40 anos de tecnologia com propósito

Com 40 anos de atividade em Portugal, a Samsung continua a ser a marca de eleição dos consumidores. Conheça os motivos inerentes ao sucesso desta marca, através das palavras de Nuno Parreira, Head of Mobile Division.

Nuno Parreira, Head of Mobile Division

Em 2022, para além de assinalar os 40 anos de atividade em Portugal, a Samsung vai, ao que tudo indica, atingir valores históricos no que respeita ao volume de negócios. Podemos, por isso, dizer que o balanço que faz do percurso da Samsung, em Portugal, é extremamente positivo?

Portugal foi o primeiro mercado a que a Samsung chegou quando apostou na internacionalização da marca, há quatro décadas. Há, por isso, um carinho muito especial por parte da casa-mãe, na Coreia do Sul, porque este foi o primeiro território onde foram alocados investimentos, fora da Coreia.

O balanço destes 40 anos é extremamente positivo. Nos últimos dez anos, por exemplo, a área de mobile da Samsung teve um crescimento de 90%, num claro sinal de que o mercado nacional confia na tecnologia, na qualidade e na segurança dos equipamentos Samsung. Só na área de mobile obtivemos, em 2021, um volume de negócios acima dos 250 milhões de euros.

No segmento TVs Premium, a Samsung lidera o mercado nacional nos últimos cinco anos. As vendas totais de QLED triplicaram e, hoje, são um pilar estratégico da Samsung, sendo líder destacada nas TVs de Grandes Polegadas (+65″) desde 2017.

Também nos eletrodomésticos, a Samsung lidera há cinco anos consecutivos, nas seis principais categorias (MDA 6 – Frigoríficos, Máquinas de lavar roupa, Máquinas lavar loiça, Máquinas secar roupa, arcas e Microondas).

Globalmente, alcançámos uma faturação em Portugal perto dos 400 milhões de euros em 2021, um valor que deverá ser superado este ano, sobretudo alavancado por produtos de maior valor acrescentado nas diferentes áreas de negócio. Este ano, esperamos novamente um crescimento expressivo no mercado.

 

Tendo em conta que é, há 12 anos, responsável pela área do mobile, considera que os smartphones, bem como os novos foldables, explicam parte do sucesso da marca em Portugal? Confirma que existe uma procura crescente por parte dos consumidores pelo segmento premium?

Inovar nesta área de atividade significa ter a capacidade de apresentar sempre equipamentos cada vez mais inovadores e disruptivos num mercado bastante concorrencial. Contudo, não basta sermos pioneiros e apresentar equipamentos inovadores, é necessário garantir que esses mesmos produtos cumprem todos os parâmetros de qualidade que nos caracterizam. E a melhor forma de provar que temos conseguido aliar a inovação à qualidade é o reforço da liderança e o reconhecimento contínuo da qualidade dos produtos por parte dos consumidores.

Os foldables são um exemplo de inovação e pioneirismo, tendo em conta que fomos a primeira marca a apostar neste segmento. Atualmente, já vamos na 4ª geração destes modelos dobráveis e, se nas primeiras gerações havia alguma resistência por parte do consumidor, hoje já estamos a ter uma grande aceitação neste segmento, aumentando a notoriedade destes novos equipamentos e dissipando as dúvidas quanto à resistência e usabilidade destes novos formatos.

Na verdade, os produtos dobráveis já representam em Portugal 15% do número total de unidades vendidas no segmento premium. Hoje, os portugueses já adquiriram entre 30 a 40 mil foldables e isso leva-nos a crer que esta tecnologia conquistou claramente os portugueses, que entendem o valor acrescentado e potencial que estes telemóveis aportam.

Numa altura que é tão premente a questão da segurança, explique em que consiste a Knox Vault, a nova plataforma de proteção de dados, lançada pela Samsung.

O aumento do trabalho remoto, os atuais conflitos ou mesmo a blockchain trouxeram um conjunto de novos desafios que deixam os utilizadores mais vulneráveis e propensos a burlas ou outros ataques informáticos. Através de uma abordagem holística e de cooperação, a Samsung aposta cada vez mais no seu sistema de proteção multicamadas, o Knox Vault, que garante um nível de segurança mais integrado entre hardware e software, e proteção em tempo real em todos os dispositivos móveis.

