Conectar o futuro – inovação e inclusão na era digital
Na vanguarda do universo tecnológico, a IOTech lidera com soluções inovadoras e inteligentes, tornando a informação a moeda mais valiosa. Numa entrevista exclusiva, o Fundador e CEO Filipe Portela guia-nos por uma jornada inspiradora, revelando uma visão promissora para um futuro interativo e inclusivo.
A IOTech- Innovation on Technology surgiu da combinação essencial entre a vertente académica e as preocupações sociais de Filipe Portela. A sua experiência como professor e investigador na UMinho gerou ideias inovadoras, enquanto o envolvimento com a sociedade revelou o potencial da tecnologia para resolver problemas do cotidiano. Essa conexão entre o conhecimento académico e as necessidades práticas, despertou a ambição de criar uma empresa que desenvolvesse tecnologias capazes de igualar oportunidades e resolver problemas reais.
Em 2018, Filipe Portela fundou a IOTech com o objetivo de utilizar a tecnologia para ajudar as pessoas. Esta ambição revelou-se um grande desafio, o que levou a empresa a colocar o seu know-how ao serviço de outras entidades, através da prestação de serviços e desenvolvimento de soluções de Transição Digital – interoperabilidade e análise de dados.
A visão da IOTech é a de criar um mundo interativo, digital e inclusivo, refletindo os seus valores e a sua missão. Ao trazer inovações significativas para a sociedade, contribui para a quebra de barreiras entre tempo e espaço. Como projetos diferenciadores, destacam-se o ioCity – um projeto de mobilidade urbana que oferece aos cidadãos acesso a previsões e informações em tempo real sobre estacionamentos e transportes públicos que compreenderá uma versão inclusiva, adaptada aos utilizadores com deficiência, garantindo uma experiência acessível e abrangente para todos – e dois projeto com a indústria têxtil e vestuário na área da sustentabilidade que potenciam a reutilização da água e promovem as simbioses industriais, permitindo que resíduos de uma empresa se tornem matéria-prima de outra.
Ao ser questionado sobre o setor mais promissor para a aplicação de soluções tecnológicas, Filipe Portela realçou que a diferença não reside no setor em si, mas nas pessoas e líderes à frente das empresas. A tecnologia é bem-vinda em qualquer área, desde que haja lideranças abertas à mudança e dispostas a melhorar as condições dos clientes, colaboradores e stakeholders. No entanto, algumas áreas, como a têxtil, saúde, educação, energia, e mobilidade, são mais conhecidas pela empresa, tornando-se alvos naturais para a aplicação das suas soluções inovadoras.
O fundador acrescenta que a investigação e a inovação são os pilares da IOTech, como comprova o reconhecimento de idoneidade, atribuído pela ANI, para a prática de atividades de I&D. A empresa procura incentivar a criatividade e o desenvolvimento de ideias inovadoras, dando liberdade às suas equipas para pensar “fora da caixa” em projetos diferenciadores.
Filipe Portela fala que os planos futuros da IOTech são a estabilização da empresa e o crescimento sustentável, com foco em recompensar cada vez mais os seus colaboradores e angariar projetos desafiantes. Para atingir esses objetivos, a empresa procura aperfeiçoar as suas capacidades e tecnologias, aproximando-se ainda mais da indústria em áreas como a mobilidade e sustentabilidade. Além disso, a IOTech tem como objetivo continuar a desenvolver projetos de inclusão, com a visão de tornar soluções tecnológicas acessíveis a todos, independentemente de suas limitações.