O pulsar turístico que une a vitalidade dos bares à elegância hoteleira

Na cidade costeira de Albufeira, António Xufre não apenas construiu um império de bares que refletem a riqueza cultural local, mas persiste em desafiar-se, deixando uma marca indelével na vitalidade turística da região. No auge do seu espírito empreendedor, o Musical Hostel desponta como a mais recente expressão deste compromisso, uma oferta completa que se torna um convite para explorar a autenticidade algarvia.

 

António Xufre, CEO

 

António Xufre, com uma sólida experiência de mais de 30 anos na indústria do Turismo, traçou um percurso notável desde os seus primeiros dias na hotelaria até se estabelecer como um visionário no serviço de bar. O Bar Fastnet foi o marco inicial desta jornada de sucesso, dando início a uma série de empreendimentos que caracterizam a diversidade e a essência turística de Albufeira.

“Desde sempre, fiz questão de impregnar os meus espaços com a minha identidade. Contudo, simultaneamente, empenhei-me em garantir que cada um deles se destacasse, adotando características distintivas para atrair públicos variados”, explica. O primeiro estabelecimento foi o ponto de partida para empreendimentos subsequentes, como o inovador bar Atrium, o primeiro em Portugal a oferecer karaoke, o bar Vegas, uma homenagem a Las Vegas com música ao vivo e excelentes cocktails, e, por último, o clássico pub inglês Sir Harry’s, com 58 anos de tradição em drinks, petiscos e espetáculos ao vivo. “O Sir Harry’s Bar é praticamente o estabelecimento mais antigo de Albufeira, presente desde 1966”, refere.

 

 

Direcionando a atenção para a internacionalização dos bares, António evidencia a importância imprescindível de ajustar os espaços para atender aos turistas estrangeiros: “Temos de adaptar o carisma do bar consoante as preferências do cliente. Trabalhamos principalmente com o inglês do Reino Unido, irlandês, francês, holandês e também português. Somos versáteis e bem adaptados aos diversos ambientes”. Ao explorar a diversidade dos seus estabelecimentos, o empresário frisa as diferenças entre eles, dando ênfase ao Sir Harry’s Bar, que adota o estilo de um British Pub, onde a cerveja é a bebida principal, e a clientela é predominantemente do Reino Unido. Esta abordagem, para além de atrair turistas, cultiva clientes recorrentes, tanto locais quanto estrangeiros.

A base fundamental para a fidelização dos clientes está intimamente relacionada à qualidade do atendimento oferecido. A venda de produtos desejados pelos clientes e a constante simpatia de uma equipa profissional e dedicada são elementos cruciais. “Reconhecemos o ‘boca a boca’ como uma forma eficaz de publicidade. Aqui, as experiências positivas dos clientes transformam-se em recomendações bastante valiosas”, salienta. A interação entre funcionários e clientes é de extrema importância. Adicionalmente, as bandas de música ao vivo, presentes diariamente, têm vindo a estabelecer uma conexão duradoura com o público ao longo dos anos. “Tanto as bandas quanto os funcionários conhecem os clientes e compreendem as suas preferências, demonstrando um esforço conjunto para satisfazê-los. Em última análise, a nossa prioridade é agradar o cliente”, acrescenta.

 

 

Musical Hostel: “um toque de requinte”

Considerando Albufeira como a “Capital do Turismo”, António reconhece a necessidade de se ajustar às mudanças e ao crescente fluxo de turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros. Por essa razão, complementou o negócio de restauração e bar com a vertente de alojamento.

O empreendedor revela os detalhes do projeto inovador que deu vida ao Musical Hostel, situado acima do icónico Sir Harry’s Bar: “Há dois anos, iniciou-se um projeto que envolveu a aquisição de um edifício devoluto adjacente ao Sir Harry’s Bar. Optou-se pela reabilitação do prédio e, aproveitando o primeiro piso do Sir Harry’s, decidimos unir as duas frações”. O resultado deste esforço é o Musical Hostel, um conceito moderno que integra o dinamismo dos bares com a atmosfera descontraída e interativa dos hostels. “O alojamento é destinado a um público mais contemporâneo, as pessoas frequentam-no com o propósito de se conhecerem mutuamente, partilhar camaratas e desfrutar de uma cozinha coletiva, o que proporciona um ambiente bastante cativante”, conta o empresário.

“Construído de raiz, com uma adaptação do espaço para corresponder às exigências de um novo mercado, o edifício apresenta uma estética muito agradável, reúne todas as condições necessárias e revela um toque de requinte”, descreve. Localizado a três minutos a pé da Praia do Peneco, o Musical Hostel distingue-se pela simbiose entre modernidade e uma localização estratégica. Oferecendo quartos climatizados, receção 24 horas e um jacuzzi, o alojamento surge como um refúgio descontraído no centro de Albufeira, encontrando-se nas imediações de várias atrações como a Praia dos Pescadores, a Marina de Albufeira e os Vestígios da Antiga Muralha do Castelo. O Musical Hostel revela-se um espaço que harmoniza o dinamismo da vida noturna com o encanto caloroso do litoral algarvio.

 

 

Algarve: um destino empresarial de excelência

António, algarvio de origem, enaltece as características singulares que fazem do Algarve a localização ideal para os seus empreendimentos, destacando a inigualável combinação de sol e praia que caracteriza a região. “Ao contrário de destinos como Lisboa ou Porto, onde o turismo se concentra em torno de monumentos históricos, o Algarve diferencia-se por oferecer uma experiência turística focada no sol e nas praias. O clima é mais privilegiado”, sublinha o empresário, realçando a singularidade e a competitividade ímpar da oferta turística algarvia.

Em relação à perceção de que o Algarve é uma região exclusivamente de verão, o empreendedor contrapõe, explicando que, embora a época alta seja entre abril e outubro, o inverno também é uma fase produtiva. O Sir Harry’s Bar, por exemplo, mantém-se aberto o ano todo, diferenciando-se dos outros dois estabelecimentos que fecham devido à menor procura na estação mais fria. “Gerir as diferentes estações do ano é um desafio, mas essencial para a sustentabilidade do negócio. A base é uma equipa sólida e bem conhecedora”, aponta o empresário. A distinção como PME Excelência é acolhida com satisfação por António. Segundo o mesmo, o dinamismo gerado pela certificação impulsiona e amplia efeitos positivos na empresa. “A premiação possibilita a flexibilidade para realizar investimentos, como a expansão, aprimoramento da qualidade, satisfação dos clientes, estabelecimento de parcerias com fornecedores e desenvolvimento dos colaboradores”, explica. Quanto ao que o futuro reserva, António antevê uma trajetória repleta de vitalidade. Afirmando-se revigorado e cheio de determinação, declara: “O futuro é uma extensão do presente, e eu estou aqui para continuar a trilhar este caminho”. A visão que se delineia para os próximos tempos é otimista e o empresário revela um compromisso inabalável com um crescimento constante e equilibrado.

You may also like...