Certificado em Portugal pelo Gabinete Nacional de Segurança desde 2019, o Knox Vault é uma plataforma de segurança completa, funcionando como um cofre multicamada, que combina um Processador mais Seguro com um novo Chip de Memória Segura, sendo possível isolar a informação mais sensível e confidencial (tais como PINs, palavras-passe, dados biométricos, certificados digitais, chaves criptográficas) do resto do dispositivo, de forma a garantir que esta nunca chega às mãos erradas. Por exemplo, se for detetado um risco de segurança no dispositivo, o Samsung Knox irá bloquear todos os serviços sensíveis como o Samsung Pay e o Samsung Pass, para manter os seus dados visíveis apenas para os olhos e controlo do utilizador.

Fruto do forte investimento em R&D, também na área de Cibersegurança, o Samsung Knox tem disponibilizado, ano após ano aos nossos clientes, novas funcionalidades e um número crescente de políticas de segurança. A nossa prioridade é manter o utilizador protegido enquanto explora, no seu smartphone, tablet ou wearable, todo um leque de novas aplicações, experiências e funcionalidades.

 

O desenvolvimento de tecnologia com propósito, o caminho de disrupção que permite à Samsung acompanhar as tendências e as expetativas dos consumidores e a inovação tecnológica e revolucionária, são características que identificam a marca e que a destacam da concorrência?

A missão da Samsung é e será alcançar o próximo nível da tecnologia, através da expansão do nosso portefólio nas diferentes áreas – seja mobile, TV ou eletrodomésticos. Estamos prontos para abraçar novos desafios e para convidar todos os utilizadores e futuros utilizadores da marca a embarcar nesta viagem connosco. Temos muitas expectativas quanto ao crescimento do mercado dos smartphones dobráveis, mas também na evolução das TVs para conceitos cada vez mais Lifestyle e no lançamento de eletrodomésticos cada vez mais inteligentes. Além disso, estaremos ainda mais empenhados no reforço do software e atualizações de sistema, mesmo após a compra dos diferentes equipamentos da Marca, garantindo que os utilizadores têm a melhor experiência Samsung, garantido que estes cumprem com os mais atuais procedimentos de funcionamento de aplicações, segurança e proteção de dados. Tecnologia que tenha um impacto positivo na vida das pessoas – é esse o nosso propósito.

Olhando para o atual contexto económico em que vivemos, quais é que considera serem os maiores desafios a enfrentar pela marca nos próximos anos?

Os principais desafios da inovação são responder às necessidades dos consumidores com a qualidade que nos caracteriza. A Samsung tem pautado o mercado com inovações que visam refletir novas formas de viver, que criem um novo normal para as famílias, mais simples, eficiente e funcional. Em resultado das mudanças no comportamento do consumidor, o nosso desafio é entregar tecnologia facilitadora capaz de trazer valor acrescentado à vida quotidiana. Através do conceito abrangente de “Connected Living” e do nosso ecossistema, atualmente é possível dotar uma casa de inteligência e assim ajudar-nos nas nossas tarefas, como por exemplo no tratamento da roupa ou na preparação de um plano de refeições semanal. Seguindo esta lógica, todas as novidades da marca vão ao encontro deste novo estilo de vida e apresentam funcionalidades, que não só permitem uma exclusiva e imersiva experiência de visualização no caso dos equipamentos audiovisuais, como um maior apoio na gestão do dia a dia das famílias através de um conjunto de grandes e pequenos eletrodomésticos ligados entre si.

Em relação ao atual contexto económico, sem dúvida que o aumento da inflação se vai refletir no custo de vida de todos os portugueses, mas as pessoas vão continuar a comprar os produtos necessários para fazer face às suas necessidades. Possivelmente, vão preferir optar por produtos que garantam qualidade e eficiência e, nestes pontos, a Samsung está na linha da frente.

 

O futuro da Samsung, em Portugal, passa por continuar a apostar no crescimento e na diferenciação no mercado português com uma oferta, cada vez maior, de equipamentos e soluções inovadoras?

A Samsung tem orientado o seu desempenho pela inovação e pioneirismo. Portugal não é exceção. É um mercado muito maduro, onde os consumidores compreendem o valor acrescentado da nossa tecnologia. Temos sido capazes de apresentar equipamentos cada vez mais inovadores e disruptivos num mercado muito competitivo e o resultado é o reforço da liderança e o reconhecimento contínuo da qualidade dos nossos produtos.

Há muitos desafios pela frente, mas estamos muito confiantes na nossa capacidade de resposta, tanto em Portugal como em qualquer outra geografia onde operamos.

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