Um parceiro de negócios com ADN nacional

Em entrevista à Business Portugal, Andreia Agostinho, Diretora Comercial & Marketing da Frutorra, considera a distinção como Escolha do Consumidor uma validação dos esforços da marca para manter o foco contínuo na excelência do produto e na satisfação do cliente.

 

Andreia Agostinho, Diretora Comercial e Marketing

 

A Frutorra foi eleita Escolha do Consumidor, pelo terceiro ano consecutivo, na categoria de frutos secos. Qual a importância desta distinção no desenvolvimento da marca?

É uma conquista significativa para a Frutorra, como prova de consistência da nossa qualidade e um reflexo da satisfação dos nossos consumidores. Sentimos que esta distinção nos imprime maior credibilidade na confiança dos consumidores, sendo também um fator de diferenciação no mercado. Marcas que se destacam pela sua qualidade, tendem a gerar um maior sentimento de lealdade, num contexto em que a competitividade é crucial. Temos igualmente presente, que a visibilidade da distinção poderá também atrair novos consumidores. No mercado altamente competitivo de FMCG, este reconhecimento valida os esforços da marca e reforça a importância de manter um foco contínuo na excelência do produto e na satisfação do cliente, colocando-o no centro das decisões.

A Frutorra é uma das marcas líderes em Portugal de frutos secos. Quais os produtos mais procurados pelos consumidores? Existe algum novo produto em desenvolvimento ou lançamento previsto?

Como líderes de mercado branded em Portugal, sentimos a responsabilidade de manter-nos relevantes. Isso acontece quando, a par com a manutenção do negócio atual, conseguimos gerar interesse para a marca e dinamizamos a categoria, mostrando também os segmentos e novos nichos que serão relevantes apostar, com base nos insights que retiramos dos consumidores e do mercado.

Não só temos best sellers, aos quais os consumidores são fiéis e que representam a maior fatia do negócio, como temos um plano de inovação. Ainda recentemente, lançámos novos artigos: Os mixes América e África, que combinam frutos secos e snacks crocantes, com aromas intensos  – para um segmento mais indulgente; assim como a mais recente novidade, castanhas cozidas sem pele, sem conservantes e prontas a consumir  – como um snack que se quer mais saudável, sem comprometer o sabor dos verdadeiros apreciadores de castanhas.

Uma marca não se pretende estática, muito mais quando procuramos novas formas de ser mais competitivos, inovadores e eficientes, para continuar a surpreender os consumidores.

 

 

 

Qual o segredo para que os vossos produtos sejam uma referência no mercado? Podemos dizer que existe uma relação emocional dos consumidores com a marca? Que outros fatores têm sustentado o vosso sucesso?

Gostaria de assumir que os consumidores têm uma relação emocional com a nossa marca, no entanto, esse é um caminho que humildemente estamos ainda a construir.

É verdade que a Frutorra tem procurado desenvolver uma conexão emocional por meio de valores compartilhados e experiências positivas de consumo. No entanto, outros fatores têm sustentado o sucesso, e que incluem o desenvolvimento de uma estratégia eficaz, uma distribuição ampla e acessível, colaborações estratégicas e um compromisso contínuo com a excelência em todos os aspetos do negócio, e que envolvem não apenas o consumidor final, mas todos os outros stakeholders. Não somos apenas uma marca que se afirma através da sua qualidade, somos parceiros de negócios, com ADN nacional e uma ambição de contínua melhoria.

Com uma presença de mais de 35 anos no mercado, como é que a Frutorra consegue continuar a inovar? Que estratégia está desenhada para continuar a manter toda a qualidade e desenvolver novos produtos?

Estamos atentos aos hábitos de consumo, preferências dos consumidores, avanços tecnológicos e tendências de mercado para identificarmos oportunidades, investindo em estudos de mercado, focus groups ou dados quantitativos de mercado.  A par do conhecimento, fomentamos uma cultura interna que valoriza a inovação e a criatividade como elemento essencial para encorajar o nosso público interno a contribuir com ideias e soluções. Existe uma combinação de pesquisa contínua, colaboração, escuta ativa dos clientes e uma cultura organizacional que valoriza a inovação e a excelência. Adicionalmente, iremos apostar na construção de uma nova unidade de produção, especialmente vocacionada para dar resposta aos exigentes standards de segurança alimentar e potenciar uma maior eficiência nos processos, pretendendo escalar o negócio atual.

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