“Uma empresa com personalidade própria”
A Isauro Neves Ferreira comemora o seu 60º aniversário. Em conversa com a Business Portugal, João Filipe salienta que ter uma boa equipa, capaz de dar resposta aos mais diversos desafios, tem feito toda a diferença no percurso da empresa, e é determinante para conquistar e manter a confiança de clientes e fornecedores, ano após ano.
Quando Isauro Neves Ferreira casou, comprou uma pequena mercearia onde trabalhava a sua esposa, Rosa. A mercearia acabaria por dar lugar à loja de ferragens, a tradicional “drogaria”, depois de vários anos em que o negócio familiar se dividia entre as duas. Ao longo do tempo, Isauro procurou sempre apostar na modernização e na inovação, priorizando, simultaneamente, o profissionalismo e a ética que conquistariam a confiança dos clientes e das gentes da sua terra.
A empresa está localizada em Aveiro e representa as melhores marcas de máquinas e ferramentas para a indústria e construção bem como sistemas de fixação, abrasivos, equipamentos de proteção e acessórios industriais. O catálogo de produtos está em constante atualização e resulta de um trabalho permanente de pesquisa das últimas inovações, da evolução tecnológica e do acompanhamento próximo e dedicado dos clientes, no sentido de perceber quais as necessidades e que produtos respondem melhor às exigências de cada setor. Hoje, é a segunda geração da família, Graça Ferreira e João Filipe, que comanda os destinos da empresa, sem nunca esquecer os princípios transmitidos pelo seu fundador: pensar em primeiro lugar no cliente e na melhor forma de lhe ser útil. “Procuramos ter uma parceria constante tanto com os clientes, como com os fornecedores e talvez seja este o segredo do nosso sucesso”, começa por dizer João Filipe, “nós consideramos que uma empresa deve assemelhar-se, em certa medida, a uma pessoa e ter personalidade própria, isto é, os clientes sabem o que podem esperar da Isauro, da mesma forma que a Isauro sabe o que pode esperar deles”, reitera. Outro aspeto que consideram da maior importância para o sucesso da empresa está na qualidade e fiabilidade do serviço pós-venda dos seus fornecedores, bem como o facto de trabalhar com empresas líderes no que diz respeito ao fabrico dos produtos, independentemente do setor. Assim, a relação de proximidade e a confiança mútua que se estabelecem entre a empresa e os clientes são a imagem de marca da Isauro Neves Ferreira.
60 anos de história
Este tem sido “um caminho de progressão contínua: lento, mas sustentado”, começa por afirmar o entrevistado quando questionado sobre a análise que faz dos 60 anos da empresa. Atravessaram e ultrapassaram várias crises, algumas especialmente difíceis para o pequeno comércio de retalho; mas, na opinião de João Filipe, é mesmo nos momentos mais difíceis que se encontram as maiores oportunidades para evoluir e crescer, desde que a seu lado se tenha uma equipa sólida, profissional e que dá todas as garantias, como é o caso da Isauro Neves Ferreira.
Cultivar o espírito de equipa
Atualmente, a Isauro Neves Ferreira conta com onze funcionários, e o entrevistado refere que estão em vias de contratar mais um comercial para acompanhar o crescimento que têm sentido na procura.
Será mais um elemento para uma equipa que tentam que seja paritária ou próximo disso, feita de pessoas com diferentes percursos, nível de experiência e áreas de formação diversas, que se complementam. “Por outro lado, uma remuneração justa do trabalho e o reconhecimento do esforço e dedicação que cada um traz todos os dias são fundamentais para a existência de um ambiente de trabalho saudável, de entreajuda e respeito – sem o qual qualquer empresa terá pernas curtas”, remata João Filipe. Ainda acerca da importância do ambiente de trabalho, recentemente foram feitas obras com o objetivo de melhorar as instalações da empresa e dar melhores condições aos funcionários. Trata-se de uma área onde estes podem descontrair e disfrutar dos momentos de pausa, fazer as suas refeições e conviver, promovendo o espírito de equipa – uma equipa que tem na lealdade, na confiança, no compromisso e no rigor, os seus principais valores.
Um futuro que se antevê risonho
João Filipe refere que as suas filhas estão a começar os percursos profissionais, em áreas totalmente distintas e, por isso, não fará qualquer pressão para que assumam as rédeas da empresa. Ainda assim, garante que a estrutura da empresa está bem montada: “os resultados dão-nos razão e demonstram que estamos a fazer o nosso trabalho”. E se, como o próprio afirma, “a equipa é tudo”, basta olharmos para os profissionais da Isauro Neves Ferreira para perceber que o futuro será, tal como foi até agora, repleto de sucesso.