Uma liderança empática com olhar estratégico em recursos humanos
Na Eurofirms oferecem-se soluções personalizadas aos clientes. Sara Pimpão, a liderança à frente da empresa, destaca a importância da empatia e da visão estratégica para o sucesso nos Recursos Humanos e as vantagens do trabalho temporário para as empresas.
O percurso da Sara esteve sempre ligada à área financeira e de controlo de gestão e, em 2022, tornou-se líder da Eurofirms. Quais competências considera essenciais para liderar uma empresa de Recursos Humanos (RH)?
Para liderar uma empresa de Recursos Humanos, é essencial conhecer o setor e todas as suas vertentes, tais como, recrutamento, seleção, desenvolvimento, remuneração, benefícios e questões legais. No entanto, as competências que considero como as mais necessárias são a empatia e a capacidade de gerir conflitos. Saber colocar-nos no lugar do próximo e pensar que não faço ao outro aquilo que não gostaria que me fizessem a mim é muito importante. Como uma empresa é feita de pessoas e a probabilidade de haver conflitos é enorme, logo, saber geri-los em prol de todos é essencial para liderar qualquer empresa. A visão estratégica é também fundamental, para alinhar as estratégias de RH com os objetivos organizacionais. Um líder de RH trabalha para criar uma cultura organizacional positiva e contribui para o sucesso geral da empresa. Tudo isto, aliado à arte de comunicar e, sobretudo, de escutar, uma vez que um bom líder também deve ser emocionalmente inteligente, capaz de compreender, gerir emoções e resolver conflitos. Na minha opinião, um bom líder tem ainda de ter a capacidade de analisar dados e informações relacionadas com o setor, tais como, métricas de desempenho, satisfação das equipas, rotatividade e outros indicadores. Esta análise ajuda na tomada de decisões informadas e estratégicas, nunca colocando de parte a capacidade de adaptação e flexibilidade para o dinamismo do mundo empresarial.
O recrutamento temporário de trabalhadores é uma das ofertas da Eurofirms. Quais os principais benefícios deste tipo de recrutamento para as empresas alcançarem os seus objetivos?
O trabalho temporário oferece às empresas a flexibilidade necessária para lidar com os picos de recrutamento e o acesso a talentos especializados, ou seja, evitam o excesso de contratação de colaboradores em períodos de menor atividade e, ao mesmo tempo, asseguram que têm os recursos suficientes durante os picos de produção que possam surgir. Para além da flexibilidade, o trabalho temporário ajuda a reduzir custos operacionais e torna os processos de contratação mais ágeis, uma vez que, com a ajuda de empresas especializadas como a Eurofirms, as empresas conseguem preencher as suas vagas em aberto, economizando tempo e recursos na seleção dos futuros talentos. Contratar temporariamente, pode ser uma forma de avaliar possíveis candidatos para posições permanentes. Assim, as empresas conseguem avaliar o desempenho de um determinado colaborador e determinar se preenche os requisitos necessários para integrar a sua equipa em tempo integral. Por fim, em momentos de elevada demanda, a contratação temporária pode ser sinónimo de aumento de produtividade, garantindo que os prazos estabelecidos são cumpridos.
Num ambiente em constante mudança, como a Eurofirms se tem adaptado às necessidades do mercado de trabalho? Quais os principais diferenciais da empresa ao oferecer soluções de Recursos Humanos aos clientes?
A Eurofirms acompanha as tendências do mercado e preocupa-se em desenvolver as competências dos nossos talentos para que, também eles, estejam preparados para enfrentar novos desafios. Somos uma empresa liderada por valores e, há mais de 30 anos, que o nosso principal objetivo é o bem-estar das pessoas e, por pessoas, refiro-me a talento interno, colaboradores e clientes. É esta relação de proximidade que estabelecemos com todos os intervenientes que marca a diferença. Uma empresa que cuida dos seus trabalhadores é uma empresa que oferece um grande valor acrescentado aos seus clientes, mas é também um pequeno tesouro que temos obrigação de conservar.