UMA ÓTICA UPSCALE

Na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, a porta 32C leva-nos a um espaço que vai para além de uma loja de óculos e óculos de sol – A Optocentro – pautada pela arquitetura acolhedora e por um toque de design. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Rui Ragageles Motty, CEO e optometrista, que nos explicou a essência da ótica. Um serviço premium, orientado para o cliente, com tecnologia de vanguarda e, o mais importante, com profissionais de excelência.

Aberta desde 1985, a Optocentro é uma referência nacional no domínio da Ótica Ocular. Inicialmente o negócio principal era a venda de lentes de contacto, mas rapidamente reformulou o seu conceito, dedicando-se à ótica tradicional. Atualmente contam com lojas em Lisboa, no Porto e em Maputo. Recentemente abriram uma nova loja em Lisboa, na Rua da Prata 144. Em 1988, Rui Ragageles Motty foi convidado para participar na empresa e aceitou o desafio “apesar do negócio estar a passar por uma fase menos boa”, explica. Desde então a sorte mudou e a Optocentro tem crescido de forma sustentada, atingindo um lugar de destaque no panorama nacional. A ótica, com mais de 30 décadas, tem a inovação como linha orientadora do seu percurso. “Em tudo aquilo que fazemos, procuramos espelhar a nossa dedicação – tanto através de equipamentos na vanguarda como da cultura de pessoas que trabalham connosco”, confessa o optometrista. A declaração não é em vão e basta olhar à volta para compreender que esta não é uma ótica igual às demais.

Espaço & Serviços
A loja que visitamos tem dois andares, o rés-do-chão foca-se na exposição de óculos de sol. O primeiro piso é marcado pela decoração singular, que faz qualquer um sentir-se numa casa com bom gosto, é composto por uma zona de receção onde se faz o reencaminhamento de clientes para cada especialidade. Situam-se ainda as divisões dedicadas a exames. Isto é, a parte técnico-científica, onde se desenvolvem todas as atividades relacionadas com rastreio inicial, com base na mais recente tecnologia que para Rui Ragageles Motty, é “fundamental numa área como esta”. “A corrida para a inovação tecnológica é incrível. Estamos constantemente desatualizados, embora em muitos casos o mais importante é a análise correta dos dados obtidos”, explica o responsável da clínica. Os serviços prestados na Optocentro abrangem um largo leque de valências: optometria, contactologia, oficina de ótica, terapia visual, express vision home care (A optometria em sua casa) e serviço interativo.
Nos serviços, o entrevistado destaca o papel exímio do capital humano que o acompanha que, muitas vezes, é considerado da família pelos clientes.

Soluções Taylor Made orientadas para o cliente
Na ótica, está a ser desenvolvida uma nova sala de espera que, para além de diversos pontos para carregamento de telemóveis, disponibiliza um ecrã táctil e interactivo. “Posso, por exemplo, perguntar: O que é o tratamento antirreflexo? E o equipamento contém conteúdos esclarecedores sobre muitos aspetos técnicos. Para quem gosta de conhecer os pormenores daquilo que utiliza em óculos, torna a espera é mais interessante”, descreve o entrevistado.
“A vida é feita de pequenos momentos, pequenos gestos, pequenos episódios. Se formos bons contadores de histórias podemos escrever uma novela com muitos episódios, mas o conteúdo tem que lá estar sempre. A ótica é dedicada às pessoas, à saúde, ao conforto e ao bem-estar. Tem que haver consistência na história que contamos”, sublinha, de forma a realçar a importância de investir num ambiente acolhedor.
É fácil compreender que numa área tão delicada como a saúde todos querem sentir confiança na pessoa responsável pelo atendimento. A equipa da Optocentro entende essa necessidade e orienta todas as suas escolhas tendo em vista o conforto do cliente. “Mais do que o conhecimento técnico e científico, o conhecimento do comportamento humano é fundamental. Devemos conseguir adaptar-nos à pessoa que está à nossa frente de modo a ajudá-la adequadamente”, afirma, acrescentando que quando estes valores são postos em prática é mais fácil chegar ao sucesso.
Apesar disso, muitas vezes o preço é prioridade, mas a Optocentro consegue soluções para todos. Embora a ótica esteja num mercado altamente competitivo, o preço não é aquilo que faz a diferença. “Penso que por sermos uma equipa muito focada no cliente e que valoriza as boas relações, conseguimos ter o preço a funcionar sempre, independentemente daquilo que o mesmo procure. Temos peças de 50 € a 50000 €, uns clientes procuram as mais económicas e outros preferem os produtos diferenciadas.”

Nova loja, nova marca própria: Eye Konic by Optocentro
“Procuramos apostar na qualidade dos serviços que oferecemos. E é algo que que invariavelmente vou repetir sempre ao longo da vida. A grande diferença é a forma como apresentamos o produto, nomeadamente através do conteúdo que associamos – o storytelling”, conta Rui Ragageles Motty.  Com este espírito nasceram as armações Eye Konic by Optocentro, na sequência da abertura da nova loja em Lisboa, na Rua da Prata. “Criou-se uma primeira coleção temática sobre os sete pecados capitais. “Estamos na Igreja de São Nicolau, daí a inspiração”, sublinha. Cada óculo vem dentro de um estojo juntamente com um pano, também ele da marca. Dentro do estojo pode ainda encontrar um cartão, que identifica o pecado capital do modelo que comprou, assim como uma mensagem com uma nota positiva sobre o mesmo.

Desafio Sustentável by Optocentro
“Vamos olhar pelo ambiente?” é o desafio que Rui Ragageles Motty deixa a quem os visita. Na ótica, não se cingem à utilização de tecnologia de topo, assumem uma posição de sustentabilidade perante o planeta.
A preocupação com o meio ambiente deu origem a uma campanha inovadora – a reciclagem dos resíduos das lentes de contacto –. Cerca de 20 por cento dos utilizadores descartam as lentes de contacto no lavatório ou na sanita, o que tem contribuído para a poluição do meio ambiente. Com esta estatística em mente, a ótica desenvolveu uma campanha para minimizar os danos ambientais causados pela utilização de lentes de contacto. Basta deixar na ótica todos os resíduos relacionados com lentes de contacto – desde as próprias lentes até à embalagem – e pedir o seu cartão de validação, com esta ação fica habilitado a receber uma oferta especial.
Caso não tenha resíduos de lentes de contacto não perca na mesma a oportunidade de visitar uma das lojas Optocentro e testemunhar o ambiente único que se vive, assim como a qualidade de produtos que apresentam.

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