Uma empresa familiar que atravessa gerações
A empresa J. Almeida e Filhos Lda está no mercado da Construção Civil há mais de cinco décadas, tendo estabelecido parcerias com várias empresas líderes de mercado, ao longo do tempo. Em entrevista, os irmãos Filipe e Fernando Almeida, falam sobre o percurso e o mais recente projeto.
Com uma vasta experiência profissional de mais de 50 anos, na área da Construção Civil e Obras Públicas, como descreve o percurso que têm vindo a traçar, ao longo de cinco décadas?
Esta é uma empresa familiar, fundada pelo nosso avô, Joaquim Almeida, e foi passando de geração em geração. Do meu avô, passou para o nosso pai, Domingos Almeida, e o nosso tio, Serafim Almeida, e, posteriormente, para mim e para o meu irmão, Fernando Almeida.
Neste momento, já contamos com mais de 50 anos de existência e considero que fomos acompanhando o próprio estado do mercado, com os seus altos e baixos, naturalmente. Tem sido um percurso linear, em que fomos crescendo de forma sustentada e com os pés bem “assentes na terra”.
Para além de mim e do meu irmão, temos uma pessoa no escritório, que colabora connosco, e conseguimos gerir a empresa dessa forma. Acompanhamos de perto todos os projetos, os clientes e satisfazemos as suas vontades e necessidades, no que às obras diz respeito.
Em concreto, que serviços é que disponibilizam aos clientes?
Fazemos tudo o que está inerente à Construção Civil, desde estruturas em betão armado, serviços de pedreiro, trolha, pintor e carpinteiro. No que está relacionado com as especialidades, como eletricidade, pichelaria, ventilação, entre outras, trabalhamos com empresas parceiras, dentro dessas áreas, que colaboram nas nossas obras.
Portanto, fazemos remodelações, construímos prédios de pequena e média dimensão, moradias, e outro tipo de edifícios que os clientes solicitem.
Recentemente, têm apostado fortemente na inovação e nas melhores técnicas e capacidade de resposta. São fatores como este que atraem clientes que são líderes de mercado para a vossa empresa?
Penso que sim. Nós trabalhamos bastante para o sector particular e temos alguns parceiros que são, sem dúvida, líderes de mercado, e confiam na qualidade do nosso trabalho, como a Caixa Geral de Depósitos, a Altice e a DGES. No passado, também trabalhámos com uma série de outras entidades, como a Santa Casa da Misericórdia, por exemplo.
Focamo-nos em toda a área do norte do país e acredito que é a qualidade do nosso trabalho e atendimento que atrai os clientes. Para além disso, o “passa a palavra” ajuda muito a promover este negócio. A proximidade que temos com o cliente, a atenção que lhe concedemos e a preocupação em apresentar um serviço de excelência são o que nos garante. Criámos, garantidamente, amizade com os nossos clientes.
Um dos mais recentes projetos que realizaram foi a construção de um dos restaurantes da marca “O Cabeças”, a Catedral das Sandes, em Ermesinde. Qual foi o papel que desempenharam nesta obra?
Esse foi um projeto que nos deu muito gosto de fazer, bem como outros, nomeadamente, a construção do Restaurante, em Matosinhos, e do Armazém das Sandes, em Rio Tinto, anteriormente executados. É fácil trabalhar com o Saúl Sousa, o proprietário, e ele é uma pessoa que tem muitas ideias e muita originalidade. No terreno onde construímos o restaurante, em Ermesinde, estava situado um café antigo e, portanto, o espaço foi praticamente todo remodelado e construímos tudo de raiz. O resultado foi muito positivo, está uma construção moderna e eficiente, o que nos deixa bastante satisfeitos.
Para terminar, como é que olham para o futuro da empresa?
No futuro, pretendemos continuar a estabelecer relações de confiança com o cliente, apostando no atendimento de excelência e na qualidade de serviço, como temos feito nas últimas décadas. Gostaríamos de ser reconhecidos como uma empresa familiar, que cumpre o seu trabalho e que satisfaz aqueles que nos procuram.