brevemente comunicar ao mundo os resultados do trabalho que estamos a desenvolver em parceria com a Universidade da Califórnia (UCLA), que poderá alterar significativamente a forma como se desenvolvem e estudam novas terapêuticas.

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