Uma casa portuguesa com certeza

José Manuel Barros abriu as portas do seu restaurante, O Lagar de Valinhas, e recebeu-nos de braços abertos. No decorrer da entrevista, identificou alguns dos pratos que fazem mais furor junto dos clientes e garantiu que, nesta casa, a qualidade dos produtos e o serviço de excelência, são prioridade.

 

Quem já teve a oportunidade de entrar no restaurante O Lagar de Valinhas, em Ponte de Lima, não pôde deixar de reparar que se trata de uma casa tradicional que nos recebe quase como se fôssemos da família.

Se o ambiente é bom, os pratos são de “comer e chorar por mais”. A especialidade da casa é o bacalhau, sendo que o ex-líbris é o Bacalhau à Outono que, tal como nos explica o entrevistado, “é assado no forno sobre uma cama de alho, azeite e cebolas”. Além disso, é acompanhado por grão-de-bico, batata à murro e castanhas, o que justifica a origem do nome.

Existem outras opções como o Bacalhau Confitado com Broa, grelos e batata a murro; o Bacalhau à Chefe, frito, acompanhado com puré e coberto de maionese (uma recriação do Bacalhau à Zé do Pipo com uma maionese especial); e o Bacalhau à Narcisa. Ainda na categoria dos peixes, o polvo é, igualmente, bastante requisitado pelos clientes. Já para os amantes da carne, José destaca o Bife da Vazia e o Lombelo.

Para além de todos os pratos serem servidos em doses generosas, o proprietário considera que a sua casa tem uma excelente relação qualidade-preço.

 

Relação com o cliente

Os clientes habituais são as famílias da região. No entanto, para os peregrinos do Caminho de Santiago, este é um ponto de passagem obrigatório, pois localiza-se a 100 metros do seu percurso.

Do ponto de vista de José Manuel Barros, a clientela, para além de ser, cada vez mais exigente, é também mais informada e conhecedora daquilo que são os bons produtos e as melhores formas de os confecionar. Por isso, neste restaurante, a qualidade dos produtos e o serviço de excelência são a prioridade.

Com capacidade para 70 lugares, o proprietário mostra-se recetivo à realização de eventos e já fizeram, inclusive, alguns batizados, casamentos, comunhões, bodas de ouro, festas de aniversário, jantares de natal, convívios, entre outros.

José aproveita para deixar uma mensagem de boas festas à sua equipa, a todos os seus clientes, bem como familiares e amigos, desejando umas Boas Festas e um próspero Ano Novo.

 

A trajetória

Com o restaurante aberto desde 2018, José afirma que este tem sido um percurso bastante positivo e em crescente, tendo em conta que têm angariado progressivamente mais clientes. Aliás, a afluência é tal que, aos fins-de-semana, O Lagar de Valinhas funciona apenas através de reserva.

O entrevistado salienta, ainda, que têm “tentado acompanhar a evolução do mercado, dando uma resposta muito capaz”. Embora, olhando para os tempos difíceis que o sector já enfrentou, aquando da pandemia e para o período de crise que atravessa atualmente, face à inflação, seja preciso “ter muita cautela”.

You may also like...