A Lacobrigense – Associação de Socorros Mútuos: A cuidar de si como família

Na direção da Lacobrigense há cerca de dois anos, José Martins Pereira apresenta esta associação de socorros mútuos descrevendo o papel fundamental que desempenha junto da sociedade de Lagos.

Apresente a Lacobrigense – Associação de Socorros Mútuos.
A Lacobrigense celebra 81 anos de existência e surgiu pela aglutinação de várias associações com o objetivo comum de ajudar as pessoas ao nível da saúde. Somos uma associação mutualista, com o estatuto de IPSS, que detém uma clínica (criada em 2005) e uma farmácia. Temos cerca de 1.500 associados, mas temos espaço e objetivos traçados para crescer. Apostamos na qualidade dos serviços prestados, no associativismo e no mutualismo (a base da nossa existência), adaptando-nos às novas realidades e às exigências dos nossos associados tendo sempre como linha orientadora o espírito da Lacobrigense. Os nossos associados, que em assembleia, têm pensamentos e opiniões orientadoras regendo o caminho a ser palmilhado pela direção eleita que, por sua vez, deve interpretar e adaptar essas diretivas às realidades que encontramos no dia a dia. Por vezes não é fácil de gerir, mas temos de nos adaptar e lutar para que as ideias assim transmitidas se tornem em realidade.

Há requisitos mínimos para as pessoas se tornarem vossas associadas?
Podem ser sócios das associações mutualistas todas as pessoas que assim o desejem, desde que não ultrapassem uma determinada idade, o que colidia com a missão das associações mutualistas. Recentemente, com a publicação do novo código das associações mutualistas, anulando o limite etário, é uma alteração que veio uniformizar a nossa resposta a toda a população. Cabe aos dirigentes das associações encontrar soluções justas, equilibradas e equalitárias para os que necessitam de beneficiar dos nossos serviços.

Faz parte dos vossos objetivos aumentar o número associados. Quais são as medidas que estão a ser tomadas neste sentido?
Primeiro temos que sensibilizar as camadas jovens de que é necessário precaver o futuro. Os jovens não consideram importante serem membros das associações mutualistas, porque até este tipo de segurança não faz parte integrante da nossa cultura Relançámos a nossa imagem de forma a ser mais impactante. Apoiando as associações do concelho, pretendemos mostrar que todos podemos fazer mais. Publicitar a nossa existência é fundamental. Vamos avançar com rastreios gratuitos e ao publicar artigos assinados pelos dos nossos médicos, evidenciamos a nossa preocupação pelo bem estar dos nossos concidadãos. O bem estar e os cuidados de saúde de qualidade que são prestados na nossa clínica já são reconhecidos por quem nos procura e é com esta qualidade que vamos fidelizando, inovando e apresentando os resultados de que nos podemos orgulhar, cumprindo o nosso lema “Cuidamos de si como família”.
Para além disso, temos procurado outros mercados, nomeadamente os estrangeiros residentes em Portugal que estão habituados ao nível de serviço e qualidade que oferecemos.
A farmácia Lacobrigense foi alvo de várias mutações que determinaram a sua continuidade e solidificação ao longo de 81 anos. A adaptação à realidade dos utentes, da sociedade e a política gestão de stock dos medicamentos foram determinantes para a continuidade deste serviço fundamental ao bem-estar da população. O objetivo é diversificar os serviços para além da venda dos medicamentos, nesse sentido realizamos algumas análises, dentro do leque permitido aos farmacêuticos, tais como a medição da tensão arterial, colesterol total, glicemia, hemoglobina, risco cardiovascular e urina. As farmácias funcionavam com um stock muito grande e variado, mas esse conceito deixou de representar a realidade e as encomendas dos diversos produtos que disponibilizamos e dos medicamentos são à medida da nossa realidade

A Lacobrigense é, tecnicamente, uma empresa. O que difere a Lacobrigense das outras empresas de saúde?
Numa empresa comum, a determinada altura, é necessário repartir os lucros pelos seus acionistas. A Lacobrigense tem associados pelos quais não repartimos os lucros em dinheiro, repartimo-los em benefícios na nossa clínica e na farmácia. Estendemo-nos para além do círculo da nossa associação, numa relação de gratificação pela confiança que os nossos associados e os habitantes da urbe têm depositado em nós. Nesse sentido apoiamos grupos desportivos locais, estabeleceremos, num futuro muito próximo, parcerias com os agrupamentos escolares do concelho para apoiarmos os alunos mais desfavorecidos. Somos uma associação mutualista com princípios muito próprios, que se preocupa com a população e as suas carências, apresentando respostas sociais adequadas à realidade lacobrigense. Outra grande diferença entre os quadros de uma empresa e esta associação mutualista é que os nossos quadros dirigentes trabalham pro bono. A Lacobrigense é, pois, uma associação mutualista com história, cuja vetustidade permite reconhecer as diferenças existentes na sociedade e a sua evolução, mas o segredo continua a ser a evolução contínua e sustentada, sempre com os olhos postos no futuro e no que ainda falta fazer.

You may also like...